Topo

Marcelo quer repetir no Atlético-MG jogada que fez sucesso com o Cruzeiro

Marcelo Oliveira quer que arma dos tempos de Cruzeiro funcione no Atlético-MG - Bruno Cantini/Atlético
Marcelo Oliveira quer que arma dos tempos de Cruzeiro funcione no Atlético-MG Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

18/09/2016 06h00

Com Marcelo Oliveira no comando técnico, o Cruzeiro foi bicampeão brasileiro em 2013 e 2014. Sempre com o ataque mais positivo, com 77 e 67 gols marcados, respectivamente. Muitos desses gols saíram numa das jogadas mais fortes da equipe bicampeã nacional. A famosa bola parada. Seja numa cobrança direta de falta ou num escanteio.

Muitos foram os jogos que o Cruzeiro pontuou graças aos bons batedores e o posicionamento correto na área adversário. É justamente isso que o treinador deseja repetir no Atlético-MG. Apesar de contar com zagueiros altos, casos de Leonardo Silva e Erazo, além de centroavantes que são bons cabeceadores, casos de Fred e Lucas Pratto, o Atlético não faz gol após escanteio ou cobrança de falta para área desde a 5ª rodada, no empate 1 a 1 com o Fluminense.

Já o único gol em cobrança de falta direto foi de Rafael Carioca, no clássico com o Cruzeiro, no primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Já gol de pênalti o Atlético marcou recentemente, no triunfo por 1 a 0 sobre o Atlético-PR, com Robinho, pela 21ª rodada.
Com aproveitamento tão baixo nas bolas paradas, Marcelo Oliveira tem aproveitado o tempo disponível na Cidade do Galo para treinar e aprimorar esse importante fundamento.

“Estou esperando também o gol de bola parada. Temos um potencial grande, mas não tem acontecido. Até levamos um ou outro nesse percurso. Mas tempo um potencial e acho que na hora certa vai sair”.

A escalação do Atlético para enfrentar o Cruzeiro segue como um mistério. Marcelo Oliveira tem boas opções, especialmente para o setor ofensivo. Entre os candidatos estão Rómulo Otero, notoriamente um bom cobrador de faltas, embora ainda não tenha feito nenhum gol dessa maneira com a camisa atleticana. Algo que o próprio jogador se cobra e espera que aconteça neste domingo, no clássico mineiro.

“Graças a Deus saiu o primeiro gol (contra o Fluminense), mas sigo esperando o gol de falta. Fico um pouco ansioso, mas assim são as coisas. Espero que no clássico saia. Estou tranquilo, o importante é que a equipe ganhe, não que eu faça gols. O importante é que a equipe vá bem e ganhe”, comentou o venezuelano.

Além de Otero, o Atlético tem outros candidatos para as cobranças de falta. O lateral esquerdo Fábio Santos e o meia Cazares já arriscaram algumas cobranças durante a temporada. Além do volante Rafael Carioca, autor do único gol de falta do Atlético no Campeonato Brasileiro.

Ficha técnica
Cruzeiro x Atlético-MG

Motivo: 26ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Data: 18 de setembro de 2016 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Alex dos Santos (SC) e Jose Roberto Larroyd (SC)

Cruzeiro
Rafael; Lucas (Ezequiel), Bruno Rodrigo, Léo e Edimar; Lucas Romero (Ariel Cabral), Henrique e Robinho; Rafael Sóbis, Giorgian De Arrascaeta e Ramón Ábila.
Técnico: Mano Menezes.

Atlético-MG
Victor; Carlos César, Leonardo Silva, Erazo (Gabriel) e Fábio Santos; Rafael Carioca, Júnior Urso e Juan Cazares (Rómulo Otero); Robinho, Lucas Pratto (Clayton) e Fred.
Técnico: Marcelo Oliveira.