Topo

Dependência? G. Jesus lidera Palmeiras em chutes, dribles e faltas sofridas

Cesar Greco/Ag Palmeiras
Imagem: Cesar Greco/Ag Palmeiras

Do UOL, em São Paulo

27/06/2016 06h00

Gabriel Jesus tem dado motivos em campo para entrar na mira de alguns dos maiores clubes do mundo. Observado por Barcelona, Real Madrid e Juventus, o atacante não só briga pela artilharia do Campeonato Brasileiro, mas também tem assumido um protagonismo cada vez maior no Palmeiras.

Ninguém acertou mais chutes a gol no Brasileirão que Gabriel Jesus, que finalizou certo 18 vezes, assim como Diego Souza, do Sport. O palmeirense tem sete gols marcados e deu duas assistências em 11 rodadas. Ele ainda é o mais caçado da competição (41 faltas sofridas) e o segundo mais faltoso (29 faltas cometidas).

Se os números são expressivos levando em conta todo o Brasileirão, a importância do camisa 33 fica ainda mais clara quando apenas o elenco palmeirense fica sob análise. O vice-artilheiro do Alviverde é Roger Guedes, que tem três gols no campeonato. Guedes também é o segundo em finalizações, com 21 chutes tentados – contra 31 de Gabriel Jesus –, e o segundo maior driblador com sete fintas certas – quatro atrás do companheiro de ataque.

No âmbito ofensivo, Gabriel Jesus só é coadjuvante no quesito assistência, pois Cleiton Xavier e Dudu já têm cinco passes para gols cada um no torneio. Por ser o mais acionado do ataque, o camisa 33 também é o que mais fica em impedimento (12 vezes) e mais perde a posse de bola (73 vezes) entre os palmeirenses.

Em enorme evidência desde que o Brasileirão começou, a joia palmeirense chama atenção dos maiores clubes do mundo. Segundo especula a imprensa espanhola, Barcelona e Real Madrid disputam a preferência do jovem de 19 anos e devem assediá-lo cada vez mais. O empresário do atleta também já admitiu sondagens de Juventus e Bayern de Munique.

A multa rescisória para o exterior é de 40 milhões de euros, mas o contrato prevê um desconto para cinco grandes clubes – dentre eles Barça e Real –, que precisariam desembolsar 24 milhões de euros (R$ 92,5 milhões) para ter Gabriel Jesus.