UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
Arte UOL

Brasileirão 2011 terá nomes como Adriano, Ronaldinho e Luis Fabiano

21/05/2011 - 07h02

Brasileirão desbanca Libertadores na preferência dos torcedores, diz estudo

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O Brasileiro é o campeonato de futebol preferido dos torcedores. A conclusão foi apontada em estudo feito pela Sport+Markt, especializada em consultoria no mercado esportivo. Dos 8.214 entrevistados nos 26 estados e no Distrito Federal, 51% afirmaram que o Brasileiro é o torneio mais empolgante e interessante.

PREFERÊNCIA PELO BRASILEIRÃO POR CLUBES

Fluminense - 67%
Flamengo - 66,4%
Vasco - 65,2%
Atlético-MG - 64,4%
Botafogo - 63%

A Libertadores ficou em segundo lugar, com 22,3% da preferência. Campeonatos estaduais (12,1%) e Copa do Brasil (11,6%) aparecem na sequência. Apenas 3% não souberam responder.

O Brasileiro só perde a liderança entre os gaúchos: no Rio Grande do Sul, a Libertadores foi o torneio mais votado, com 47,1%, diante dos 27,1% do Nacional.

Na divisão por clubes, os fãs dos últimos dois campeões do Brasileiro são os que mais preferem o campeonato disputado por pontos corridos durante 38 rodadas. A torcida do Fluminense teve um índice de aprovação de 67%. A do Flamengo, 66,4%.

“O equilíbrio e a imprevisibilidade são os grandes trunfos da competição que começa com, pelo menos, dez clubes com chances reais de ser campeão. Some-se isso ao fato de que as últimas edições têm apresentado, até a parte final, disputa pelo título com vários clubes, com a definição do vencedor somente na última rodada”, argumentou César Gualdani, sócio-diretor da S+M do Brasil.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host