Topo

Levir cobra aprendizado para reforço de R$ 10 mi retomar titularidade

Richarlison é abraçado por Fred. Atacante é visto como uma aposta do Flu - NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.
Richarlison é abraçado por Fred. Atacante é visto como uma aposta do Flu Imagem: NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

27/05/2016 06h00

Antes do Campeonato Brasileiro, Richarlison acumulou elogios do técnico Levir Culpi, que chamou o jovem atacante até mesmo de “Fred veloz”. O atacante, que custou R$ 10 milhões ao Fluminense no mercado da bola, parecia que se firmaria entre os titulares com o início da competição. Ainda mais após fazer uma grande estreia diante do América-MG.

O problema ocorreu no segundo jogo, contra o Santa Cruz, quando Richarlison esteve irreconhecível e acabou substituído no intervalo. Ali Levir percebeu que precisaria reforçar alguns ensinamentos ao jovem atacante para que ele voltasse ao time titular para fazer dupla com Fred. O cerne da questão é o desempenho tático.

Levir Culpi quer Richarlison flutuando atrás de Fred para dar opções de jogadas. Isso ocorreu da maneira esperada diante do América-MG, mas não conseguiu se repetir diante do Santa Cruz de Milton Mendes. Para o treinador, ficou claro que o atacante ainda não sabe exatamente quais são suas obrigações e que isso precisa ser corrigido nos treinamentos.

Contra o Palmeiras, na última quarta-feira, Richarlison saiu do banco como alternativa para mudar o panorama do jogo, que já contava com o adversário vencendo por 2 a 0. O atacante criou boas jogadas, mas não conseguiu fazer a diferença. Não foi o suficiente para que Levir cogitasse a volta como titular.

“Não é bem isso. Qual foi a partida espetacular que o Richalrison fez hoje? Você [repórter] que está achando. Não foi nada anormal. Até agradeço pelo comentário e pela força que está dando ao garoto”, disse o irreverente Levir Culpi em coletiva.

O fato é que Levir mudou o esquema do Fluminense para enfrentar o Palmeiras. Sacou Richarlison para a entrada de Edson, tornando a equipe mais defensiva. Para o próximo jogo com o Botafogo, com quem tem tido dificuldades na temporada, é bem provável a manutenção dos três volantes para 'ganhar' o meio de campo.