Topo

No aniversário do Flu, fãs ilustres são unânimes: Garotada é maior orgulho

Fluminense comemora seus 115 anos; torcedores ilustres enchem a boca por garotada - Montagem/UOL
Fluminense comemora seus 115 anos; torcedores ilustres enchem a boca por garotada Imagem: Montagem/UOL

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

21/07/2017 04h00

No dia 21 de julho de 1902, o Fluminense Football Club foi fundado. Primeiro clube a se dedicar exclusivamente ao futebol no Rio de Janeiro, o Tricolor chega aos 115 anos com uma trajetória construída por grandes feitos e, claro, algumas decepções.

No dia do aniversário de um dos maiores e mais importantes clubes do Brasil, o UOL Esporte convocou uma seleção de ilustres tricolores que representam os 3,6 milhões de tricolores espalhados por toda a Terra.
 
Eles falaram sobre os motivos que têm para se orgulhar e o que mais preocupa no momento atual do Flu. Confira os depoimentos:
 
Ana Paula Araújo, jornalista da TV Globo
Ana Paula Araújo, torcedora do Flu - Divulgação/TV Globo - Divulgação/TV Globo
Imagem: Divulgação/TV Globo
 
"O motivo pra comemorar é o trabalho do técnico Abel Braga, que está conseguindo fazer um trabalho digno mesmo com uma equipe muito jovem e inexperiente. Motivo para preocupação são as finanças desequilibradas do clube, que está sem patrocinador-máster. Espero que as contas sejam equacionadas para que possam ser feitas contratações de peso para o ano que vem".
 
Fagner, cantor e compositor
Fagner, torcedor do Flu - Marcos Hermes - Marcos Hermes
Imagem: Marcos Hermes
 
"Chegamos neste aniversário mantendo a tradição de apostar na garotada. Todos querem títulos, mas o fundamental é formar essa geração. O Brasil inteiro está passando por essa crise financeira, mas isso não significa que os meninos deixarão de jogar por causa disso. Quem veste essa camisa sabe que se trata de um clube grande. A confusão com aquela possível saída do Richarlison pode servir de exemplo para os outros".
 
Flávio Canto, apresentador
Flavio Canto, torcedor do Flu - Estevam Avellar/Globo - Estevam Avellar/Globo
Imagem: Estevam Avellar/Globo
 
“Devemos comemorar que o clube está sendo gerido por gente bem intencionada, que está se esforçando para botar o clube de volta no caminho das vitórias; que tem se consolidado cada vez mais como clube formador de jogadores. A lamentar que a licitação do Maracanã foi anulada e o clube não pode mais contar com sua antiga casa, o que nos força a pensar urgentemente na construção de um estádio próprio e que a falta de dinheiro acaba forçando a saída de muitos jovens jogadores precocemente".
 
Marcão, ex-jogador do Fluminense
Marcão, ex-jogador do Flu - NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C. - NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.
Imagem: NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.
 
"Acho que tem alguns motivos para comemorar. Vejo muito futuro nessa garotada que está batalhando e honrando a nossa camisa. Temos um treinador identificado com o clube e isso é um diferencial. Melhoramos em estrutura, estamos avançando nos esportes olímpicos e devemos exaltar sempre essa torcida maravilhosa que é, e sempre será, o combustível do clube. Sem eles, estes 115 anos de Fluminense não seriam tão maravilhosos como foram.  A lamentar, acho que esta crise tem atrapalhado o Brasil e também o futebol. Atingiu fortemente o Fluminense, que não conseguiu qualificar ainda mais o seu elenco. A temporada é longa e precisamos ter elenco forte para rodar os atletas. Veja a dificuldade de se arrumar um patrocinador que pague o que Fluminense merece, por sua grandeza. Essa crise está muito forte e afeta todos, inclusive o nosso Fluminense".
 
Noca da Portela, compositor
Noca da Portela, torcedor do Flu - Zulmair Rocha/UOL - Zulmair Rocha/UOL
Imagem: Zulmair Rocha/UOL
 
"É um misto de esperança ao ver os jovens de Xerém arrebentando com uma preocupação de vê-los tendo que segurar a peteca em um momento difícil. Fica uma desesperança em saber que será meio difícil ser campeão, nos falta um grande líder, assim como tínhamos o Fred. Com toda essa crise no país, me preocupa o futuro desses meninos no clube".
 
Pedro Abad, presidente do Fluminense
Pedro Abad, presidente do Flu - NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C. - NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.
Imagem: NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.
 
"A história do Fluminense precisa ser comemorada. Um clube de muita tradição, pioneiro e vitorioso. Temos quatro Brasileiros, 31 Estaduais, Copa do Brasil, Copa Rio, além de outras conquistas. Festejamos a reestruturação de Xerém, o processo de revitalização das Laranjeiras, a construção do nosso CT e os avanços que faremos nos próximos anos, tanto no âmbito esportivo como no âmbito administrativo. O que preocupa no momento é a questão financeira, mas que será solucionada com uma gestão responsável. Eu tenho a mesma ambição que toda torcida: ter um time forte, que lute por todos os títulos e que encha de orgulho todos os tricolores".