Topo

Flu consegue virada, mas Santa reage com dois de Grafite e arranca empate

Do UOL, no Rio de Janeiro

21/05/2016 20h22

Fluminense e Santa Cruz fizeram um duelo equilibrado neste sábado, em Volta Redonda, e empataram por 2 a 2. Os pernambucanos abriram o placar com Grafite e levaram uma virada em dois minutos após gols de Gustavo Scarpa e Gum. Quando a vitória dos cariocas parecia encaminhada, Grafite sofreu pênalti, fez o segundo dele na partida e decretou o resultado final.

Com o resultado, Fluminense e Santa Cruz ficam empatados com 4 pontos, ao lado da Ponte Preta, na liderança do Brasileiro. Os cariocas voltam a campo nesta quarta-feira, quando visitarão o Palmeiras, em São Paulo. Os pernambucanos, por sua vez, receberão o Cruzeiro, também na quarta, no Arruda, em Pernambuco.

Fluminense desperta após gol do Santa, mas vacila e cede empate

Como de costumes nos time do técnico Levir Culpi, a vocação ofensiva está presente no atual Fluminense. Com gosto pelo ataque, o Tricolor pressionou o Santa Cruz de todas as formas. Curiosamente foi preciso o Santa Cruz sair na frente para os cariocas acordarem. O Tricolor cresceu  conseguiu a virada e parecia que a vitória era certa. Grafite, porém, jogou um balde de água fria nos cariocas.

Santa Cruz saiu na frente, mas cometeu erro decisivo após abrir placar

Bem posicionado em campo, o Santa Cruz apostou nos contra-ataques para deixar o Rio de Janeiro com os três pontos. A tática parecia que teria um final feliz após Grafite abrir o placar logo no início do segundo tempo. Porém, ao ficar em vantagem, os pernambucanos cometeram um erro decisivo. Recuou demais e desistiu de contra-atacar. O Fluminense pressionou e conseguiu a virada em dois minutos. Menos mal que Grafite conseguiu arrancar empate no fim do jogo.

Há 16 anos, Magno Alves marcou cinco gols na goleada por 6 a 1 sobre o Santa Cruz

O confronto entre Flu x Santa Cruz carrega uma marca histórica para um jogador tricolor: o atacante Magno Alves. Ele foi autor de cinco dos seis gols na goleada do Flu sobre o Santa Cruz por 6 a 1 no Maracanã, jogo válido pela Copa João Havelange. É o maior artilheiro em um único jogo na história do Flu em Brasileiros. Para se ter uma ideia do feito, o segundo maior artilheiro do Flu é Fred, que, em 2011, na vitória por 5 a 4 sobre o Grêmio, no Engenhão, marcou quatro vezes.

Léo Moura volta ao Rio de Janeiro e ganha chance como titular

Após alguns meses, Léo Moura voltou a jogar futebol no Rio de Janeiro, onde fez muito sucesso no Flamengo. Com 37 anos, o jogador não joga mais na lateral-direita e virou apoiador. Contra o Flu, ele foi utilizado na antiga posição e como titular. Ele não teve muito destaque, mas também não comprometeu. Mas evidentemente foi perseguido pela torcida do Fluminense.

Gum faz história e vira o jogado com mais partidas pelo Flu no Brasileiro

O zagueiro Gum completou 188 jogos com a camisa do Flu em Brasileiros, ultrapassando Marcão (187). Com isso, ele passa a ser o jogador do Tricolor com mais jogos em Campeonatos Brasileiro. O terceiro atleta da lista é um companheiro do defensor. Diego Cavalieri, com 166 partidas. A marca ficou ainda mais feliz com o gol no duelo..

FLUMINENSE 2 X 2 SANTA CRUZ

Data e hora: 21/05/2016, sábado, às 18h30 (horário de Brasília)
Local: Raulino de Oliviera, em Volta Redonda (RJ)
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)
Auxiliares: Elicarlos Franco de Oliveira (BA) e Sidmar dos Santos Meurer (MG)
Gols: Grafite, aos 7min e 36min, Scarpa, aos 11min, Gum aos 14min do segundo tempo
Cartões amarelo: Wellington Silva, Jonathan e Henrique (FLU) Uillian e Keno (SAN)

Fluminense
Diego Cavalieri; Jonathan, Henrique, Gum e Wellington Silva; Pierre, Cícero, Gustavo Scarpa e Osvaldo; Richarlison (Gerson) e Fred. Técnico: Levir Culpi

Santa Cruz
Tiago Cardoso; Léo Moura, Nerys, Danny Morais e Tiago Costa; Uillian, Wellington, Fernando Gabriel (Wallyson) e Arthur; Keno e Grafite. Técnico: Milton Mendes