Topo

Justiça penhora repasse da Globo, e Fluminense atrasa salários de jogadores

Peter Simensen, presidente do Fluminense, reclama de dívidas da gestão passada do clube - Dhavid Normando/Photocamera
Peter Simensen, presidente do Fluminense, reclama de dívidas da gestão passada do clube Imagem: Dhavid Normando/Photocamera

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/08/2012 17h14

A Justiça penhorou os valores que o Fluminense tinha a receber da Globo neste mês. Por causa de dívidas com o governo federal, o clube deixou de receber R$ 1,2 milhão em direitos de transmissão e, por isso, não pagará seus jogadores em dia em agosto.

O atraso nos salários foi confirmado pelo presidente do Fluminense, Peter Siemsen. Segundo ele, o prazo legal para o pagamento das remunerações vence nesta quarta-feira. Entretanto, com a penhora de parte das receitas do clube, o pagamento não será feito.

“Vou conversar com os jogadores nesta tarde. Tivemos esse imprevisto e teremos que atrasar o pagamento alguns dias”, afirmou Siemsen, em entrevista ao UOL. “Estamos trabalhando para resolver essa questão o mais rápido possível e normalizar ainda nesta semana os pagamentos.”

De acordo com Siemsen, o dinheiro que o clube receberia da Globo foi confiscado pela Justiça porque o Fluminense não repassou ao governo impostos debitados dos salários de seus funcionários de 2007 a 2010. O presidente do Flu afirmou que o clube deve cerca de R$ 20 milhões aos cofres públicos só em impostos não repassados durante esse período.

DETALHES DE FLUMINENSE X SÃO PAULO

  • Arte UOL

    Fluminense tenta mostrar força sem Deco e Nem para frear boa sequência do São Paulo

Inadimplente, o clube foi processado pelo governo. Perdeu e a Justiça bloqueou o que o clube recebe mensalmente pela transmissão dos jogos para o pagamento dos débitos.

O clube está recorrendo da decisão. Siemsen disse que o Fluminense não contesta os valores. Contudo, quer fazer um acordo com o governo para que possa pagar parceladamente a dívida que tem e não comprometer sua condição financeira.

“Nós já sabíamos desse problema quando assumimos a gestão do clube, em janeiro de 2011. A lei não nos permite negociar essa dívida com o governo administrativamente”, explicou o presidente do Flu. “Agora que houve o processo, vamos recorrer à Justiça e buscar no tribunal uma forma de pagar o que devemos sem comprometer o fluxo de caixa do clube.”

Siemsen ressaltou que essa dívida com o governo é a única do Fluminense que ainda não está equacionada. O presidente disse que todos os outros débitos do clube já foram negociados e estão sendo pagos rigorosamente em dia. “Só não fizemos isso com essa dívida porque a lei não permite. Tivemos que esperar a execução para, agora, fazermos um acordo”, complementou.