Topo

Cazares supera Guilherme com gol mais rápido do Atlético-MG em Brasileiros

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

30/06/2016 21h49

Raphael Claus apita o início do jogo e Robinho joga a bola para Erazo. O zagueiro domina e lança a bola em direção do outro zagueiro, Leonardo Silva, que já estava perto da área do Botafogo. O capitão do Atlético-MG escora de cabeça para Fred, que ajeita de calcanhar para Cazares. Já dentro da área, o meia sequer domina a bola e bate de primeira, após um quique. Chute sem força, mas colocado. A bola entra no canto esquerdo do gol defendido por Sidão.

O Atlético precisou de apenas 12 segundos para abrir o placar contra o Botafogo. O gol válido pela 12ª rodada no Campeonato Brasileiro entrou para a história do clube mineiro. O chute de canhota de Cazares é agora o gol mais rápido do Atlético na história do Brasileirão.

Cazares superou Guilherme. Até então, o recorde atleticano na história da competição era do centroavante que vestiu a camisa alvinegra entre 1999 e 2003. Guilherme precisou de somente 15 segundos gols para fazer o primeiro do Atlético no triunfo sobre o Corinthians por 3 a 2, na final do Campeonato Brasileiro. A partida realizada no Mineirão foi a primeira de uma série de três, que ao final terminou com a conquista do clube paulista.

No entanto, marcar aos 11 segundos não deu a Cazares o posto de gol mais rápido da história do Campeonato Brasileiro. Esse continua com Nivaldo, do Náutico, justamente sobre o Atlético. Em uma partida da edição de 1989, o jogador da equipe pernambucana precisou de somente 8 segundos para fazer o primeiro gol da partida, que terminou com triunfo do Náutico por 3 a 2.

Na súmula

Se pela repetição da imagem é possível ver que entre o primeiro toque do Atlético e a bola no fundo da rede foram somente 12 segundos, o árbitro Raphael Claus anotou na súmula que o gol foi aos 14 segundos. Mesmo com a marcação do juiz, o gol de Cazares é o mais rápido do Atlético na história do Campeonato Brasileiro, pois o gol de Guilherme, contra o Corinthians, em 1999, foi aos 15 segundos.