Topo

Marquinhos Gabriel faz golaço, e Corinthians derrota o Sport em Recife

Marquinhos Gabriel encara a marcação do Sport - Clelio Tomaz/AGIF - Clelio Tomaz/AGIF
Imagem: Clelio Tomaz/AGIF

Do UOL, em São Paulo

29/05/2016 13h00Atualizada em 04/07/2020 18h48

O Corinthians deu nova demonstração neste domingo de que encontrou um esquema tático competitivo. Seguro defensivamente e criativo no ataque, o time paulista derrotou o Sport por 2 a 0, na Ilha do Retiro, com direito a um golaço de Marquinhos Gabriel, no 2º tempo.

Lucca foi o autor do primeiro gol do jogo. O resultado poderia ter sido mais elástico, mas o Corinthians desperdiçou várias chances na área adversária. Com essa vitória, o Corinthians chega a 7 pontos e fica na quarta colocação do Campeonato Brasileiro. O Sport permanece com 1 ponto.

"Aproveitamos o contra-ataque que a gente tem, que é muito forte neste quesito. Perdemos chances que não podemos perder, inclusive comigo", disse Marquinhos Gabriel ao Premiere.

Tática

Tite manteve a estratégia adotada na vitória por 3 a 0 contra a Ponte Preta. O esquema voltou a surtir efeito. O Corinthians teve diversas chances de jogo no duelo em Recife. Quem mais se beneficiou com a implantação do sistema 4-2-3-1 foi Guilherme.

Com a fixação de dois volantes marcadores (Cristian e Bruno Henrique), Guilherme ganhou liberdade para criar. De seus pés nasceram passes para Marquinhos Gabriel. A defesa ficou menos exposta.

Apagado, Luciano dá lugar a "talismã" Lucca

Lucca faz primeiro gol do Corinthians contra o Sport - Clelio Tomaz/AGIF - Clelio Tomaz/AGIF
Imagem: Clelio Tomaz/AGIF

Luciano foi o pior jogador do Corinthians em campo. Ele não consegue repetir as boas atuações no Brasileirão do ano passado. Disperso e lento, o atacante corintiano novamente foi facilmente anulado pela zaga rival. No segundo tempo, Luciano foi substituído por Lucca.

E Lucca fez sua parte ao aproveitar cruzamento de Giovanni Augusto para cabecear para o gol.

Marquinhos Gabriel e Guilherme: aprovados

Guilherme mostrou que pode funcionar como o "maestro" do Corinthians. O jogador deixou Marquinhos Gabriel duas vezes na cara do gol, uma em cada tempo. Mas Gabriel não marcou.

Marquinhos Gabriel se redimiu após perder duas chances claras, Na terceira oportunidade de gol (com outro passe de Guilherme), Gabriel acertou um lindo chute no ângulo de Magrão. Mais do que o gol, Gabriel tem sido o jogador mais agudo do ataque corintiano neste Brasileirão.

Defesas de Walter e aplausos de Cássio

Walter fez duas grandes defesas na primeira etapa, sendo uma delas em uma cabeçada de Diego Souza. Do banco de reservas, Cássio aplaudiu as defesas do amigo concorrente.

Sport sem criatividade

O time de Oswaldo de Oliveira não conseguiu envolver a defesa corintiana. Diego Souza esteve apagado. E quando conseguiu ameaçar os corintianos, o Sport parou no travessão e em defesas de Walter. O clube pernambucano espera contar com o atacante André, que se destacou pela equipe no ano passado e atualmente defende o Corinthians.

Opinião dos blogueiros do UOL

PVC: Guilherme é o melhor do Corinthians na partida. Oswaldo não se acerta no Sport.

Juca Kfouri: Em câmera lenta, o Corinthians liquidou o Sport de Oswaldo de Oliveira.

Ficha Técnica

Sport 0 x 2 Corinthians
Data:
29/05/2016
Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Hora: 11h00 (de Brasília)
Árbitro: Wagner Reway
Assistentes: Fábio Rodrigo Rubinho e Guilherme dias Camilo
Cartões Amarelos: Rithely e Renê (SPO), Guilherme (COR)
Gols: Lucca, 24min do segundo tempo, Marquinhos Gabriel, 33 min do segundo tempo

Sport: Magrão; Samuel Xavier, Durval, Matheus Ferraz e Renê (Rodney Wallace); Rithely, Serginho, Gabriel Xavier (Tulio de Melo) e Everton Felipe e Diego Souza; Edmilson. Treinador: Oswaldo Oliveira.

Corinthians: Walter; Fagner, Felipe, Vilson e Uendel; Cristian, Bruno Henrique, Giovanni Augusto (Marlone) e Guilherme e Marquinhos Gabriel; Luciano (Lucca). Treinador: Tite