Topo

Elogio de Mourinho e paixão pela Holanda. Quem é o 'novo' lateral do Grêmio

Wallace Oliveira (foto) deve ganhar sequência no Grêmio com provável gancho de Edílson - Lucas Uebel/Grêmio
Wallace Oliveira (foto) deve ganhar sequência no Grêmio com provável gancho de Edílson Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

29/10/2016 06h00

Edílson foi denunciado pela procuradoria do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) e deve levar gancho – a pena varia de quatro a 12 jogos. Neste sábado (29), o Grêmio já verá em campo o substituto do camisa 33. Wallace Oliveira joga contra o Figueirense, pela 33ª rodada do Brasileirão, para deslanchar.

Recuperado das lesões, 100% adaptado e fechado com o ‘paizão’ Renato. Com uma oportunidade de ouro para fazer do final da temporada um novo começo.

“A oportunidade está aí, é preciso pensar primeiro na chance que tenha na minha frente”, disse Wallace ao UOL Esporte.

Contratado em janeiro e emprestado pelo Chelsea até julho do ano que vem, o lateral revelado pelo Fluminense sabe que está em débito. E vê a hora como ideal para pagar a dívida com o clube gaúcho e a torcida.

“Eu cheguei lesionado, treinei, mas não estava 100% e acabei me lesionando de novo. Não serve de desculpa, mas incomoda trabalhar com dor. Depois eu joguei e fui abaixo. Aí tive uma nova lesão. O Edílson chegou bem demais, continua bem, e por isso ele está jogando. Eu treino pesado e quero agarrar a oportunidade”, comentou.

A chegada de Renato coincidiu com uma evolução de Wallace em relação a ele mesmo. E o estilo do ex-atacante como treinador só rende elogios.

“O Renato é paizão, fecha com os jogadores. Dá moral, deixou a gente à vontade para jogar bem. Falou com o time que vai jogar e passou muita confiança”, afirmou.

Do alto de seus 22 anos e 1,75m, Wallace fala só em um arrependimento na carreira: ter demorado para chegar ao Vitesse. Na Holanda, o lateral direito viveu melhor fase após sair do Flu.

"No Vitesse vivi uma ótima fase, no Fluminense fui campeão brasileiro, mas lá no Vitesse tive uma ótima fase. Me arrependi de ir para a Inter antes de chegar ao Vitesse. Parecia que estava no Brasil, jogava solto, livre e foi fácil lá. A adaptação lá é ótima. O país é incrível, tem restaurantes ótimos, a cidade é muito boa de se viver também", opinou.

Depois do Vitesse, Wallace foi para o Carpi-ITA. Na sequência, chegou ao Grêmio e, de cara, ter ideia das características do clube.

“Aqui no Grêmio é futebol de muita força, todos sabem disso. Qualquer jogador sabe que é diferente de jogar. É um clube grande, com tradição. Existe cobrança e o Grêmio está sem vencer há tempos sem ganhar um título. A cobrança é ainda maior, é preciso dar a vida. E o clube ajuda, dá todo suporte para a gente se sentir em casa. Não dá para reclamar, é fazer. E eu quero fazer”, sentenciou.

Elogios de Mourinho

Na passagem pelo Chelsea, Wallace Oliveira ganhou um prêmio imaterial. Ele foi elogiado por José Mourinho após boa atuação e pênalti sofrido em vitória do time inglês. A relação com o português, aliás, é uma das boas lembranças de Londres.

“O Mourinho não é como todo mundo fala, brincava e falava com todos. Trabalhei com ele um mês, na pré-temporada. No meu primeiro jogo fui bem, sofri o pênalti que nos deu a vitória com o gol do Lukaku. Ele me elogiou, fiquei muito feliz”, contou. “O Mourinho é um dos melhores treinadores do mundo, então ele precisa ser um com os jogadores e outro lá fora. Ele tem que ganhar o vestiário, ser um cara especial”, completou.

FICHA TÉCNICA
FIGUEIRENSE X GRÊMIO

Data e hora: 29/10/2016 (sábado), às 19h30min
Local: estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Árbitro: Eduardo Tomaz de Aquino Valadão
Auxiliares: Adaílton Fernando Menezes e Edson Antonio de Sousa (trio goiano)

FIGUEIRENSE: Gatito Fernández; Ayrton, Marquinhos, Bruno Alves e Marquinhos Pedroso; Renato (Jefferson), Ferrugem e Bady; Lins, Rafael Silva e Rafael Moura
Técnico: Marquinhos Santos

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Wallace Oliveira, Wallace Reis, Thyere e Iago; Kaio, Jaílson, Negueba, Bolaños, Guilherme; Everton
Técnico: Renato Gaúcho