Topo

Jesus apanha e bate menos, mas quase iguala cartões a gols no Brasileiro

Gabriel Jesus recebeu o terceiro cartão amarelo consecutivo no último final de semana - Rubens Cavallari/Folhapress
Gabriel Jesus recebeu o terceiro cartão amarelo consecutivo no último final de semana Imagem: Rubens Cavallari/Folhapress

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

18/10/2016 12h00

Inegavelmente, Gabriel Jesus encerrará o Campeonato Brasileiro como um dos principais destaques da competição. No entanto, a reta final da Série A, palco da intensa disputa pelo título, tem apresentado outra versão do goleador, que acumulou contra o Figueirense, no último domingo, o terceiro cartão amarelo consecutivo.

Fora do duelo do próximo final de semana contra o Sport, no Allianz Parque, em virtude do acúmulo de advertências, Gabriel Jesus soma nove cartões amarelos nesta edição de Campeonato Brasileiro. São três suspensões automáticas já nesta competição.

O número acentuado de cartões quase se equipara ao de gols anotados pelo centroavante palmeirense na Série A. Jesus, que perdeu a artilharia neste final de semana para Fred, estacionou nos 11 gols em setembro.

O jejum incomoda Gabriel Jesus, que balançou as redes pela última vez no empate por 1 a 1 com o vice-líder Flamengo, no dia 14 do mês passado.

A seca resulta em uma quebra na eficiência demonstrada por Gabriel Jesus no início da competição. Nos últimos dez jogos em que participou, o camisa 33 anotou somente este solitário gol do duelo contra o Flamengo.

Neste mesmo período, a questão disciplinar do centroavante piorou. São seis cartões amarelos recebidos, os quais resultaram em duas suspensões automáticas.

Além de perder o duelo do final de semana contra o Sport, Gabriel Jesus ficou fora simplesmente do dérbi da 26ª rodada contra o Corinthians (Palmeiras venceu por 2 a 0, em Itaquera).

Ao mesmo tempo no qual acumula mais cartões, Gabriel Jesus sofre com as marcações adversárias. O próprio Cuca usou o duelo do último domingo para reforçar esta análise; o treinador usou o lance do pênalti responsável pelo primeiro gol palmeirense em Florianópolis.

“O Gabriel Jesus está com um hematoma grande no rosto pela cotovelada. Se foi intencional ou não foi, não cabe a mim. Se é no meio de campo, ia ser dada a falta. O árbitro estava a três metros do lance, então estava bem colocado. A chance de errar estando a três metros do lance é mínima”, declarou o técnico palmeirense.

O crescimento no número de cartões, no entanto, conflita com a tese de que Gabriel Jesus tem apanhado e batido mais nesta reta final de Campeonato Brasileiro, mais precisamente desde o final dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

De acordo com dados do Footstats, Jesus sofria 3,6 faltas por partida antes da medalha de ouro; agora, a média caiu para 3,1. Em questões técnicas defensivas, Gabriel também evoluiu: comete 1,8 infrações por jogo, contra 2,9 antes do período Olímpico.

Quer receber notícias do Palmeiras de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.