Topo

Perto dos 32 anos, Fábio Santos é quem mais joga pelo Atlético-MG em 2017

Fábio Santos é o jogador que mais atuou pelo Atlético-MG e vai completar 3 mil minutos  - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Fábio Santos é o jogador que mais atuou pelo Atlético-MG e vai completar 3 mil minutos Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Thiago Fernandes e Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

21/06/2017 04h00

Em setembro, o lateral esquerdo Fábio Santos vai completar 32 anos. A idade não tem sido um problema para o camisa 6 do Atlético-MG na temporada 2017. Tanto que nenhum outro jogador do elenco alvinegro tem tantos jogos no ano como ele: já são 31 aparições, em 34 possíveis. E contra o Sport, nesta quarta-feira, às 21h45, no Independência, pelo Campeonato Brasileiro, o lateral vai atingir a marca de 3 mil minutos em campo em menos de cinco meses.

Fábio Santos tem 2.966 minutos jogados nesta temporada, de acordo com levantamento do blog Camisa 12, marca muito acima dos demais jogadores do Atlético. O segundo colocado, por exemplo, é Rafael Carioca, que tem 2.679 minutos em campo, em 29 partidas disputadas. São 287 minutos de diferença. É como se Fábio Santos tivesse disputado três jogos inteiros a mais do que Rafael Carioca.

Em número de jogos, a segunda colocação é do meia Cazares, com 30 partidas. Só que como oscilou entre reserva e titular nos primeiros meses do ano, o camisa 10 do Atlético ficou 1.946 minutos em campo. Portanto, Fábio Santos tem mais de mil minutos de vantagem em comparação com Cazares.

Com duas partidas por semana desde o começo de maio, o Atlético pode ficar até o começo de outubro sem ter uma semana inteira apenas para treinar. Nesta maratona que começou há pouco mais de um mês, Fábio Santos ficou fora apenas do duelo com o Vitória, pela sexta rodada do Brasileirão, pois estava suspenso.

“Venho conversando com o pessoal da fisiologia e da preparação física, para não estourar. Às vezes, querendo ajudar demais, você acaba atrapalhando”, explicou o lateral, que pouco tem conseguido treinar, por causa da enorme quantidade de compromissos no calendário atleticano.

“Nos últimos jogos que fiz, fui apenas duas vezes a campo para treinar. Você joga, recupera, é musculação para recuperar a musculatura. É mais na base da conversa, e nem sempre funciona. Às vezes o treinador quer mostrar dentro de campo, mas o preparador físico já cobra, dizendo que não pode forçar muito. Tem de acertar, conversar o máximo possível, entre nós jogadores”.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG X SPORT

Data: 21 de junho de 2017, quarta-feira
Horário: 21h45 (de Brasília)
Motivo: 9ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa/GO) e Leone Carvalho rocha (GO)

ATLÉTICO-MG: Victor, Alex Silva, Leonardo Silva, Felipe Santana e Fábio Santos; Rafael Carioca, Ralph, Elias e Cazares; Robinho e Fred (Rafael Moura).
Técnico: Roger Machado.

SPORT: Magrão, Samuel Xavier, Durval, Ronaldo Alves e Sander; Patrick, Rithely e Diego Souza; Osvaldo, Thomás e André.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.