Topo

Clássico pode definir "Rei das Arenas" entre Corinthians e Palmeiras

Itaquera receberá o quatro clássico entre Corinthians e Palmeiras - Dassler Marques/UOL
Itaquera receberá o quatro clássico entre Corinthians e Palmeiras Imagem: Dassler Marques/UOL

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

16/09/2016 06h00

Corinthians e Palmeiras voltam a se enfrentar em Itaquera neste sábado (17). Além de envolver a disputa pelas primeiras posições do Campeonato Brasileiro, o clássico pode ser transformar em um tira-teima entre os clubes nas novas arenas.

Desde 2014, seis confrontos entre os times ocorreram nos estádios - três no Allianz Parque e três na Arena Corinthians. O retrospecto é exatamente o mesmo, inclusive no número de gols marcados e sofridos.

Em Itaquera, por exemplo, cada time venceu uma vez por 2 a 0, com um empate por 2 a 2 na semifinal da edição 2015 do Paulistão - com sabor amargo para o Corinthians, que acabou eliminado nos pênaltis e viu o rival avançar à decisão. O número de gols também é o mesmo: quatro para cada um.

No Allianz Parque, o Palmeiras perdeu a primeira partida contra o rival na sua arena, em fevereiro do ano passado (1 a 0). No segundo jogo, os times ficaram no empate por 3 a 3. Por fim, em junho, pela sétima rodada do Brasileirão, Cleiton Xavier marcou o único gol do duelo no estádio palmeirense. As equipes, dessa forma, também forma às redes quatro vezes cada. 

O Palmeiras busca sustentar a liderança do Brasileirão na partida. O time do técnico Cuca soma 48 pontos, contra 47 do Flamengo. O Corinthians, por sua vez, tenta voltar ao G-4. A equipe tem em ponto a menos que o Santos, que chegou aos 42 na última quarta-feira.

No clássico deste sábado, o Corinthians ainda tenta encerrar um tabu contra o Palmeiras. O time alvinegro não vence o rival há cinco jogos, desde o triunfo por 1 a 0 no Allianz Parque. Desde então, o time palmeirense venceu três jogos, com dois empates - os dois últimos duelos foram disputados no Pacaembu (o Palmeiras derrotou o rival pela contagem mínima).