Topo

Para Carpegiani, inexperiência do SP pesou após expulsão e 'gol prematuro'

Carpegiani culpou a inexperiência são-paulina pela apatia do time no 2º tempo - Juca Varella/Folhapress
Carpegiani culpou a inexperiência são-paulina pela apatia do time no 2º tempo Imagem: Juca Varella/Folhapress

Paula Almeida e Renan Prates

Em São Paulo

26/06/2011 18h45

Após a goleada histórica que o São Paulo sofreu neste domingo para o Corinthians, o técnico Paulo César Carpegiani reconheceu os méritos do rival e apontou a expulsão de Carlinhos Paraíba, a juventude de seu elenco e o gol-relâmpago alvinegro no segundo tempo como fundamentais para a derrota tricolor.

Em entrevista coletiva concedida após a partida, Carpegiani, mostrou tranquilidade ao analisar o resultado.

“Pela minha experiência, fizemos um primeiro tempo muito bom, parelho, que com a expulsão acabou repercutindo no segundo tempo. Você jogar com 10 fica muito difícil, sem querer tirar o mérito do Corinthians. E o gol, em duas saídas erradas, em menos de um minuto, aí sim tivemos uma enorme dificuldade de superar o jogador a mais”, apontou o treinador, que também salientou a pouca idade de seus jogadores e a pressão sofrida por eles assim que se desenhou a goleada.

“É uma equipe que vinha bem, mas infelizmente jogar com 10 contra o Corinthians, principalmente depois da expulsão do Carlinhos e o gol prematuro, com a nossa inexperiência não conseguimos recuperar e pagamos um preço alto. Agora temos que lamber as nossas feridas, porque temos jogo na quarta-feira e teremos dificuldade para montar a equipe”.

De sua parte, o técnico avaliou ter feito uma boa escalação para o clássico. O São Paulo teve seis desfalques – Lucas, Juan, Rodrigo Souto, Henrique Miranda, Rhodolfo e Casemiro – e Fernandinho acabara de voltar de uma lesão na coxa.

“Eu assumo a minha responsabilidade, mas dentro do que nos tínhamos no momento, essa foi a melhor equipe, uma equipe agressiva”, opinou.

Apesar de ser muito criticado pela formação tática da equipe e pelas alterações, Carpegiani segue no comando do São Paulo. Pelo menos foi essa a garantia do vice-presidente de futebol, João Paulo de Jesus Lopes.

“O resultado é ruim pra todos nós, e nós não fazemos avaliação dos profissionais do São Paulo pontualmente, mas como um todo, e o trabalho que o Paulo César vem tendo é um trabalho positivo. Obviamente não podemos esquecer a posição privilegiada da nossa equipe no Brasileiro [líder com 15 pontos]. E não podemos desmerecer a bela partida do Corinthians, que soube aproveitar o número menor que o São Paulo tinha e todos os nossos desfalques”.