Topo

Sóbis foi ídolo e ganhou a América com Inter. Hoje pode ajudar a rebaixá-lo

Bicampeão da América com o Inter, Sóbis estará no caminho colorado neste domingo - Nabor Goulart/Freelancer
Bicampeão da América com o Inter, Sóbis estará no caminho colorado neste domingo Imagem: Nabor Goulart/Freelancer

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

25/11/2016 06h00

O próximo domingo poderá reservar o final de semana mais escuro em toda a história de 107 anos do Internacional. Abrindo a zona de rebaixamento com apenas 39 pontos, o time gaúcho enfrenta o Cruzeiro e pode conhecer seu primeiro rebaixamento se não conseguir sair de campo com o resultado positivo. Apesar de já não ter mais pretensões no Brasileirão, a intenção do time mineiro é de não aliviar para o Colorado, já que o foco celeste é de terminar o ano com a confiança em alta depois de tanto lutar para escapar da degola em que seu adversário atualmente se encontra. Mas entre os jogadores de Mano Menezes, nenhum viverá um dilema tão complicado no Beira-Rio como Rafael Sóbis. Revelado no Internacional, o atacante foi bicampeão da Copa Libertadores e virou ídolo da torcida. Porém, desta vez estará no lado oposto e poderá ser um dos responsáveis por sacramentar o rebaixamento do clube que o criou.

Rafael Sóbis despontou no time principal do Inter na temporada de 2004, ainda com 19 anos. Dois anos mais tarde, foi um dos pilares da equipe que conquistou a Libertadores pela primeira vez. Na final contra o São Paulo, marcou dois gols na ida e participou dos outros gols na partida de volta. De Porto Alegre, foi transferido para o Betis, da Espanha, e para o Al-Jazira, dos Emirados Árabes, de onde foi emprestado ao Inter e coroou seu retorno com mais um título continental, novamente participando com gols na grande final da Libertadores de 2010.

A presença de Rafael Sóbis diante do Inter, contudo, ainda não está confirmada. Até o momento, Mano Menezes fez mistério e não revelou qual time levará para o sul do país. Sóbis disputa com Marcos Vinícius por uma vaga no meio-campo, já que o uruguaio De Arrascaeta, suspenso, é desfalque garantido.

Para manter vivo o sonho de ficar na primeira divisão, é essencial que o Inter supere o Cruzeiro. Se for derrotado, tem chances de antecipar a queda, caso o Vitória pontue na rodada. No melhor dos cenários, o time gaúcho precisa ganhar em Porto Alegre e secar o time baiano, que visita o Coritiba na segunda-feira. Se isso acontecer, ainda será necessário somar mais três pontos no encerramento do campeonato e torcer para que o Vitória não saia de campo vencedor.

Derrotas menos traumáticas

Esta não é a primeira vez que Sóbis aparece no caminho colorado. Por duas vezes, o jogador frustrou os planos de sua ex-equipe. Quando jogava pelo Tigres, o atacante estava em campo na eliminação gaúcha, na semifinal da Libertadores de 2015. Mais recentemente, defendendo o Cruzeiro, o camisa 7 realizou uma de suas melhores partidas na temporada, marcando três gols na vitória celeste por 4 a 2 no Independência. Os dois episódios, porém, não apresentaram ares tão dramáticos quanto ao atual cenário.

Quer receber notícias do Cruzeiro de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.