UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
Andre Vicente/Folhapress

Leandro Amaro anotou o gol da vitória do Palmeiras no fim do primeiro tempo

07/11/2010 - 21h21

Com reservas, Palmeiras vence no sufoco e aumenta desespero do Guarani

Rodrigo Farah
Em Barueri (SP)

De um lado, um time pouco interessado na reta final do Brasileiro e repleto de reservas em campo. Do outro, um rival desesperado, cada vez mais próximo do rebaixamento. No fim, os substitutos do Palmeiras deram conta do recado e levaram a melhor sobre o Guarani por 1 a 0 em um duelo truncado neste domingo, na Arena Barueri.

O resultado manteve o Palmeiras com chances de brigar por um lugar no G-4 do Nacional, mesmo com uma série de rivais à sua frente. O clube alviverde encerra a rodada com 50 pontos, na décima colocação, e com a vaga na Sul-Americana do ano que vem garantida.

O confronto ainda marcou a despedida do Palmeiras no estádio em 2010. Apesar disso, o público foi dos menores possíveis: apenas três mil pessoas compareceram na Arena para assistir o time manter a invencibilidade no local, com sete vitórias e quatro empates.

O Guarani, por sua vez, se complicou ainda mais na luta contra o rebaixamento. O clube já soma nove partidas seguidas sem vitórias, com um total de seis derrotas e três empates. Desta maneira, vai dormir na zona de descenso, em 17º lugar, com 36 pontos.

PRINCIPAIS LANCES

PRIMEIRO TEMPO
6min - Baiano cobra falta da intermediária no ângulo esquerdo da meta alviverde. Bruno se estica e realiza bela defesa
19min - Dinei se livra da marcação na entrada da área e chuta rasteiro. Bem colocado, Emerson cai no canto e faz a defesa
36min - Baiano recebe passe de Apodi na entrada da área em jogada de contra-ataque. Na sequência, ele chuta forte, mas Bruno espalma para escanteio
41min - GOOOLLL DO PALMEIRAS!!! Vitor cobra falta da direita para a área rival. Leandro Amaro sobre no meio da defesa e cabeceia forte para marcar
SEGUNDO TEMPO
10min - Ewerthon tabela com Vitor na entrada da área e recebe passe livre para marcar. Contudo, o atacante chuta por cima e perde grande oportunidade
35min - Fabrício cobra falta da intermediária com violência. Emerson salta no ângulo esquerdo e evita o segundo gol alviverde com boa defesa

“Bobeamos demais. Por isso, estamos nessa situação. É complicado, você joga contra os reservas do Palmeiras e não consegue o resultado. Temos que vencer em casa de qualquer jeito”, lamentou o lateral Apodi após o apito final.

Além de poupar quase todo o time titular, Felipão decidiu mudar o esquema alviverde e escalou a equipe no 3-5-2. Com isso, o Palmeiras apostou nos avanços pelas laterais no início do jogo para tentar surpreender o Guarani, sem sucesso. Enquanto isso, o rival esmeraldino criou suas principais chances nos chutes de longa distância de Baiano.

No decorrer da partida, ambos os times sofreram com a falta de criatividade no meio e abusaram dos erros nos passes – cada equipe desperdiçou quase 20 bolas no primeiro tempo. Mas para a sorte dos anfitriões, Leandro Amaro anotou gol de cabeça aos 41min e deixou o Palmeiras na frente antes do intervalo.

Antes de irem para o vestiário, Apodi e Mazola ainda tiveram forte discussão e ameaçaram trocar agressões, mas foram separados pelos companheiros. “Isso acontece com quer vencer”, amenizou Baiano. “Não podemos tomar gol de bola parada em uma final como hoje”, completou o meio-campista.

Na frente do placar, o Palmeiras voltou melhor na etapa final. Com o adversário avançado, a equipe de Felipão encontrou muitos espaços para trocar passes, mas ainda assim abusou dos erros de finalização.

Aos poucos, o Guarani melhorou seu posicionamento no meio-campo e igualou as ações no jogo. Mas apesar de contar com três atletas avançados, o time campineiro pouco criou e não conseguiu evitar a derrota fora de casa.

Agora, o Palmeiras volta toda a atenção para o confronto diante do Atlético-MG da quarta-feira pela Sul-Americana. No próximo domingo, o time alviverde encara o Atlético-GO, no Serra Dourada, pela 35ª rodada do Brasileiro. Já o Guarani recebe o Vitória no mesmo dia em Campinas.

Ficha da Partida

Palmeiras Palmeiras Técnico: Luis Felipe Scolari
1. Bruno
15. Maurício Ramos
36. Leandro Amaro
4. Fabrício
14. Vítor
32. Luís Felipe
5. Pierre
11. Rivaldo
17. Tinga
40. Patrik
34. Gabriel Silva
88. Éwerthon
25. Vinícius
29. Dinei
1 0
Guarani Guarani Técnico: Vágner Mancini
1. Emerson
2. Apodi
3. Aislan
4. Ailson
6. Moreno
16. Diogo Barboza
5. Renan
17. Geovane
7. Paulo Roberto
8. Baiano
10. Preto
9. Reinaldo
18. Diogo
11. Mazola

Data: 07/11/2010 - 19h30

Local: Arena Barueri

Árbitro: Guilherme Cereta de Lima

Auxiliares: Rogério Pablos Zanardo e Junivan Rodrigues de Sousa

Público: 3.154 pagantes

Renda: R$ 72.882,00

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host