Topo

Dudu reclamou de cobrança, ouviu elogio de Cuca e se transformou

Danilo Lavieri e José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

21/11/2016 06h00

Grande herói da vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo, responsável por aproximar o Palmeiras do primeiro título de Campeonato Brasileiro em 22 anos, Dudu transformou-se nesta temporada. De um jogador criticado pelo perfil irritadiço, o meia-atacante de 24 anos apegou para si a responsabilidade de liderar o jovem grupo; o reconhecimento veio do próprio treinador.

Cuca se desentendeu publicamente com Dudu depois da derrota por 1 a 0 para o São Paulo, ainda no início da competição. Ambas partes superaram qualquer resquício de desavença, e o técnico admite a alteração no tratamento para com o camisa 7.

“Eu o levava na minha sala, mostrava o scout que ele participava pouco da composição defensiva. Um dia, ele disse que estava cansado de eu chama-lo para cobrar. Ele dizia: ‘Queria que você me chamasse para me elogiar’. Depois de um grande jogo, eu o chamei para elogiar. Falei que ia dar a faixa de capitão por merecimento. Daí para frente ele virou outro jogador taticamente”, contou o treinador.

Dudu recebeu a faixa de capitão definitiva após a lesão no cotovelo direito de Fernando Prass, responsável por tirar o goleiro de ação até a próxima temporada. Mesmo aos 24 anos, o meia-atacante exerceu um papel de líder dentro do elenco que agora precisa de um empate para ser campeão brasileiro.

“O Dudu teve uma evolução muito grande. Ele passou de ser um jogador que jogava bonito para ser um grande jogador, responsável. Hoje ele tem um cuidado tático que não tinha”, analisou Cuca.

“Se ele valia uma quantia antes jogando bonito, hoje ele sendo tático vale o dobro. Não é para o Palmeiras, é para ele mesmo. Hoje ele tecnicamente jogou muita bola e ainda foi coroado com o gol”, completou o treinador.

Os números também comprovam como Dudu é fundamental para este líder Palmeiras. O gol do último domingo na vitória conta o Botafogo, por exemplo, tornou o camisa 7 o maior artilheiro da história do Allianz Parque, com 12 bolas dentro da rede.

Neste Campeonato Brasileiro, Dudu também o ‘Rei das Assistências’ do Palmeiras. O capitão distribuiu 10 passes para gols; o segundo colocado neste ranking é Cleiton Xavier, com seis. Impossível, portanto, menosprezar a evolução do jogador, iniciada após uma mudança na postura do técnico palmeirense.

Quer receber notícias do Palmeiras de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.