Topo

Juninho bate números pessoais de 2011 e anima Vasco para jogo contra Corinthians

Juninho domina a bola contra o Botafogo, último jogo no qual esteve em campo - Marcelo de Jesus/UOL
Juninho domina a bola contra o Botafogo, último jogo no qual esteve em campo Imagem: Marcelo de Jesus/UOL

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

31/07/2012 06h10

Capitão do Vasco, Juninho não esteve em campo no empate sem gols contra o Internacional, no último sábado, em Porto Alegre. O camisa 8 cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo e tem retorno ao time marcado para o próximo domingo, contra o Corinthians, às 16h, em São Januário, pela 14ª rodada do Brasileirão. Contar com o ídolo anima comissão técnica, jogadores e torcedores, principalmente pelos números positivos alcançados na temporada - superiores ao ano de 2011.

VASCO APOSTA EM BOM RETROSPECTO EM CASA PARA SEGUIR NA BRIGA PELA PONTA

  • Marcelo Sadio/ Site oficial do Vasco

    Apesar da contradição no discurso de jogadores e comissão técnica, o empate contra o Internacional no último sábado, em Porto Alegre, não foi considerado ruim para o Vasco. E a tranquilidade dos vascaínos não é por acaso. Além de ser beneficiado pelo empate do líder Atlético-MG no domingo, o time sabe que volta a jogar em São Januário já na próxima rodada e aposta no bom retrospecto em casa para se manter cada vez mais vivo na briga pela ponta da tabela do Brasileiro.

Juninho vem sendo uma importante válvula de escape para a equipe do Vasco. Mesmo aos 37 anos, o meia aparece na marcação e sobretudo na criação de jogadas. Dos seus pés costumam sair as melhores oportunidades de gols do Gigante da Colina. Segundo números do Datafolha, o camisa 8 tem um aproveitamento de 88% em 334 passes distribuídos na competição nacional.

Além disso, são três gols marcados em dez partidas disputadas. A média é de 2,4 finalizações (por jogo) e 2,2 lançamentos (por jogo) com o objetivo de colocar os companheiros na cara do gol. O desempenho é alvo de constantes elogios dos jogadores e do técnico Cristóvão Borges. Depois de um início de temporada no qual chegou a oscilar em alguns jogos, Juninho aparenta ter atingido o auge desde o retorno ao clube de São Januário.

Em 2011, o camisa 8 disputou 26 jogos, marcou cinco gols e não demonstrou dificuldades na readaptação ao futebol brasileiro após alguns anos na Europa. Na atual temporada, praticamente no mesmo período, já são 30 jogos oficias, atrás apenas de Alecsandro (39 jogos), Fernando Prass (40 jogos) e Nilton (32 jogos). Os nove gols assinalados reforçam os elogios e provam a condição importante na tentativa de levar o Vasco ao topo da tabela.

Após ter enfrentado um período de questionamentos durante a disputa da Copa Libertadores deste ano, Juninho tem sido o retrato do que o torcedor gosta de ver em campo. A sintonia parece cada vez mais afinada entre todas as partes envolvidas. Com isso, o Gigante da Colina espera colher mais frutos já na próxima rodada. Os três pontos e uma possível liderança são considerados a nova missão de Juninho e seu bom momento em São Januário.