Topo

Tite se irrita com sequência e questiona autonomia da CBF sobre Globo

Robson Ventura/Folhapress
Imagem: Robson Ventura/Folhapress

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

31/05/2016 17h53

O Corinthians realiza seu terceiro jogo em seis dias na quarta-feira, diante do Santos. No sábado, recebe o Coritiba, naquele que será a quarta partida em 10 dias. Para Tite, que foi à CBF recentemente e questionou intervalo de 72 horas entre os jogos como fundamental e que protesta contra o horário das 11h, essa sequência atual é decepcionante. 

Na véspera do clássico, Tite questionou a autonomia da CBF diante da Globo, que detém o direito de montar a grade de transmissão, por ser a dona dos direitos. Ele ainda revelou que o médico Ivan Grava interveio na partida contra o Sport, no domingo passado, para que houvesse parada para hidratação dos atletas na etapa final. 

"Todos profissionais que lá estavam (CBF). Todos, manifestaram em não querer jogar (com menos de 72 horas). É falta de responsabilidade da CBF em não pré-determinar uma grade e disse isso ao Manoel (Flores, diretor) de frente. (a CBF) Não tem autonomia para determinar grade e a partir daí que as coisas aconteçam", reclamou Tite.

"O doutor Ivan, meu abraço a ele. Não ia dar parada técnica no segundo tempo e sabe o que ele (Ivan Grava) falou? 'Vai parar, senão vou lá falar com o delegado (do jogo)'. Ele não veio me consultar. Isso não é estratégico, é de saúde. Quando ele foi lá pra cima do delegado, o árbitro parou. Não tem estratégia de estar ganhando e querer parar. É saúde e outros elementos por trás", acrescentou o treinador. 

Um dos pontos que interfere na preocupação de Tite em relação aos atletas é espécie de trauma que carrega dentro de si. Ele foi um dos últimos treinadores de Serginho, que morreu em campo diante do São Paulo, no Morumbi, em outubro de 2004. "Tomara que não dê nenhum outro problema grave. As pessoas responsáveis e a CBF vão estar expostas a isso. Eu e todos os outros estamos falando e reiterando. Vou continuar falando. Podem descer o cacete, não tem problema", esbravejou. 

Confira outras respostas de Tite nesta terça-feira:

JOGOS ÀS 11H
Quando se tem calendário racional, você consegue planificar. Você vê resposta dos atletas, porque a resposta é individual. Tem atleta que de manhã não conseguiu se alimentar. O Vílson não consegue, não come, não tem jeito. Eu vi o Durval correndo sem pensar, tamanho o desgaste (contra o Sport). 

DESGASTE FÍSICO
Tinha uns quatro jogadores com câimbra (no domingo). Quando o campo é mais pesado, a perna incha quando você dá dois piques. Você não consegue dosar o número de piques que vai dar. Se o jogo fica descompactado e o time adversário ataca, são três ou quatro piques. Vílson estava entre eles, mas até agora está legal.

JULGAMENTO DE YAGO ADIADO
Respeito o tempo que tem que ter para convicção no estudo do caso. O outro é que fico extremamente chateado porque estava previsto que ia contar com ele. Minha convicção é que ele vai ser julgado e absolvido. Ele é do bem, está escrito na testa. É um dos primeiros a chegar, ele treina pra caramba, saiu e voltou, manteve a conduta, é família...não vai ter envolvimento. Lastimo esse lado. Se tem que estudar mais o caso para que tenha que ter um parecer, não vou entrar no mérito.

JEJUM DE LUCIANO
Mostramos os vídeos e chamei ele para uma conversa quando acabou. Disse 'você está fazendo um segundo movimento sem o primeiro, está ansioso, não pode'. Dá um passinho pra trás. Jordan falava. Volta ao básico, volta aos princípios, dá um passinho pra trás e faz o simples. A possibilidade de finalização vai acontecer.

CÁSSIO
Da mesma forma. As informações (justificativas para sair do time)...respondi (anteriormente) que as informações foram direcionadas a ele (Cássio). Minha e em relação ao Mauri. Está tudo bem claro.

PRESIDENTE E ORGANIZADAS
Tenho quatro anos. A pessoa que mais conheço e tenho profundo respeito a todos os princípios éticos, de conduta, é o Roberto. A pessoa que mais me conhece é o Roberto. Passamos situações que vocês não imaginam. Nossa lealdade, falar de frente, é o maior de tudo que podem imaginar. Meu respeito a conduta dele é muito grande.