Topo

Muricy é oficializado no São Paulo e já dirige time contra a Ponte

Muricy Ramalho conquistou três edições do Brasileirão pelo São Paulo - Rodrigo Paiva/UOL
Muricy Ramalho conquistou três edições do Brasileirão pelo São Paulo Imagem: Rodrigo Paiva/UOL

Do UOL, em São Paulo

09/09/2013 19h08

O São Paulo oficializou no início da noite desta segunda-feira o retorno de Muricy Ramalho ao clube. O técnico volta para ocupar a vaga de Paulo Autuori, que foi demitido um dia após a derrota para o Coritiba, no Couto Pereira, conforme antecipou o blogueiro Vitor Birner. O técnico tricampeão brasileiro no Morumbi já comanda seu primeiro treino na tarde desta terça-feira, quando será apresentado à torcida e à imprensa. Na quinta-feira, ele reestreia pelo clube em partida contra a Ponte Preta, pelo Brasileirão, às 21h.

Muricy Ramalho começou carreira como jogador de futebol no São Paulo. Depois, trabalhou como assistente de Telê Santana antes de ter as primeiras chances como treinador da equipe profissional. Em 2006, assumiu a equipe após a saída de Autuori e do título Mundial. A partir daí, sagrou-se tricampeão brasileiro e foi demitido em 2009, após a quarta eliminação consecutiva na Copa Libertadores. 

Em sua primeira passagem, o São Paulo de Muricy Ramalho se marcou pelo esquema com três zagueiros, pela solidez defensiva e pela eficácia nas jogadas aéreas. O treinador era cogitado após a demissão de Ney Franco para retornar, mas se viu ultrapassado por Autuori na disputa pela volta ao Morumbi.

Em 17 jogos no comando do São Paulo, Paulo Autuori teve dez derrotas, quatro empates e apenas três vitórias. O São Paulo publicou a demissão do técnico campeão mundial em 2005 e o retorno de Muricy em seu site oficial. O comunicado exalta a conquista da Copa Eusébio, em Portugal, em jogo vencido por 2 a 0 sobre o Benfica, em torneio amistoso. Confira a nota na íntegra:

Na tarde desta segunda-feira (09), o São Paulo Futebol Clube decidiu substituir Paulo Autuori, que ocupava o cargo de Treinador da equipe de futebol desde o dia 11 de junho de 2013 [na verdade, 11 de julho]. Nesse período, Paulo Autuori conquistou a Eusébio Cup ao vencer o SL Benfica em Lisboa - Portugal.
 
O São Paulo Futebol Clube agradece pelo excelente trabalho realizado por Paulo Autuori e pelos profissionais de sua equipe, que nessa segunda passagem pelo Morumbi somente ratificaram o caráter e a qualificação profissional que os levaram a marcar uma página especial na História do Clube ao conquistar a Copa Libertadores e o Campeonato Mundial de Clubes no ano de 2005.
 
Para o lugar de Paulo Autuori, o São Paulo Futebol Clube contratou outro nome de peso em sua História, o Tricampeão Brasileiro Muricy Ramalho, que retorna ao clube após 5 anos.
 
Muricy Ramalho já iniciará seu trabalho no treinamento de amanhã, e dirigirá o time na partida da próxima quinta-feira (12) contra a Ponte Preta, no Estádio do Morumbi.