Topo

Grêmio busca liderança em desafio à "lei do ex" contra o Coritiba

Henrique Almeida (esq) ainda tem vínculo com o Grêmio e está cedido ao Coxa - Comunicação CFC
Henrique Almeida (esq) ainda tem vínculo com o Grêmio e está cedido ao Coxa Imagem: Comunicação CFC

Jeremias Wernek e Napoleão de Almeida

Do UOL, em Porto Alegre e São Paulo

22/06/2017 04h00

Grêmio x Coritiba, às 21h (Brasília) desta quinta-feira (22), em Porto Alegre, põe frente a frente o melhor ataque e a defesa menos vazada do Brasileirão após oito rodadas. Para os donos da casa, que buscam a liderança, a partida também marca o reencontro de ex-jogadores com o antigo clube.

Werley e Henrique Almeida, dois jogadores de passagem polêmica por Porto Alegre, estarão em campo defendendo o Coritiba. O zagueiro deixou o Grêmio marcado por falhas seguidas em momentos decisivos, enquanto o atacante nunca se firmou e chegou a fazer gestos obscenos à torcida após ser criticado durante uma partida.

Hoje, Werley é destaque na melhor defesa do Brasileirão. Com apenas quatro gols sofridos, o Coxa tem no ex-gremista presença constante entre os titulares, tendo disputado as oito partidas que o time fez. Na outra ponta do campo, Henrique Almeida é bem quisto em Curitiba, mas o ataque não vive boa fase e passou em branco nas duas últimas partidas. 

Além deles, Kleber Gladiador e Anderson também poderiam ser candidatos à "lei do ex", mas não devem estar em campo. O atacante chegou a ficar um ano sem jogar no Grêmio e processou o clube ao sair. Às vésperas do duelo contra o ex-clube, foi suspenso preventivamente e, apesar dos esforços do Coritiba, não deve estar em campo. Já o meia, herói da Batalha dos Aflitos na década passada e de recente passagem apagada pelo Inter, está lesionado. 

Invicto em casa na temporada e com 100% como mandante no Campeonato Brasileiro, o Grêmio tem a seu favor o incrível retrospecto ofensivo. Autor de 21 gols, o Tricolor tem média de 2,6 gol por partida. O melhor ataque gera dor de cabeça ao rival.

“Quando o adversário é o time de melhor ataque do campeonato, é claro que temos que ficar atentos e procurar anular isso”, disse o lateral William Matheus.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X CORITIBA

Data e hora: 22/06/2017 (quinta-feira), às 21h (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Pericles Bassols Pegado Cortez (PE)
Auxiliares: Clovis Amaral da Silva e Cleberson do Nascimento Leite (ambos de PE)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edilson, Geromel, Thyere e B. Cortez; Michel, Maicon, Arthur, Luan e Pedro Rocha; Everton
Técnico: Renato Gaúcho

CORITIBA: Wilson; Dodô, Werley, Márcio, William Matheus; Jonas, Alan Santos, Matheus Galdezani; Henrique Almeida, Alecsandro e Rildo
Técnico: Pachequinho