Topo

Santos detém a maior série invicta atual entre times do Brasil

Do UOL, em São Paulo

21/08/2017 04h00

O Corinthians ficou 34 jogos invicto, mas perdeu para o Vitória neste sábado (19) pelo Campeonato Brasileiro. Com isso, o Santos assumiu o posto de time que não perde há mais tempo no Brasil, entre aqueles que estão nas quatro divisões nacionais.

Com o empate por 0 a 0 com o Coritiba no último domingo, o Peixe está há 14 jogos sem sofrer uma derrota considerando-se jogos na Série A, Copa do Brasil e Libertadores. A última vez que perdeu foi em 28 de junho, para o Flamengo, por 2 a 0, nas quartas de final da Copa do Brasil.

Pelo Campeonato Brasileiro, o Santos já tem 11 jogos de invencibilidade, assumindo o posto do Corinthians como time há mais tempo sem perder. O líder da Série A perdeu a primeira no último sábado, em sua 20ª partida no campeonato.

O momento do Santos, porém, não é tão bom quanto esses números podem indicar. O time empatou os últimos três jogos do Campeonato Brasileiro por 0 a 0. Depois do jogo contra o Coritiba, neste domingo (20), o técnico Levir Culpi criticou bastante o desempenho do ataque.

Mas a defesa tem sido fundamental para manter o recorde do Santos. Além das atuações seguras da zaga formada por David Braz e Lucas Veríssimo, as defesas de Vanderlei chamam atenção. Contra o Coritiba, novamente ele se destacou com duas defesas difíceis.

Nesses 14 jogos em que está invicto, o Santos venceu oito vezes e empatou em seis partidas. No período, houve uma grande decepção, que foi a eliminação para o Flamengo nas quartas de final da Copa do Brasil mesmo com a vitória por 4 a 2 na Vila Belmiro - no Rio o time foi derrotado por 2 a 0. O empate por 1 a 1 com o Atlético-GO também foi frustrante.

Mas também houve vitórias importantes, como as duas contra o Atlético-PR na Copa Libertadores. No Brasileirão o Peixe bateu times importantes como Atlético-MG e o rival São Paulo.

Fora o Santos, o time que está há mais tempo invicto nas quatro divisões do futebol brasileiro é o Juazeirense, sem perder há sete jogos na Série D. É uma equipe que tem surpreendido no torneio, já garantiu o acesso à Série C de 2018 e venceu o Globo por 3 a 1 neste domingo (20), no jogo de ida da semifinal.