Topo

Julgamentos de escalações irregulares de Lusa e Fla são marcados para 2ª

Escaação irregular de Héverton pode terminar com queda da Lusa e a permanência do Flu na 1ª divisão - Divulgação/Portuguesa
Escaação irregular de Héverton pode terminar com queda da Lusa e a permanência do Flu na 1ª divisão Imagem: Divulgação/Portuguesa

Luiz Gabriel Ribeiro e Lucas Tieppo

Do UOL, no Rio de Janeiro e em São Paulo

11/12/2013 16h45

O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) marcou para a próxima segunda-feira, dia 16, às 17h, os julgamentos das escalações irregulares de Portuguesa e Flamengo. Com todos os documentos em mãos, o órgão vai analisar e encaminhar a ação que pode terminar com o rebaixamento da Lusa e a permanência do Fluminense na primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

O tribunal usa esta quarta-feira para intimar todas as partes do processo. Pela urgência da sessão, os envolvidos precisam estar cientes da data para que a reunião seja confirmada.

Portuguesa e Flamengo podem ser punidos por escalarem jogadores de forma irregular na última rodada do Brasileirão, no domingo. Heverton foi suspenso por dois jogos em julgamento realizado na sexta-feira após ter sido expulso contra o Bahia. O meia cumpriu um jogo, contra a Ponte Preta, mas não poderia ter atuado diante do Grêmio – ele entrou aos 32min do segundo tempo no empate por 0 a 0.

Com isso, a Portuguesa pode perder quatro pontos: três pela punição prevista em regulamento, além dos pontos conquistados na partida, no caso, um. De 48 pontos, a Lusa cairia para 44 e herdaria a 17ª colocação, ocupada por Fluminense (que terminou o campeonato com 46 pontos).

O caso do Flamengo é diferente. André Santos foi expulso na final da Copa do Brasil e foi suspenso por uma partida, em julgamento também realizado na última sexta-feira. Mesmo assim, o jogador entrou em campo no sábado contra o Cruzeiro. No entanto, o clube entende que o lateral esquerdo já havia cumprido a pena ao não enfrentar o Vitória no dia 30 – primeira partida após receber o cartão vermelho.