UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
05/10/2010 - 11h50

Vanderlei Luxemburgo diz 'sim', é o novo técnico do Fla, e já comanda treino

Vinicius Castro
No Rio de Janeiro

Demorou mais do que o esperado, mas a resposta foi a aguardada pela diretoria rubro-negra. Vanderlei Luxemburgo, 58 anos, natural de Nova Iguaçu, disse “sim” ao seu clube de coração, e foi confirmado nesta terça-feira como o novo técnico do Flamengo. Luxa assinou contrato até o final de 2012 e também terá papel importante em áreas específicas na gestão do futebol rubro-negro.

O treinador chega acompanhado do preparador físico Antônio Melo e do auxiliar-técnico Antônio Lopes Júnior, filho do técnico Antônio Lopes. Inclusive, Luxemburgo já comanda o treino desta tarde, às 15h, no CT Ninho do Urubu, em Vargem Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro, e o seu primeiro desafio será o confronto direto contra o Atlético-GO, quinta-feira, às 21h, em Volta Redonda, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Luxa terá a árdua missão de mudar o trágico panorama rubro-negro no Campeonato Brasileiro. Um dos treinadores mais vencedores do país, ele sempre fez parte do imaginário do torcedor em um futuro retorno ao clube da Gávea. O sonho se tornou realidade, e o técnico está de volta após duas passagens pelo Flamengo em 1991 e 1995, clube pelo qual também jogou, marcando nove gols, em 153 jogos.

Apesar da péssima passagem recente pelo Atlético-MG, o treinador já chega com a responsabilidade da vitória, além de ser considerado na Gávea como a última opção capaz de livrar o Flamengo de um fim de ano trágico. Os dirigentes consideram que a carreira e experiência de Luxemburgo falam mais alto do que qualquer trabalho recente que tenha sido mal sucedido.

Nas passagens anteriores pelo Flamengo, Luxemburgo comandou o time em 98 partidas, com 51 vitórias, 24 empates e 23 derrotas. Esta é a terceira mudança de treinador na temporada. Anteriormente, Andrade, Rogério Lourenço e Silas ocuparam o cargo. Só o primeiro obteve sucesso ao conquistar o brasileiro de 2009.

O martelo para a contratação de Luxemburgo foi batido nesta terça-feira após longa reunião na noite de segunda. Participaram das negociações a presidente Patrícia Amorim, o gerente de futebol, Isaías Tinoco, o vice de finanças, Michel Levy, e o novo diretor de futebol, Luiz Augusto Veloso, que chega para ocupar o cargo que era de Eduardo Manhães na administração do presidente Márcio Braga.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host