UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
ADALBERTO MARQUES/AGIF/AE

Atacante Neymar (d) foi o grande destaque da partida com três gols e uma assistência

21/11/2010 - 21h56

Neymar brilha, Santos goleia no Serra Dourada e confirma queda do Goiás

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Nem mesmo a torcida esmeraldina acreditava na salvação de sua equipe. Com o estádio Serra Dourada recebendo um público baixo (menos de três mil pagantes), o Goiás sequer fez a sua parte, perdeu de virada para o desinteressado Santos por 4 a 1, com três gols de Neymar, e confirmou a já esperada queda, sendo a segunda equipe matematicamente rebaixada para a segunda divisão – a primeira foi o Grêmio Prudente.

A última vez que o Goiás havia disputado a Série B foi em 1999, quando inclusive sagrou-se campeão da segunda divisão e subiu para a elite, onde ficou por 11 anos, até ser rebaixado matematicamente neste domingo. Com a derrota, o Goiás mantém os 32 pontos e, com apenas duas rodadas a serem disputadas, não pode mais alcançar o 16º lugar na tabela.

Indignado, o goleiro Harlei desabafou após o apito final. "Um clube deste tamanho... Isso aqui não é brinquedo para as pessoas fazerem o que quiser. Isso aqui não pode ser feito de brinquedo, pelo menos para mim. Jogador tem a sua culpa aqui dentro de campo, mas até chegar aqui tem muita coisa a ser conduzida", alfinetou o camisa 1 do Goiás.

Agora, o time esmeraldino concentra suas atenções apenas na Copa Sul-Americana. Na próxima quarta-feira, vai à cidade de São Paulo enfrentar o Palmeiras precisando de pelo menos uma vitória por 1 a 0 para levar a decisão para os pênaltis. Já o Santos, sem mais pretensões no Campeonato Brasileiro, volta a vencer após seis rodadas e sobe para 55 pontos, ficando na sétima colocação.

Apagão atrasa o jogo em 37 minutos

Um apagão tomou conta do Serra Dourada poucos minutos antes do apito inicial. Com o início da forte chuva, os jogadores – que já haviam subido para o gramado – retornaram aos vestiários para aguardar o retorno da luz. Com os refletores novamente em funcionamento, a partida finalmente iniciou com mais de meia hora de atraso, inclusive sem a execução do hino nacional.

PRINCIPAIS LANCES DA PARTIDA

PRIMEIRO TEMPO
7min - DEFENDEU!!! Carlos Alberto tabela com Otacílio Neto e chuta forte. Rafael cai no canto esquerdo e espalma para escanteio. Marcelo Costa cobra na área e a defesa afasta
11min - GOOOL DO GOIÁS!!! Marcelo Costa cobra o escanteio na área, Ernando sobe mais que a defesa do Santos e cabeceia para as redes
19min - GOOOL DO SANTOS!!! Neymar toca para Danilo na direita da área e ele chuta cruzado para empatar a partida
23min - NA TRAVE!!! Rodriguinho cruza rasteiro na área e Marquinhos, praticamente sem goleiro, chuta na trave esquerda de Harlei
25min - PARA FORA!!! Neymar enfia a bola na direita para Zé Eduardo, que entra na área e chuta cruzado; a bola passa perto da trave direita
SEGUNDO TEMPO
11min - NA TRAVE!!! Neymar avança pela intermediária e chuta da entrada da área; a bola toca de leve na trave esquerda e vai para fora
30min - GOOOL DO SANTOS!!! Neymar cobra pênalti no canto direito de Harlei, que cai para o outro lado, e vira o jogo
34min - GOOOL DO SANTOS!!! Maranhão cruza rasteiro da direita, Neymar domina, balança o corpo e chuta no canto
37min - GOOOL DO SANTOS!!! Neymar recebe passe no meio da zaga, entra na área e chuta por cima de Harlei para marcar mais um

Com a bola rolando, muita movimentação, apesar do campo encharcado. O time da casa tomou a iniciativa, e o goleiro Rafael precisou trabalhar para valer duas vezes em apenas sete minutos, a mais perigosa delas em um chute de Carlos Alberto de fora da área. A pressão continuou, e a bola parada foi a forma que o Goiás encontrou para abrir o placar, aos 11min de jogo.

Marcelo Costa cobrou escanteio na área e Ernando subiu mais que toda zaga do Santos para cabecear para as redes. Foi o suficiente para o time paulista acordar na partida, especialmente o atacante Neymar, que começou a dar um show particular. Foi sua a assistência para o gol de empate marcado pelo volante Danilo, que deu um corte no zagueiro dentro da área e bateu cruzado, aos 19min.

Neymar seguiu esbanjando técnica, e com um belo passe deixou Zé Eduardo na cara do gol. O atacante santista, porém, tirou muito do goleiro Harlei e acabou mandando para fora. O Goiás caiu totalmente de produção em relação ao início do jogo, quando atacou incansavelmente o time do Santos. O goleiro e ídolo do Goiás, Harlei, explicou a queda de produção dos anfitriões.

“Começou a bater o nervosismo novamente. Você passa a querer resolver a situação de forma mais rápida e com isso perde a qualidade”, disse o camisa 1. O duelo voltou ‘morno’ após o intervalo. A primeira chance foi criada apenas aos 11min, com o atacante Neymar, que avançou pela intermediária e carimbou a trave após arriscar finalização da entrada da área.

Aparentemente já conformado com o rebaixamento, o Goiás pouco produziu mesmo precisando da vitória e em alguns momentos apenas ficou assistindo à troca de passes do time do Santos. Em um rápido contra-ataque, Neymar partiu para cima de Rafael Tolói dentro da área e acabou sofrendo pênalti. Na primeira cobrança, o atacante fingiu que ia ajeitar a bola e chutou; o árbitro mandou Neymar bater de novo e ainda lhe deu cartão amarelo.

Na segunda, Neymar deslocou o goleiro Harlei com um chute rasteiro e virou a partida. O mesmo Neymar recebeu cruzamento de Maranhão, gingou para cima do zagueiro e bateu rasteiro no canto, ampliando aos 30min. Ainda houve tempo para mais um de Neymar, um golaço. O atacante recebeu passe no meio da zaga, invadiu a área e com muita classe tocou por cima do goleiro Harlei, decretando a goleada e a queda do Goiás.

Ficha da Partida

Goiás Goiás Técnico: Arthur Neto
1. Harlei
3. Rafael Tolói
4. Ernando
5. Valmir Lucas
2. Douglas
7. Amaral
8. Carlos Alberto
15. Rithielly
10. Marcelo Costa
16. Bernardo
6. Wellington Saci
9. Wendell Lira
17. Everton Santos
11. Otacílio Neto
1 4
Santos Santos Técnico: Marcelo Martelotte
1. Rafael
4. Danilo
14. Maranhão
2. Edu Dracena
6. Durval
3. Pará
5. Adriano
8. Arouca
15. Roberto Brum
7. Rodriguinho
10. Marquinhos
16. Felipe Anderson
9. Zé Eduardo
11. Neymar

Data: 21/11/2010 - 19h30

Local: Serra Dourada

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique

Auxiliares: Dibert Pedrosa e Rodrigo Pereira Joia

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host