Topo

Palmeiras se refugia em 'cidade da sorte' antes de semana mais decisiva

Palmeiras volta a Atibaia antes dos dois jogos que podem decidir o título do Brasileiro - Cesar Greco/Ag. Palmeiras
Palmeiras volta a Atibaia antes dos dois jogos que podem decidir o título do Brasileiro Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

18/11/2016 06h00

Ainda sob a adrenalina do duro empate por 1 a 1 com o Atlético-MG, no Independência, o Palmeiras embarcou, em voo fretado, para a cidade de Atibaia (SP), onde se refugiará nos dois dias que antecedem o confronto contra o Botafogo, válido pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro e possivelmente o jogo da consagração do título nacional.

O refúgio na cidade interiorana (cerca de 70 km da capital) tornou-se comum durante a Era Cuca, e o saldo se apresenta como extremamente positivo. Atibaia praticamente tornou-se uma cidade da ‘sorte’ para o Palmeiras.

A primeira viagem ao interior sob o comando do atual treinador ocorreu depois do principal vexame palmeirense na temporada. Após a goleada sofrida por 4 a 1 para o Água Santa, Cuca procurou a tranquilidade do hotel longe de São Paulo para afastar o péssimo início de trabalho, com quatro derrotas consecutivas.

Depois do trabalho no interior, o Palmeiras de Cuca embalou quatro vitórias consecutivas no Campeonato Paulista e embalou até a fase semifinal. Apenas o Santos, nos pênaltis, parou o clube de Palestra Itália.

A queda para o rival alvinegro no mata-mata fez Cuca novamente recorrer a Atibaia. Depois de transplantar uma pressão para o elenco ao ‘garantir’ o título brasileiro, o treinador trabalhou mais alguns dias antes do início do Campeonato Brasileiro.

A resposta veio de imediato, com uma goleada por 4 a 0 sobre o Atlético-PR na primeira rodada. As cinco vitórias nos sete primeiros jogos da Série A credenciaram o Palmeiras para ‘brigar lá em cima’, conforme Cuca projetara após a queda no Estadual.

O último refúgio em Atibaia ocorreu em uma das semanas mais tensas desta reta final de campeonato. Após o empate por 1 a 1 com o Flamengo, no Allianz Parque, Cuca trabalhou por dois dias na cidade interiorana, os quais antecederam o clássico em Itaquera contra o Corinthians.

Diante do arquirrival, após o refúgio, o Palmeiras sobrou: atuação soberba e vitória por 2 a 0 no temido estádio alvinegro, em uma das melhores exibições do time neste segundo turno.

A última lembrança serve para reforçar a ‘sorte’ que Atibaia carrega para este grupo palmeirense. Caso o retrospecto se mantenha, o título nacional virá contra o Botafogo (domingo) ou Chapecoense (dia 27); os dois jogos ocorrerão no Allianz Parque.

Quer receber notícias do Palmeiras de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.