Topo

Grêmio e Santos disputam vice-liderança em jogo de craques com pé na Europa

Lucas Lima e Luan devem deixar o Brasil agora ou no final desta temporada - Fotomontagem:  Ivan Storti/Santos FC e Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Lucas Lima e Luan devem deixar o Brasil agora ou no final desta temporada Imagem: Fotomontagem: Ivan Storti/Santos FC e Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Marinho Saldanha e Samir Carvalho

Do UOL, em Porto Alegre e Santos

30/07/2017 04h00

A partida entre Grêmio e Santos neste domingo, às 19h (de Brasília), em Porto Alegre, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, vale a vice-liderança da competição nacional. O clube gaúcho é o segundo colocado, com 32 pontos, dois a mais que o alvinegro praiano, que figura na terceira posição.

Em busca do líder Corinthians, os rivais deste domingo apostam em suas principais estrelas – Luan e Lucas Lima. Os dois jogadores lideram suas equipes em campo, mas causam preocupações fora das “quatro linhas”. Isso porque a dupla está na mira do futebol europeu.

O UOL Esporte apurou que tanto Grêmio como Santos acreditam que os dois devem deixar o Brasil – agora ou no final do ano. 

A diretoria santista está insatisfeita com o “silêncio” de Lucas Lima. O clube paulista fez uma proposta de renovação de quatro anos e com salário de R$ 600 mil, mais premiações. O atleta não respondeu até o momento. Nos bastidores, a cúpula alvinegra já admite a saída do jogador até o final do ano.

A negociação de Luan também é o assunto mais quente nos bastidores do Grêmio. Enquanto o time tem mostrado rendimento espetacular e é repetidamente elogiado pelo técnico Renato Gaúcho, o atacante de 24 anos divide momentos em que ganha holofotes por gols, assistências e grandes jogadas, com outros em que está na mídia pelo assédio europeu.

Até agora foram duas propostas oficiais, ambas rejeitadas pela direção gremista. Elas partiram da Sampdoria, da Itália. Na primeira, a oferta era de 12 milhões de euros, a segunda subiu para próximo a 18 milhões na moeda europeia.

O Grêmio estabelece dois critérios para negociar: quer a permanência dele até o fim do ano, ou ao menos R$ 60 milhões por 70% dos direitos. Desta forma, afasta muitos interessados que pudessem ofertar menos do que o clube pretende. Se for o caso de liberá-lo agora, o Tricolor pretende receber mais dinheiro. Se o clube comprador aceitar deixá-lo em Porto Alegre até o início de 2018, poderá pagar menos.

A Samp ficou de tentar uma terceira vez. A conversa com os italianos ainda não está encerrada. E até mesmo um fundo de investidores dono de mais de um clube já manifestou-se de alguma forma atrás do jogador. Com contrato apenas até o meio do ano que vem, ver Luan pelo Grêmio em 2018 é algo quase impossível.

A definição será sobre a venda imediata ou no fim da temporada, porque caso contrário ele precisará renovar seu vínculo e a negociação para isso esfriou bastante. O atleta e seu estafe entendem que será o momento de dar um passo adiante na carreira, até porque ele estará prestes a fazer 25 anos e com oportunidade evidente de brilhar no Velho Continente. Não há nada fechado ou mesmo oficial. Porém, é evidente que o meia-atacante está com um pé fora do Tricolor.

Sem Vecchio, Santos será mais defensivo

O meia Emiliano Vecchio, surpresa do Santos ao realizar bons jogos improvisado como segundo volante, sofreu uma ruptura da origem do adutor direito, lesão considerada entre média e grave, e está fora do jogo contra o Grêmio. O desfalque pode fazer Levir Culpi escalar um time mais defensivo. Alison ou Leandro Donizete brigam pela posição, os dois com características mais de marcação.

Grêmio terá retorno de Lucas Barrios

O Grêmio contará com o retorno do atacante Lucas Barrios, recuperado de pancada na coxa esquerda. Além dele, o lateral Léo Moura pode ficar como opção no banco de reservas (Edilson é o titular). O experiente lateral está recuperado de lesão muscular.

Grêmio x Santos

Data e horário: 30/07/2017, domingo, 19h (de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Árbitro: Braulio da Silva Machado
Auxiliares: Kleber Lucio Gil e Neuza Ines Back (todos de Santa Catarina)

Santos
Vanderlei; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, David Braz e Jean Mota; Yuri, Alison (Leandro Donizete) e Lucas Lima; Copete, Bruno Henrique e Ricardo Oliveira.
Técnico: Levir Culpi.

Grêmio
Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Cortez; Michel, Ramiro, Fernandinho, Arthur e Pedro Rocha; Luan.
Técnico: Renato Gaúcho