UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
20/10/2010 - 12h09

Sem Mineirão, clássico será pela 1ª vez em Uberlândia e a 8ª fora de BH

Bernardo Lacerda e Gustavo Andrade
Em Belo Horizonte

Com o Mineirão em reforma visando à Copa do Mundo de 2014, o clássico entre Atlético-MG e Cruzeiro será disputado pela primeira vez em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. A partida no domingo, às 18h30 (horário de Brasília), válida pelo segundo turno do Brasileirão, será a oitava entre os dois principais clubes mineiros longe da capital mineira.

CONFRONTOS FORA DE BH

RESULTADOLOCAL
Cruzeiro 4 a 2 AtléticoMontevidéu-URU
Atlético 2 a 2 Cruzeiro Brasília
Atlético 4 a 1 CruzeiroIpatinga
Atlético 2 a 1 CruzeiroIpatinga
Cruzeiro 1 a 1 AtléticoIpatinga
Cruzeiro 0 a 0 AtléticoIpatinga
Atlético 0 a 1 CruzeiroSete Lagoas

Na temporada passada, os dois rivais se enfrentaram pela primeira vez fora do País. O tradicional clássico foi jogado na abertura do Torneio de Verão, competição amistosa disputada em Montevidéu, no Uruguai. O Cruzeiro venceu o confronto por 4 a 2, e, posteriormente, foi campeão.

Antes do jogo no Uruguai, em apenas uma oportunidade Atlético e Cruzeiro se enfrentaram fora de Minas Gerais. O jogo disputado em 1960 ocorreu em Brasília, logo depois da inauguração da capital federal. O amistoso terminou empatado em 2 a 2.

Além da capital mineira, Ipatinga foi o município que mais recebeu o clássico estadual. Quatro confrontos entre Atlético e Cruzeiro ocorreram no Vale do Aço. De acordo com a Enciclopédia Galo Digital, da assessoria de comunicação do Atlético, o primeiro deles foi um amistoso em 1987, vencido pelo time alvinegro por 4 a 1.

As duas equipes voltaram a se enfrentar no Vale do Aço pelo Campeonato Mineiro de 1996 e o Atlético venceu por 2 a 1. Cinco anos depois, os dois times belo-horizontinos retornaram ao Ipatingão para partida válida pelas semifinais da Copa Sul-Minas e o clássico terminou empatado em 1 a 1.

Novo empate ocorreu na segunda partida da semifinal do Campeonato Mineiro de 2005. O confronto sem gols garantiu ao time celeste a classificação à decisão do Estadual.

No primeiro turno do Brasileirão, o Atlético, que era mandante, optou por enfrentar o rival na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Com um gol de Wellington Paulista, o time celeste venceu por 1 a 0. Naquela partida, apenas torcedores da equipe alvinegra puderam acompanhar a partida.

Por um acordo entre as diretorias de Atlético e Cruzeiro, os clássicos mineiros válidos pelo Campeonato Brasileiro de 2010 são disputados com torcida única, por motivo de segurança.

Agora será a vez de apenas torcedores do Cruzeiro acompanharem a partida, mas o volante cruzeirense Marquinhos Paraná não vê sua equipe em vantagem. “Não tem vantagem nenhuma. O clássico passado foi só com torcida deles e vencemos. Isso é só para a torcida, que tem rivalidade. Mas é bom que isso fica só fora de campo e a gente procura só jogar futebol e fazer nosso melhor”, observou.

No sexto clássico disputado no interior do estado, o zagueiro atleticano Réver espera que a equipe alvinegra supere as dificuldades. “Infelizmente o clássico vai ser disputado longe de Belo Horizonte, com torcida única para o Cruzeiro. Mas, quando entra em campo, são 11 contra 11, não tem torcedor que entra em campo, tem de superar todas as dificuldades, pois precisamos vencer”, disse.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host