UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
Júnior Lago/UOL

Bruno César fez o gol da vitória do Corinthians no clássico contra o Palmeiras

24/10/2010 - 17h55

Na estreia de Tite, Corinthians vence o Palmeiras e reacende sonho de título

Bruno Thadeu
Em São Paulo

O Corinthians buscou maneiras de encerrar a série de sete jogos sem vitória. Contratou Tite para recolocar o clube no eixo. A estreia do treinador foi perfeita. Contra seu maior rival, o Palmeiras, a equipe alvinegra venceu por 1 a 0, neste domingo, no Pacaembu, resultado que ameniza a crise interna e reacende o sonho de título nacional.

Com os três pontos somados, a equipe do Parque São Jorge chega a 53 pontos. A derrota do Cruzeiro contra o Atlético-MG e o empate do Flu com o Atlético-PR deixaram o Corinthians mais perto do topo.

A conquista do Brasileiro, algo que era considerado improvável por Felipão antes do jogo, ficou ainda mais remota para o time de Palestra Itália. Com 44 pontos, a equipe alviverde direciona forças para a Copa Sul-Americana, cujo vencedor assegura vaga na Libertadores.

Nos preparativos para o clássico, Felipão e o estreante Tite travaram duelo de quem confundia mais. Na tentativa de embaralhar as estratégias dos oponentes, houve treinos secretos, entrevistas desconexas e até jogador suspenso (Márcio Araújo) sendo relacionado para a partida.

Apesar dos mistérios dos dois lados, não houve grandes surpresas. A única mudança sentida foi a ausência de Valdivia no time titular. O chileno se recupera de lesão na coxa e começou o derby na reserva.

Das tribunas, o técnico da seleção brasileira Mano Menezes assistiu ao jogo.

PRINCIPAIS LANCES DA PARTIDA

PRIMEIRO TEMPO
7 min - Pelo lado esquerdo, na área, Jucilei chuta, assustando Deola
13 min - Com a perna esquerda, Ronaldo finaliza por cima da meta
22 min GOOOOL DO CORINTHIANS - Bruno César aproveitou passe de Roberto Carlos e chutou de fora da área. A bola desviou na zaga, enganando Deola
42 min - Tinga arrisca finalização pela direita. Bola passa perto do gol.
SEGUNDO TEMPO
2 min - Iarley corta Assunção e chuta cruzado. Lance de perigo
9 min - Assunção cobra falta. Bem colocado, Julio Cesar defende
28 min - Marcos Assunção bate a falta. A bola passa por fora da barreira e vai no ângulo direito. Julio Cesar salta e faz grande defesa, espalmando a bola para longe

O duelo paulista começou com o Corinthians apresentando maior volume ofensivo. Variando jogadas pelas laterais e infiltrações na área, o time alvinegro esboçou a performance de quando liderou o Brasileiro, no turno inicial.

Isolado no ataque, Kleber tinha dificuldades para tabelar e criar jogadas ofensivas na primeira etapa. Luan atuava aberto pelo lado esquerdo.

Após perder duas boas chances no ataque, com Jucilei e Ronaldo, o time do Parque São Jorge abriu o marcador aos 22 min do 1º tempo. Bruno César aproveitou passe de Roberto Carlos e chutou de fora da área. A bola desviou na zaga, enganando Deola.

"A gente tinha que vencer para seguir na briga pelo título. Fizemos nossa parte. Agora temos jogo importante no Rio [contra o Flamengo, na quarta]. Temos que vencer todas as partidas daqui pra frente. Vamos dar uma secada nos rivais”, comentou Bruno César.

O gol corintiano acordou o Palmeiras, que passou a explorar mais as jogadas ofensivas. Pouco criativo no meio-campo e sem os dois laterais titulares, a equipe do Palestra Itália apostou em jogadas de bola parada, especialidade de Marcos Assunção, mas sem sucesso.

Insatisfeito com comportamento do meio-campo, Felipão fez duas mudanças para o início do segundo tempo. Valdivia e Patrik substituíram Lincoln e Luís Felipe, respectivamente.

OPINIÃO DOS BLOGUEIROS

"O alvinegro deve agradecer aos César e dar a eles o que é deles, tanto o Bruno, autor do gol, quanto o Júlio, pelas defesas."
"O limitado elenco palestrino não ajudou o treinador."

As alterações deram maior poder ofensivo ao Palmeiras. Já o Corinthians tratou de recuar no início da 2ª etapa, administrando a vantagem no placar.

O panorama do clássico se inverteu na etapa complementar. O Palmeiras era quem mais ameaçava, enquanto o Corinthians explorava os contragolpes, com Iarley, Ronaldo e Bruno César.

A cada falta cometida perto da área corintiana, a torcida do Palmeiras se animava, quase como um gol marcado. Assunção exigiu defesa espetacular de Julio Cesar, aos 28 min do 2º tempo. O goleiro corintiano impediu outras duas boas oportunidades de gol criadas pelo Palmeiras.

Nos 10 minutos finais, a pressão alviverde aumentou. Valdivia não suportou as dores na coxa e deixou o campo aos 35 min.

Ciente do avanço alviverde, Tite colocou William Morais na ponta esquerda, prendendo as investidas de Patrik para o ataque. Os corintianos valorizavam a posse de bola, esperando o término da partida, encerrada aos 48 min.

Ficha da Partida

Corinthians Corinthians Técnico: Tite
1. Julio Cesar
2. Alessandro
3. Chicão
4. William
6. Roberto Carlos
7. Elias
5. Ralf
8. Jucilei
10. Bruno César
11. Danilo
9. Ronaldo
21. Iarley
27. William Morais
1 0
Palmeiras Palmeiras Técnico: Luiz Felipe Scolari
22. Deola
32. Luís Felipe
40. Patrik
23. Danilo
4. Fabrício
11. Rivaldo
28. Marcos Assunção
3. Edinho
17. Tinga
99. Lincoln
10. Valdívia
29. Dinei
30. Kleber
21. Luan

Data: 24/10/2010 - 16h00

Local: Pacaembu

Ãrbitro: Héber Roberto Lopes

Auxiliares: Carlos Berkenbrock e Gilson Bento Coutinho

Público: 35.035

Renda: R$ 1.085.683.50

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host