Topo

Grêmio faz vestibular contra o Sport. Veja 5 nomes para ficar de olho

Pepê, 20 anos, foi contratado pelo Grêmio após se destacar no futebol paranaense - Rodrigo Fatturi/Grêmio
Pepê, 20 anos, foi contratado pelo Grêmio após se destacar no futebol paranaense Imagem: Rodrigo Fatturi/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

28/05/2017 04h00

O Grêmio levou a sério a ideia de preservar suas forças no Brasileirão. Antes de reencontrar o Fluminense, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, o Tricolor decidiu mandar um time recheado de jovens – do elenco principal e outros do chamado grupo de transição. O resultado: um grande vestibular, neste domingo (28), diante do Sport, em Recife.

A prova será aplicada a nomes observados há tempos, como o lateral direito Raul. E também vai testar reforços, como Beto da Silva e Bruno Rodrigo.

O UOL Esporte lista cinco nomes para ficar de olho quando a bola rolar na Ilha do Retiro, pela terceira rodada do Brasileirão.

Raul, lateral direito

Raul é promessa da base do Grêmio mas não recebe oportunidades no time principal - Fernando Martinez/Aguante Comunicação - Fernando Martinez/Aguante Comunicação
Imagem: Fernando Martinez/Aguante Comunicação

Formado nos times inferiores do Grêmio, Raul tem diversas passagens pela seleção brasileira. Aos 20 anos, ele já passou por três cirurgias após ter problema no púbis. Voltou a treinar em março e flutua entre o time de transição e outras equipes da base.

Considerado lateral técnico e de bom jogo ofensivo, já foi pedido pela torcida em outras oportunidades. Principalmente com a carência de jogadores da posição no time principal. Desde a chegada de Edílson, o clamor arrefeceu.

Machado, volante

Aos 21 anos, Filipe Machado foi promovido ao elenco principal do Grêmio durante a pré-temporada. Em 2016, esteve no time de transição e pontualmente compôs o grupo comandado por Renato Gaúcho.

Ele é elogiado internamente pela intensidade e boa saída de jogo. Ao lado de Arthur, a cara nova do Grêmio nesta temporada, foi um dos jovens mais badalados na base do Tricolor nos últimos meses.

Pepê, meia-atacante

Pepê durante jogo da base do Grêmio - Rodrigo Fatturi/Grêmio - Rodrigo Fatturi/Grêmio
Imagem: Rodrigo Fatturi/Grêmio

Ex-Coritiba e Foz do Iguaçu, Pepê foi contratado no ano passado em uma operação que mudou o protocolo do Grêmio. Até então, o clube primeiro assinava por empréstimo com jovens e depois decidia investir. O ótimo rendimento do baixinho técnico e veloz foi o primeiro caso que levou o Tricolor a bancar o valor dos direitos econômicos de cara.

Aos 20 anos, ele foi promovido ao elenco principal na última semana. Ganhou destaque na Copa São Paulo e demais torneios de base pelo Grêmio ao atuar pelos lados do campo. Com ótima técnica, um contra um e velocidade.

Nicolas Careca, centroavante

Promovido por Felipão em 2017, com apenas 17 anos, Nicolas Careca voltou ao time principal recentemente. Foi relacionado por Renato Gaúcho e ficou no banco durante o jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Fluminense.

Aos 21 anos, está no Grêmio desde 2010 e já foi destacado pela força e imposição física. Além de mobilidade para se deslocar dentro da área.

Beto da Silva, atacante

Beto da Silva posa com a camisa do Grêmio após assinar por quatro anos - Cristiano Oliveski/Grêmio - Cristiano Oliveski/Grêmio
Imagem: Cristiano Oliveski/Grêmio

Reforço mais jovem do Grêmio em 2017, egresso do PSV, Beto da Silva superou três lesões musculares em série para ser relacionado pela primeira vez. A fama, de quem foi convocado como substituto de Paolo Guerrero na seleção peruana, fez nascer uma legião de fãs nas redes sociais. E todos ávidos pela chance no Grêmio.

Filho de pai brasileiro, da Silva passou por times de base do Grêmio e também do Internacional antes de se mudar para Lima. No Peru, viveu com a família da mãe e se profissionalizou pelo Sporting Cristal. De lá, foi para Holanda, mas não chegou a jogar no time principal do PSV. Se destaca pela técnica e boa finalização. Pode atuar pelos lados e também como referência.

FICHA TÉCNICA
SPORT X GRÊMIO

Data e hora: 28/05/2017 (domingo), às 18h (horário de Brasília)
Local: estádio Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Árbitro: Jailson Macedo Freitas
Auxiliares: Alessandro Rocha Matos e Elicarlos Franco de Oliveira

SPORT: Magrão; Ronaldo, Matheus Ferraz, Durval e Mena; Anselmo, Rithely, Diego Souza, Rogério, Osvaldo e André
Técnico: Daniel Paulista

GRÊMIO: Léo (Bruno Grassi); Raul, Rafael Thyere, Bruno Rodrigo e Bressan (Conrado); Jaílson, Kaio, Machado (Lima), Fernandinho e Everton; Beto da Silva (Nicolas Careca, Jadson, Pepê)
Técnico: Renato Gaúcho