Topo

Volta de Sóbis pode levar homem-gol do Cruzeiro no Brasileiro ao banco

Rafael Sóbis, atacante do Cruzeiro, se recuperou de lesão e deve retornar ao time titular - Washington Alves / Cruzeiro
Rafael Sóbis, atacante do Cruzeiro, se recuperou de lesão e deve retornar ao time titular Imagem: Washington Alves / Cruzeiro

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

19/06/2017 04h00

Mano Menezes não tem dúvidas. Prefere jogar com Rafael Sóbis entre os titulares do Cruzeiro. A escolha se deve ao fato de o atacante ter mais mobilidade que os seus concorrentes por uma vaga na referência do setor ofensivo.

O problema é que a volta do camisa 7 faz com que o time perca seu goleador na atual temporada. Ramón Ábila é o artilheiro da equipe com 13 gols em 28 partidas. O seu provável substituto marcou nove vezes em 22 compromissos.

Presente em apenas um dos sete jogos do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro, Sóbis assistiu ao concorrente por um lugar na equipe marcar duas vezes no jogo contra o Atlético-GO e uma contra o São Paulo. O argentino se responsabiliza por 60% dos gols do time na atual edição do torneio.

Ramón Ábila colocou a bola nas redes adversárias em três oportunidades. Os comandados de Mano Menezes fizeram cinco gols na principal competição nacional.

Embora não confirme a escalação para o jogo contra o Grêmio, nesta segunda-feira (19), às 20h (de Brasília), no Mineirão, o comandante gaúcho deixa clara a preferência por Rafael Sóbis no comando do ataque:

“Com o [Rafael] Sóbis, temos menos previsibilidade no ataque. Ele é um jogador de movimentação. Isso faz com que o zagueiro adversário tenha mais dificuldades para marcar nosso ataque”, afirmou o treinador.

A presença do camisa 7 em jogos do Brasileirão é pequena por conta de uma lesão. Rafael Sóbis se contundiu na final do Campeonato Mineiro, quando sofreu um estiramento muscular na coxa esquerda. À época, o departamento médico do Cruzeiro previu que ele estaria de volta após oito semanas, mas o atleta surpreendeu e necessitou de pouco mais de um mês para voltar a atuar:

“Sempre tem um medo de ser uma lesão muito grande e não conseguir voltar em um prazo menor de tempo”, explicou o vice-artilheiro da Raposa no ano que esteve em campo por 19 minutos diante do Corinthians.

Ficha técnica
Cruzeiro x Grêmio

Motivo: 8ª rodada do Brasileirão 2017
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 19 de junho de 2017 (segunda-feira)
Horário: às 20h (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (SP/Fifa)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo (SP/Fifa)

Cruzeiro
Fábio; Ezequiel, Caicedo, Léo e Diogo Barbosa; Lucas Romero e Ariel Cabral; Robinho, Thiago Neves e Alisson (Rafinha); Ábila (Sobis).
Técnico: Mano Menezes.

Grêmio
Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Michel, Arthur, Maicon, Ramiro e Pedro Rocha; Luan.
Técnico: Renato Gaúcho.