Topo

Fla abre vantagem, mas Botafogo arranca empate em inauguração de nova arena

Tite Arena Botafogo - Vinícius Castro/UOL - Vinícius Castro/UOL
Tite acompanhou clássico carioca na Arena Botafogo
Imagem: Vinícius Castro/UOL

do UOL, em São Paulo

16/07/2016 17h49

Botafogo e Flamengo fizeram um clássico eletrizante neste sábado, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na inauguração da Arena Botafogo, na Ilha do Governador, os donos da casa saíram atrás e até ficaram dois gols em desvantagem na etapa final, mas a equipe comandada por Ricardo Gomes não desistiu, superou a má atuação do setor defensivo e presenteou os torcedores com um empate heroico por 3 a 3.

Com a igualdade no placar, o Flamengo chega aos 24 pontos, assumindo provisoriamente a quarta posição da competição nacional. Já o Botafogo chega aos 17 conquistados, no 14º lugar da tabela.

Quem foi bem: Everton, o cara do jogo

O meio-campista do Flamengo foi definitivamente o cara do jogo. Além de abrir o placar com um belo chute no primeiro tempo, ele ainda foi responsável por dar duas assistências na etapa final, para gols de Jorge e Guerrero, respectivamente. No último, anotado pelo peruano, ele não só serviu o companheiro com perfeição como também foi quem roubou a bola no campo ofensivo.

Quem foi mal: zaga botafoguense

Se o setor ofensivo do Botafogo foi bem na etapa inicial, a parte defensiva deixou a desejar neste sábado. No primeiro tempo, Renan Fonseca falhou dentro da área, e Everton aproveitou. No segundo tempo, além de sair errado no campo de defesa, Sidão colaborou após finalização de Jorge. No terceiro, para variar, mais uma roubada de bola no campo de ataque do Flamengo, desestruturando toda a marcação alvinegra.

Nova casa

Com a ausência do Maracanã e Engenhão por conta dos Jogos Olímpicos Rio-2016, o Botafogo estreou uma nova casa neste sábado. O jogo contra o Flamengo foi realizado na agora Arena Botafogo, o antigo Estádio Luso Brasileiro, pertencente a Portuguesa-RJ. A decisão, ainda foi marcada por uma polêmica. O clube rubro-negro tinha preferência por atuar em outra praça no início do Campeonato Brasileiro, mas o Botafogo viabilizou rapidamente o espaço e, com autorização dos órgãos competentes e da CBF, teve a vantagem de jogar o clássico em casa.

Botafogo domina, mas cede gol

Apesar de viver situações opostas na tabela de classificação, foi o Botafogo quem tomou conta das ações do clássico neste sábado. Com mais posse de bola, a equipe comandada por Ricardo Gomes ia chegando aos poucos e só não abriu o placar logo no começo porque a cabeçada de Rodrigo Lindoso, após cobrança de escanteio de Camilo, explodiu na trave de Alex Muralha. O Flamengo, que quase não chegava ao ataque, então, se aproveitou de um vacilo da zaga para balançar as redes. Aos 23min, após cruzamento de Mancuello, Renan Fonseca falhou dentro da área e Everton emendou um belo chute para superar Sidão. Antes do intervalo, no entanto, Diogo Barbosa acertou um lindo chute de fora da área para igualar.

Fla oportunista, e Botafogo guerreiro

Mesmo sem alterações, o Flamengo voltou melhor que o Botafogo na etapa final e precisou apenas esperar por erros dos donos da casa para pular na frente do placar. Logo aos 11min, a equipe alvinegra saiu jogando errado, Jorge roubou, recebeu de Everton, avançou e chutou para desempatar, contando ainda com um vacilo do goleiro Sidão. Já aos 22, Everton roubou a bola e serviu Guerrero, que bateu na saída do arqueiro.

O Botafogo, no entanto, não se entregou e conseguiu correr atrás de um empate improvável. Aos 34, Luis Ricardo escapou pela direita, Muralha saiu errado e, após cruzamento, Neilton, que entrou no lugar de Pimpão, descontou. Empolgado com o gol, os donos da casa precisaram de apenas três minutos para buscar o empate. Aos 37, Camilo fez bela jogada pela esquerda e serviu Salgueiro, que girou com categoria sobre a marcação e marcou um golaço.

Que vacilo!

Tênis Arena Botafogo - Reprodução/Premiere - Reprodução/Premiere
Árbitro recolhe tênis atirado no gramado da Arena Botafogo
Imagem: Reprodução/Premiere

Logo no primeiro jogo da Arena Botafogo, o clube de General Severiano já pode ter problemas nos tribunais. Isso porque no intervalo do clássico, o árbitro recolheu do gramado um tênis atirado dentro de campo. Segundo registro do canal “Premiére”, o objeto foi jogado de um setor de arquibancadas ocupado por botafoguenses. Já na etapa final, o juiz ainda recolheu um copo plástico, atirado logo após o segundo gol do Flamengo. Perto do final do jogo, quando o Botafogo ainda era derrotado, um confusão tomou conta das arquibancadas, o que parecia ser uma briga entre os próprios torcedores alvinegros.

Olho neles, Tite!

Como já virou costume em partidas do Campeonato Brasileiro, Tite, atual técnico da seleção brasileira, e Edu Gaspar, coordenador da CBF, estiveram nas tribunas da Arena Botafogo, na Ilha do Governador, para acompanhar o clássico carioca. Vale lembrar que o treinador deve fazer sua primeira convocação somente para as partidas das Eliminatórias para a Copa do Mundo diante de Equador e Colômbia, nos dias 02 e 06 de setembro, respectivamente.

Agenda

Na próxima rodada, o Flamengo estreia no novo dia e horário do Campeonato Brasileiro, segunda-feira (25), às 20h (de Brasília), contra o América-MG, no Estádio Kléber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo. Já o Botafogo visita a Chapecoense, domingo (24), às 16h, na Arena Condá.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 3 X 3 FLAMENGO
 
Local: Arena Botafogo, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 16 de julho de 2016, sábado
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Alex Ang Ribeiro (SP)
Gols: Everton, Jorge e Guerrero (Flamengo); Diogo Barbosa, Neilton e Salgueiro (Botafogo)
 
BOTAFOGO: Sidão, Luis Ricardo, Emerson Santos, Renan Fonseca e Diogo Barbosa; Aírton, Bruno Silva, Rodrigo Lindoso e Camilo; Rodrigo Pimpão (Neilton) e Sassá (Canales).
Técnico: Ricardo Gomes
 
FLAMENGO: Alex Muralha, Pará, Réver, Juan e Jorge; Márcio Araújo, Willian Arão, Mancuello (Fernandinho); Marcelo Cirino (Canteros), Everton e Guerrero.
Técnico: Zé Ricardo