Topo

Crise dos 9: seca de Guerrero e saudade de Fred atormentam Fla e Flu

Último gol do peruano Paolo Guerrero pelo Flamengo faz quase dois meses - Gilvan de Souza/ Flamengo
Último gol do peruano Paolo Guerrero pelo Flamengo faz quase dois meses Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo

Bernardo Gentile e Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/06/2016 06h00

Com personagens icônicos vestindo tal camisa nos últimos tempos, Flamengo e Fluminense realizam o clássico deste domingo (26), às 16h, na Arena das Dunas, em Natal (RN), atravessando a 'crise dos 9': o Rubro-negro sofre com a 'seca' atravessada por Guerrero, enquanto o Tricolor encara a lacuna deixada pelo ídolo Fred.

Nesta temporada, Guerrero disputou 21 jogos e marcou 9 gols. O último foi feito há quase dois meses, contra o Fortaleza, pela Copa do Brasil. De lá para cá, participou da Copa América com a seleção de seu país e deixou sua marca apenas uma vez, diante do modesto Haiti - um número bem abaixo das duas edições anteriores no torneio sul-americano, quando foi artilheiro em ambas.

Na chegada a Natal, Guerrero economizou nas palavras, mas o técnico Zé Ricardo manifestou seu apoio ao jogador: "A gente espera contar com ele. Com certeza".

Pelo lado do Fluminense, o técnico Levir Culpi ainda tenta encontrar alguém que supra a ausência do artilheiro Fred, que se transferiu para o Atlético-MG e já marcou dois gols.

O jovem Richarlison era a aposta, mas não tem correspondido e, na derrota da última rodada para o Santos por 4 a 2, Magno Alves assumiu a vaga. O veterano, aliás, foi o único da posição que fez gol desde que o ídolo saiu. Marcos Júnior, que atua mais pelas pontas, acabou improvisando na função diante do Peixe e fez dois.

Apesar da notória carência, Levir diz que Fred é 'página virada' no clube: "Pensei que esse assunto já tinha vencido. Ele já foi, temos que olhar as outras situações. Ninguém vai apagar a imagem do Fred no Fluminense. É um ídolo do time. O Flu vai seguir e novos jogadores vão surgindo. Temos que procurar outras soluções".

A instabilidade no setor faz com que os dois clubes virem os olhos para o mercado e há possibilidade da chegada de reforços para o decorrer do Campeonato Brasileiro.

FLAMENGO X FLUMINENSE

Local: Arena das Dunas, Natal (RN)
Data e hora: 26 de junho de 2016, às 16h
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Rogério Pablos Zanardo (SP)

FLAMENGO
Muralha, Rodinei, Réver, Rafael Vaz e Jorge; Márcio Araújo, Willian Arão e Alan Patrick; Marcelo Cirino, Everton e Guerrero
Técnico: Zé Ricardo

FLUMINENSE
Diego Cavalieri; Jonathan, Gum, Henrique e Wellington Silva; Edson, Douglas, Cícero e Gustavo Scarpa; Marcos Júnior e Magno Alves
Técnico: Levir Culpi