Topo

Cuca substitui Dorival Júnior no Atlético-MG e já comanda treino na tarde desta segunda-feira

Cuca deve estrear diante do Botafogo na quarta-feira pela Copa Sul-Americana - Fabio Braga/Folhapress
Cuca deve estrear diante do Botafogo na quarta-feira pela Copa Sul-Americana Imagem: Fabio Braga/Folhapress

UOL Esporte

Em Belo Horizonte

08/08/2011 09h07

O Atlético-MG anunciou na manhã desta segunda-feira que Cuca será o treinador da equipe na sequência do Campeonato Brasileiro. O técnico, que até um mês e meio atrás dirigia o Cruzeiro, arquirrival dos atleticanos, substitui Dorival Júnior, que foi demitido após a derrota para o Figueirense por 2 a 1 no último sábado, em Ipatinga.

JOEL NÃO TEME PERDER EMPREGO

Quatro derrotas seguidas não foram suficientes para desanimar Joel Santana. O treinador garante que não teme ser demitido do Cruzeiro

Cuca comandará treino na tarde desta segunda-feira, na Cidade do Galo, e logo em seguida será apresentado oficialmente como treinador da equipe mineira. A estreia do novo comandante deverá ocorrer diante do Botafogo, na quarta-feira, às 21h50, em Ipatinga, no primeiro jogo do mata-mata válido pela Copa Sul-Americana.

O treinador foi contratado durante a madrugada. O presidente do Atlético chegou a postar em seu Twitter que já havia contratado um substituto para Dorival Júnior, porém não revelou o nome. Somente na manhã desta segunda-feira, a assessoria de imprensa do clube alvinegro confirmou o acerto com Cuca, que volta ao futebol mineiro.

O principal desafio de Cuca será fazer com que o Atlético reaja no Campeonato Brasileiro. Em 15 rodadas da competição, o time sofreu oito derrotas, empatou três e venceu apenas quatro. Com aproveitamento de 33% (15 pontos somados em 45 disputados), ocupa a 14ª posição, três acima da zona de rebaixamento.

Dorival Júnior não resistiu à instabilidade do Atlético no Brasileirão. A gota d'água ocorreu no último sábado, na derrota para o Figueirense por 2 a 1, em Ipatinga. Com uma atuação apática no primeiro tempo, o time mineiro viu os catarinenses abrirem 2 a 0, com dois gols de Elias. Na etapa final, esboçou uma reação, diminuiu logo aos 2min com Dudu Cearense, que se machucou no lance do gol e passou a fazer número em campo. Sem forças para seque empatar, a equipe alvinegra amargou a oitava derrota e completou três jogos sem vencer.

Cuca dirigiu o Cruzeiro, principal rival do Atlético, por um ano e foi demitido em 19 de junho, depois de sucessivos resultados negativos. Apesar do vice-campeonato brasileiro em 2010 e de conquistar o Campeonato Mineiro em cima dos atleticanos neste ano, a eliminação nas oitavas de final da Libertadores, diante do Once Caldas, ficou marcada. Com o início ruim do Brasileirão, o treinador não resistiu e deixou o time celeste sem vencer na competição. Ele foi substituído por Joel Santana.

Cuca assumiu o comando do Cruzeiro em junho do ano passado. À frente da equipe cruzeirense, o treinador disputou 60 jogos, com 37 vitórias, 11 empates e 12 derrotas, e obteve aproveitamento de quase 68%. Dorival Júnior, que ficou dez meses à frente do Atlético, obteve rendimento de 55%. Em 52 jogos, foram 25 vitórias, 11 empates e 16 derrotas.