Topo

Grêmio reserva vence América-MG e continua perseguição ao G-6

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

20/11/2016 18h50

O time reserva do Grêmio passou no primeiro dos três testes na reta final do ano. Neste domingo (20), o tricolor venceu o América-MG por 3 a 0, pela 36ª rodada, com atuação segura. Os gols foram marcados por jogadores que estavam em débito. O resultado mantém viva a chance de o clube chegar à Copa Libertadores 2017 pelo Campeonato Brasileiro.

Com 53 pontos, o Grêmio pulou para a sétima colocação e se aproximou do Botafogo, que perdeu para o Palmeiras e estacionou nos 55 pontos.

O jogo em Porto Alegre não foi dos mais emocionantes. Com atenções voltadas à final da Copa do Brasil, o Grêmio sequer viu a torcida se mobilizar. Foram pouco mais de 12 mil pessoas no estádio.

E no campo, o time não foi ousado. Foi seguro contra um rival que já estava rebaixado, usou reservas e não impôs nenhuma resistência.

O Grêmio volta a campo na próxima quarta-feira (23), contra o Atlético-MG, no jogo de ida da decisão da Copa do Brasil. No Brasileirão, o compromisso seguinte é diante do Santa Cruz, em Recife, no dia 27. Já o América-MG recebe o Sport, no sábado (26).

Quem foi bem: Bolaños joga recuado e faz gol

Miller Bolaños foi o centro do time do Grêmio. Recuado, atuando em uma função quase idêntica a de Douglas no time titular, o equatoriano foi bem. Se movimentou, conseguiu chegar de frente para o gol e distribuiu bons passes. Na etapa final, ainda marcou gol.

Grêmio decide em 24 minutos

Compacto, dinâmico e superior sem fazer força. Mesmo com escalação totalmente reserva, o Grêmio não encontrou dificuldades para dominar o lanterna do campeonato. Com infiltração e bom uso dos flancos, o time gaúcho fez 2 a 0 ainda no primeiro tempo. Na etapa final, dosou o ritmo e perdeu grandes oportunidades antes de definir o escore.

América não se fecha e nem propõe

A falta de objetivo parece que tirou o propósito do América-MG. Ou então atrapalhou a estratégia. Contra o Grêmio, o time não montou retranca. Mas também não foi ofensivo. No meio termo, com um time se entrosamento e cheio de limitações, o coelho penou. Quase não chutou a gol na primeira etapa e sofreu com o ataque rápido do adversário.

“O Inter vai jogar a Série B”

A Arena do Grêmio se dividiu entre o jogo com o América-MG e os acontecimentos no Barradão. A disputa do Inter com o Vitória para escapar do rebaixamento agitou os torcedores do tricolor. A cada gol da equipe baiana, gritos animados. E a Rádio Gaúcha registrou, no intervalo, um canto que se espalhou fácil pelo estádio: “Arerê! O Inter vai jogar a Série B”.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X AMÉRICA-MG

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Público: 12.214 pessoas ( 10.765 pagantes)
Renda: R$ 227.090,00
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Auxiliares: Fabiano da Silva Ramires (ES), Márcio Soares Maciel (GO)
Cartões amarelos: Guilherme (GRE); Bruno Telles (AMG)
Gols: Fred, aos 11 minutos do primeiro tempo; Negueba, aos 24 minutos do primeiro tempo. Bolaños, aos 19 minutos do segundo tempo

GRÊMIO: Léo, Wallace Oliveira, Wallace Reis, Fred e Iago; Kaio, Jaílson (Batista), Negueba (Ty) , Bolaños e Guilherme (Tilica); Éverton
Técnico: Renato Portaluppi

AMÉRICA-MG: João Ricardo; Christian, Roger, Cardoso e Bruno Telles; Ernandes, Juninho, Makton (Danilo Barcelos) e Tony; Sávio (Michael) e Nilson (Hélder)
Técnico: Enderson Moreira