Topo

Corinthians volta a oscilar, mas "empatite" não incomoda o treinador

Do UOL, em São Paulo

08/08/2013 06h00

Depois de dois jogos animadores e uma subida na tabela, o Corinthians voltou a oscilar, jogou mal e só empatou com o Santos, perdendo a chance de ir ao G-4 pela primeira vez. O sexto empate no Campeonato Brasileiro, porém, ainda não preocupa o técnico Tite.

Questionado sobre o assunto na entrevista coletiva que concedeu após o 1 a 1 na Vila Belmiro, ele não concordou com pergunta de uma repórter sobre a oscilação da equipe. Em sua resposta, Tite ressaltou que o Corinthians recuperou o padrão e fez questão de valorizar o ponto conquistado na Vila Belmiro.

“O técnico aborda a verdade, só que coloca de maneira ponderada. A gente tem consciência desse processo. Faltou uma contundência maior de padrão lá em cima, sabia que ia cair um pouquinho, é normal nessa retomada”, minimizou Tite.

O problema é que o Corinthians é o time que mais empata no Campeonato Brasileiro. Foram seis igualdades em 12 jogos até agora, número só igualado pela Portuguesa, vice-lanterna da competição. Os líderes Cruzeiro e Botafogo, por exemplo, ganharam sete vezes cada e empataram só três, corroborando a tese do próprio Tite de que o torneio premia quem vence.

Desde o início da disputa, o Corinthians só encaixou dois bons jogos em sequência uma única vez, justamente contra Grêmio e Criciúma, seus últimos compromissos. Na visão de Tite, a ressaca do Paulista pesou nos jogos anteriores à parada para a Copa das Confederações e a disputa da Recopa também interferiu após o retorno.

No raciocínio do técnico, a equipe estaria em uma retomada, em que tropeços como o empate na Vila seriam naturais, por mais inoportunos que possam parecer. Se tivesse vencido o Santos, o Corinthians assumiria, mesmo que temporariamente, um lugar no G-4, onde não está desde que ganhou o Brasileiro de 2011.

O problema é que a “empatite”, expressão inicialmente pejorativa, mas tratada com bom humor até pelo próprio técnico hoje em dia, não se resume ao Campeonato Brasileiro. No ano todo, a equipe entrou em campo 45 vezes e empatou em 18, ou 40% das oportunidades. Em 2012, por exemplo, foram 76 partidas e 23 igualdades (30%).