Topo

Flamengo se inspira em 2009 para 'virar jogo' contra o Atlético-MG

Petkovic é carregado por companheiros do Flamengo após a conquista do Brasileirão - Ricardo Nogueira/Folha
Petkovic é carregado por companheiros do Flamengo após a conquista do Brasileirão Imagem: Ricardo Nogueira/Folha

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/10/2016 06h00

O Flamengo não vê alternativa para o decisivo duelo deste sábado (29) contra o Atlético-MG, às 16h30 (de Brasília), no Mineirão. Com seis pontos de diferença para o líder Palmeiras (67 a 61), o Rubro-negro também precisa vencer devido ao risco de ser ultrapassado pelos mineiros, que somam 59 pontos. 

O momento mais do que decisivo fez o Flamengo buscar inspiração em 2009, ano da conquista do hexacampeonato. Na ocasião, o time chegou na 33ª rodada também com seis pontos de desvantagem para o Palmeiras (57 a 51).

A virada começou com uma vitória sobre o Santos por 1 a 0, no Maracanã. Na 34ª rodada, um desafio capital: o Atlético-MG, no Mineirão. Com grande atuação de Petkovic, que fez até gol olímpico, o Flamengo venceu por 3 a 1.

A partir daí, os adversários também passaram a tropeçar e o Rubro-negro cumpriu o seu papel até o gol de cabeça de Ronaldo Angelim garantir o hexa na última rodada. Acreditar é o lema da vez na Gávea. Diretoria e jogadores buscam repetir 2009 e se inspiram na histórica campanha da virada.

No entanto, todos sabem que não há mais espaço para erros. Em caso de nova falha, o heptacampeonato ficará ainda mais distante.

“Temos que estar com a cabeça boa para buscar os pontos e chegar perto do Palmeiras. Vamos concentrados nos seis jogos finais. Está difícil, mas nada é impossível. Agora não podemos mais pensar em empatar e nem em perder. É mais do que decisão. Se perdermos para o Atlético-MG, deixaremos até a segunda posição”, comentou o lateral Jorge.

ATLÉTICO-MG X FLAMENGO
Local:
Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Hora: 16h30
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Auxiliares: Neusa Inês Back (SC) e Alex dos Santos (SC)

Atlético-MG
Victor; Carlos César, Erazo, Gabriel e Fábio Santos; Leandro Donizete, Júnior Urso, Otero e Cazares (Clayton); Robinho e Fred
Técnico: Marcelo Oliveira

Flamengo
Alex Muralha; Pará, Réver, Rafael Vaz e Jorge; Márcio Araújo, Willian Arão e Diego; Gabriel, Fernandinho e Guerrero
Técnico: Zé Ricardo

Quer receber notícias do Flamengo de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.