Topo

Dor, frio e Whatsapp. O início da 'era Danilo Fernandes' no Inter

Jeremias Wernek/UOL
Imagem: Jeremias Wernek/UOL

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

29/05/2016 06h00

Danilo Fernandes completou duas semanas de Internacional e já é visto como um jogador adaptado ao elenco. Mas os primeiros dias em Porto Alegre foram difíceis para o goleiro, contratado junto ao Sport. A carga de treinos e o clima pesaram. O aplicativo de mensagens instantâneas Whatsapp ajudou e ele fará o terceiro jogo como titular neste domingo (29), contra o Santos.

Substituto de Alisson, Danilo foi escolhido criteriosamente pelo Inter. O reflexo, posicionamento debaixo das traves e segurança influenciaram bastante na decisão.

O primeiro desafio foi aguentar a diferença climática. De Recife para Porto Alegre, quase 20 graus a menos. Justamente na chegada, Danilo Fernandes se deparou com uma frente fria que derrubou a temperatura nos termômetros gaúchos.

Junto com o frio, o goleiro sentiu o ritmo dos primeiros trabalhos no CT do Parque Gigante. A carga foi ajustada para melhor adaptação a rotina.

"Nós notamos uma certa fadiga dele após os primeiros treinos e isso se confirmou depois. Ele me passou que realmente o ritmo era bem mais forte, mais intenso. O Danilo sentiu. Ali notamos que era preciso adaptar. Diminuímos o ritmo nos outros dias e depois retomamos", conta Daniel Pavan, preparador de goleiros do Inter.

Tanto para lidar com o frio, chegada ao novo elenco e volume de trabalho, um item foi fundamental: o Whatsapp. Pelo serviço, Danilo Fernandes conseguiu trocar dicas com os funcionários do Inter e superar os primeiros dias. Ele foi adicionado no grupo só dos goleiros do Colorado logo de cara, ainda com Alisson em Porto Alegre.

A relação com Nilton e Alex, ex-colegas dos tempos de Corinthians, também ajudaram. Mesmo que ambos estejam de saída do clube gaúcho, serviram para apresentar Danilo aos colegas. A resposta veio contra o São Paulo, no Morumbi. Naquela que foi considerada uma estreia excelente.

"Superou as expectativas para estreia, por ser o primeiro jogo em um novo clube e com novos companheiros. Deixou todo mundo mais convicto ainda de que era o nome ideal", sentencia Pavan.

FICHA TÉCNICA
SANTOS X INTERNACIONAL

Data e horário: domingo, às 18h30 (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, Santos (SP)
Arbitragem: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Auxiliares: Fabrício Vilarinho de Souza (FIFA) e Christian Passos Sorence (ambos de Goiás)

SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, David Braz e Zeca; Thiago Maia, Renato, Rafael Longuine e Vitor Bueno; Paulinho e Joel
Técnico: Dorival Júnior

INTERNACIONAL: Danilo Fernandes; William, Paulão, Ernando e Artur; Fernando Bob, Fabinho, Anselmo (Aylon/Gustavo Ferrareis) Andrigo e Eduardo Sasha; Vitinho
Técnico: Argel