UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
EDUARDO MARTINS/AGÊNCIA A TARDE/AE

Uelliton lamenta o rebaixamento da equipe após empate diante do Atlético-GO

05/12/2010 - 19h04

Atlético-GO arranca empate em Salvador, fica na Série A e rebaixa o Vitória

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Tudo igual em Salvador na ‘decisão’ contra o rebaixamento. Melhor para o Atlético-GO, que suportou calor, pressão da torcida e assegurou empate sem gols diante do Vitória. O resultado foi suficiente para mantê-lo na elite do Campeonato Brasileiro. Por outro lado, o Vitória se junta ao Guarani, Goiás e Grêmio Prudente e vai disputar a Série B em 2011.

Aliás, a permanência foi definida apenas nos critérios de desempate. As duas equipes encerraram suas participações com 42 pontos cada um. Porém, o Atlético-GO tem duas vitórias a mais (11 contra nove do Vitória). “Foi muito complicado, mas conseguimos nosso objetivo", disse o goleiro Márcio.

Aliás, o time baiano retorna à segunda divisão num ano em que seu principal rival, o Bahia, assegurou sua volta à Série A. "Não fomos rebaixados agora. Perdemos muitos pontos durante a competição. Precisamos encontrar forças", disse Schwenck.

PRINCIPAIS LANCES

PRIMEIRO TEMPO
10min - Marcão rouba a bola de Egídio, bate de longa distância e assusta o goleiro Viáfara.
22min - Adaílton recebe dentro da área, gira e quase faz o primeiro dos baianos.
36min - Anderson Martins desvia cruzamento de Fernando e vê a bola passar muito próxima à trave de Márcio.
SEGUNDO TEMPO
10min - Juninho dribla o goleiro Viáfara e bateu para o gol, mas Anderson Martins salvou quase em cima da linha e evitou o primeiro dos goianos.
31min - Juninho finaliza, mas o goleiro Viáfara consegue abafar o lance e a bola vai para escanteio.
39min - Marcão é lançado, aparece livre, mas bate em cima do goleiro do Vitória.

O Vitória iniciou a partida com muita ‘pressa’. E isso atrapalhou os comandados de Antonio Lopes. Passou a errar passes até certo ponto fáceis e, com isso, levava pouco perigo ao gol defendido por Márcio. Por outro lado, os goianos demonstravam tranquilidade e quase abriram o marcador.

Aos 10min, Marcão roubou a bola de Egídio na intermediária e bateu forte, assustando o goleiro Viáfara. O time baiano só ‘acordou’ após a metade da etapa inicial, quando adiantou sua marcação. Aos 36min, por exemplo, Anderson Martins desviou cruzamento de Fernando e assustou Viáfara.

O problema era o espaço dado aos contra-ataques dos goianos. Num deles, aos 38min, Juninho esteve bem próximo de marcar. “Precisamos acalmar um pouco. Estamos querendo ganhar o jogo de qualquer jeito. Assim não vai dar. Vamos conversar para mudar isso”, comentou Fernando, do Vitória.

O Vitória voltou até melhor no segundo tempo e teve uma boa chance com Junior, com menos de 1min. Mas sua defesa voltou a falhar na partida. Aos 10min, Juninho chegou a driblar o goleiro Viáfara e bate para o gol. No entanto, Anderson Martins salvou quase em cima da linha e evitou o primeiro dos goianos.

Com o passar do tempo, o nervosismo tomava conta do Vitória, que lembrou boa parte da etapa inicial e errava muito. Não bastasse isso, o Atlético-GO contabiliza uma série de chances desperdiçadas, principalmente com Juninho e Marcão.

Para piorar a situação dos baianos, aos 37min, Gabriel Paulista deu uma entrava violenta em Anaílson e recebeu cartão vermelho. Após isso, os atleticanos demonstraram tranquilidade e seguraram o empate que o manteve na primeira divisão do Brasileiro.

Ficha da Partida

Vitória Vitória Técnico: Antônio Lopes
1. Viafara
2. Nino
3. Gabriel Paulista
4. Anderson Martins
6. Egídio
5. Neto Coruja
7. Uelliton
10. Fernando
16. Ramón Menezes
8. Henrique
18. Schewnck
11. Adaílton
17. Elkeson
9. Junior
0 0
Atlético-GO Atlético-GO Técnico: Renê Simões
1. Márcio
32. Adriano
3. Gilson
14. Welton Felipe
6. Thiago Feltri
5. Agenor
8. Pituca
7. Róbston
10. Elias
30. Anaílson
19. Marcão
11. Juninho
20. William

Data: 05/12/2010 - 17h00

Local: Barradão

Ãrbitro: Sálvio Spinola Fagundes Filho

Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho e Carlos Berkenbrock

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host