Topo

Como o Flamengo pretende usar trio de reforços contra má fase

Everton Ribeiro, Rhodolfo e Geuvânio são as soluções do Flamengo contra a má fase - Montagem/UOL
Everton Ribeiro, Rhodolfo e Geuvânio são as soluções do Flamengo contra a má fase Imagem: Montagem/UOL

Vinicius Castro*

Do UOL, no Rio de Janeiro

21/06/2017 04h00

Deslanchar no Campeonato Brasileiro é o principal objetivo do Flamengo no atual estágio da temporada. O Rubro-negro tem dificuldades para se reencontrar após a eliminação vexatória na Copa Libertadores e busca alternativas para voltar aos melhores dias. A corrida por uma boa performance está ligada diretamente aos reforços recém-chegados.

Everton Ribeiro e Rhodolfo serão os primeiros a estrear. A dupla aguarda a regularização na CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para jogar já na próxima quinta-feira (22), contra a Chapecoense, às 21h (de Brasília), na Ilha do Urubu - apenas a documentação do zagueiro chegou. Geuvânio esperava apenas os últimos trâmites burocráticos para ser anunciado, o que ocorreu nesta quarta-feira (21).

Mas como o Flamengo pretende utilizar o trio para superar a má fase e engrenar no Campeonato Brasileiro? O UOL Esporte explica as opções do técnico Zé Ricardo para montar uma espécie de nova equipe nos próximos jogos.

Everton Ribeiro é titular incontestável

O meia Everton Ribeiro participou bem de de jogo-treino contra o Barra da Tijuca - Gilvan de Souza/ Flamengo - Gilvan de Souza/ Flamengo
Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo
Sonho de consumo do Flamengo desde o início do ano, o meia Everton Ribeiro foi comprado por R$ 22 milhões junto ao Al Ahli, dos Emirados Árabes. Ele assinou contrato até 2021 e chegou para ser um titular incontestável pela qualidade conhecida e, principalmente, pelo investimento realizado.

O novo camisa 7 do Flamengo jogará pelo lado direito do ataque. Inicialmente, ele entrará no lugar do jovem Vinicius Júnior e terá a responsabilidade de armar jogadas em conjunto com Diego. A técnica e velocidade de Everton Ribeiro, além do bom arremate ao gol, são apostas definitivas do clube para o crescimento da produção ofensiva. Também pesa a favor do jogador o bom desempenho na recomposição defensiva. Já não se imagina o time sem o meia.

Rhodolfo: o favorito para formar dupla com o capitão Réver

Rhodolfo participa de jogo-treino contra o Barra da Tijuca pelo Flamengo - Gilvan de Souza/ Flamengo - Gilvan de Souza/ Flamengo
Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo
Rhodolfo sempre foi um zagueiro observado pelo departamento de futebol do Flamengo. A estatura e experiência chamaram a atenção do clube para uma dupla idealizada com o capitão Réver. Ele passou por uma cirurgia no joelho direito em 2016 e não joga uma partida oficial desde 26 de janeiro de 2017, quando defendeu o Besiktas no empate por 1 a 1 com o Kayserispor, pela Taça da Turquia. Porém, os quase cinco meses de inatividade não assustam a comissão técnica.

A ideia é a de que Rhodolfo assuma o posto no time titular, ainda que necessite de ritmo de jogo. Caso seja necessário, a entrada entre os 11 jogadores será realizada aos poucos. Os planos do técnico Zé Ricardo, no entanto, contemplam mesmo a dupla com Réver. Juan e Rafael Vaz seriam as opções diretas no banco.

Geuvânio disputa vaga com Everton, mas pode ser “coringa”

Geuvânio comemora gol marcado pelo Santos contra o São Paulo, na semifinal do Paulistão - Rubens Cavallari/Folhapress - Rubens Cavallari/Folhapress
Imagem: Rubens Cavallari/Folhapress
O ex-atacante do Santos assinou vínculo por 18 meses de empréstimo e foi anunciado pelo clube nesta quarta-feira (21). Ele foi contratado como uma opção preferencialmente para fazer o lado esquerdo do ataque rubro-negro. A vaga, no entanto, será disputada com Everton, um dos jogadores mais regulares da equipe e considerado fundamental para o esquema tático pelo técnico Zé Ricardo.

Por outro lado, Geuvânio é visto como uma espécie de “coringa”, pois tem facilidade para atuar também pelo outro lado do ataque ou centralizado, substituindo Diego, caso seja necessário. A certeza é a de que ele será bastante utilizado, embora dos reforços seja quem precisará mais brigar por uma vaga entre os titulares. Um aspecto que pesa contra o atleta é o de não ter a marcação como um dos pontos fortes, algo fundamental na forma de atuar do Flamengo. O mesmo problema foi visto nos jogos recentes com Vinicius Júnior.

* Atualizada às 19h30