Topo

Palmeiras volta ao Allianz Parque pela Série A para 'levantar a guarda'

Torcida do Palmeiras volta ao Allianz Parque pelo Brasileiro após quase um mês de ausência - Eduardo Knapp/Folhapress
Torcida do Palmeiras volta ao Allianz Parque pelo Brasileiro após quase um mês de ausência Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

23/10/2016 06h00

Embora tratada como uma competição alternativa pela comissão técnica, a eliminação nas quartas de final da Copa do Brasil abateu grande parte do elenco do Palmeiras. A recuperação anímica do grupo, no entanto, pode vir neste domingo, a partir das 17h (de Brasília), em caso de vitória diante do Sport, no Allianz Parque.

Apesar de utilizar uma formação majoritariamente reserva no empate por 1 a 1 com o Grêmio, que decretou a queda alviverde, Cuca aproveitou a reapresentação do elenco para recuperar quem deixou se abater; um exemplo ocorreu com o argentino Allione, expulso na queda do torneio.

Fortemente abatido na zona mista, o meia-atacante recebeu o apoio do grupo e da comissão técnica, que promoveu uma reunião de mais de 20min com todo o elenco na última quinta-feira.

A partir de quinta, Cuca e companhia trataram o lado psicológico para recuperar o elenco. Somente na sexta e no sábado, o treinador contou com tempo para projetar o Palmeiras deste domingo; desta forma, a conversa acabou como uma arma importante no trabalho.

"É um grupo jovem, claro que fica a dor da eliminação, queríamos muito ser bicampeões da Copa do Brasil [...]Não conseguimos, faz parte do futebol, é levantar a guarda e continuar a luta no domingo. Eles já estão refeitos e sabem que o futebol é assim", disse.

Seis titulares voltam para o confronto diante do Sport (Mina, Vitor Hugo, Tchê Tchê, Moisés, Róger Guedes e Dudu), e o discurso adotado pelo treinador é de que o duelo diante dos pernambucanos servirá para mostrar a 'guarda alta' na briga pelo título.

Além do reencontro com as principais peças do time - com exceção ao suspenso Gabriel Jesus -, o torcedor voltará a pisar no Allianz Parque em uma partida de Campeonato Brasileiro após quase um mês.

Antes deste confronto diante do Sport, o último compromisso do Palmeiras na arena ocorreu em 24 de setembro, na vitória por 2 a 1 sobre o Coritiba.

A equipe de Palestra Itália entrará em campo com 64 pontos, quatro a mais do que o vice-líder Flamengo; o clube carioca joga no mesmo horário contra o Corinthians, no Maracanã.

Restam apenas sete compromissos até o fim do Campeonato Brasileiro. Para levantar a guarda e se aproximar ainda mais do primeiro título da competição em 22 anos, a vitória é tratada como fundamental.

"[Eliminação] Não era o que a gente queria, tínhamos grupo para ir até o fim. O medo era perder jogadores importantes e pontuais. Seguimos; pena que com o Gabriel [Jesus] suspenso. Agora faltam 45 dias, então é armazenar o maior número de energia para gastar nestas sete partidas", discursou o técnico Cuca.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS x SPORT

Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 23 de outubro de 2016 (domingo)
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)
Assistentes: Nadine Schramm Camara Bastos (Fifa-SC) e Pablo Almeida da Costa (MG)

PALMEIRAS: Jailson; Jean (Fabiano), Yerry Mina, Vitor Hugo e Zé Roberto (Egídio); Tchê Tchê e Moisés; Róger Guedes, Cleiton Xavier (Jean) e Dudu; Lucas Barrios (Leandro Pereira).
Técnico: Cuca.

SPORT: Magrão; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Ronaldo Alves e Renê; Rithely, Paulo Roberto, Diego Souza, Everton Felipe, Rodney Wallace (Neto Moura); Rogério (Ruiz).
Técnico: Daniel Paulista.