UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
Pedro Vilela/AE

Jogadores do Grêmio comemoram gol contra o Atlético-MG em Sete Lagoas

26/09/2010 - 20h21

Com gols no início, Grêmio vence Atlético-MG na estreia de Dorival Júnior

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte

Dorival Júnior precisou de menos de 15 minutos para sentir a dificuldade que terá para tirar o Atlético-MG da zona do rebaixamento. Com dois gols marcados logo no começo do jogo, o Grêmio derrotou o Atlético por 2 a 1 em Sete Lagoas e estragou a estreia de Dorival na equipe mineira.

Momentos antes do início da partida, Renato Gaúcho revelou que seu time iria explorar o momento psicológico ruim do adversário. “Vamos mostrar atitude logo no começo para que eles não gostem do jogo”, afirmou o treinador do Grêmio.

Logo no primeiro minuto da partida, o Grêmio chegou ao seu gol, marcado por Jonas, artilheiro do Brasileiro, com 13 gols. Isso frustrou o torcedor atleticano, que compareceu em bom número – 12.262 pagantes –, à Arena do Jacaré, motivado pela demissão de Vanderlei Luxemburgo, após a goleada sofrida para o Fluminense, por 5 a 1, na última quinta-feira, e a contratação de Dorival Júnior, que já comandou o time no dia seguinte à sua contratação.

A escalação do jovem goleiro Renan Ribeiro, na vaga do experiente e muito criticado Fábio Costa, contribuiu para melhorar o ânimo dos torcedores, que acreditavam no início de uma reação. Outras duas alterações foram as entradas de Werley no lugar de Jairo Campos, na zaga, e do experiente Ricardinho, no meio-campo, na vaga do suspenso Alê. Pelo lado do Grêmio, André Lima, que era dúvida, foi escalado.

Mas foi só a bola começar a rolar que o filme das últimas partidas do time atleticano se repetiu. Com muitas falhas do seu sistema defensivo, logo no início da partida o adversário balançou as redes e, neste domingo, duas vezes, com Jonas e Gabriel, a 1 e aos 14 min. Apesar da tentativa de reação atleticana, que diminuiu o marcador ainda na etapa inicial, por meio de Diego Tardelli, o Grêmio conseguiu seu terceiro triunfo seguido como visitante.

O torcedor do Atlético-MG, que sofreu sua quarta derrota consecutiva no Brasileiro, a segunda seguida em casa, não pode reclamar de falta de empenho. O 'apagão' atleticano no começo do primeiro tempo, no entanto, foi fatal, já que a equipe mineira não conseguiu superar o forte bloqueio defensivo gremista e a ótima atuação do goleiro Victor. Nos contra-ataques, até o final da partida, a equipe gaúcha teve chance de ampliar o marcador, como no caso de Roberson, que acertou a trave aos 39 min.

PRINCIPAIS LANCES

PRIMEIRO TEMPO
1 min - GOOOLLLL DO GRÊMIO!!! Jonas toca para André Lima que chuta forte, Renan Ribeiro faz a defesa parcial, mas os zagueiros não cortam e Jonas coloca a bola nas redes
14 min - GOOOLLL DO GRÊMIO!!! Gabriel parte livre pela direita, tabela com Douglas, entra na área e bate no canto direito de Renan
21 min - Jonas faz boa jogada pela ponta esquerda e cruza com precisão para André Lima, livre na área. O atacante cabeceia forte para o gol e Renan Ribeiro defende bem, evitando o terceiro do Grêmio
25 min - Após cobrança de escanteio, a defesa do Grêmio afasta mal e a bola sobra para Daniel Carvalho, que chuta forte e Victor faz grande defesa, espalmando para frente. No rebote, Réver completa de primeira, mas a bola desvia em Rafael Marques e sai pela linha de fundo
30 min - GOOOLLL DO ATLÉTICO-MG!!! Daniel Carvalho dispara pelo ataque, passa por três marcadores, invade a área, chuta forte para o gol e Victor espalma novamente. Na sequência, Tardelli pega o rebote e, antes da bola cair, completa para o gol de cabeça.
SEGUNDO TEMPO
9 min - Neto Berola recebe passe de Daniel Carvalho, dispara pelo ataque, entra na área, prepara o chute, mas travado por Victor, que afasta para longe
10 min - Daniel Carvalho tabela com Obina e, na risca da grande área, bate forte, rasteiro. Victor salta no canto direito e faz boa defesa, sem rebote
19 min - Douglas recebe passe de Maylson e arrisca o chute de fora da área. A bola vai forte no canto direito, Renan Ribeiro salta e defende firme
20 min - Neto Berola invade a área pela esquerda, se livra da marcação e bate rasteiro no canto direito. Victor salta rente à trave e consegue evitar o empate atleticano
39 min - Roberson dribla Réver, entra na área e bate rasteiro. A bola vai forte no canto direito e explode na trave

Com a vitória, o time gremista chegou a 33 pontos, mesmo número do Guarani, mas superando a equipe de Campinas e assumindo a 10ª posição, em função da vantagem no saldo de gols. Já o Atlético-MG, que não conseguiu evitar sua 16ª derrota, reforçando a primeira colocação nesse ranking, caiu para o penúltimo lugar, à frente apenas do lanterna Grêmio Prudente. A equipe atleticana tem segue com apenas 21 pontos.

O Grêmio começou disposto a vencer a partida logo de cara. No primeiro minuto de jogo, Jonas abriu o marcador, aproveitando rebote em boa defesa de Renan Ribeiro, após chute de André Lima. Completamente desnorteado em campo, o Atlético apenas assistia a exibição do adversário, que chegou com facilidade ao segundo gol, marcado por Gabriel, aos 14 min, após tabela com o meia Douglas.

Para irritação de Renato Gaúcho, o Grêmio não aproveitou seguidas oportunidades criadas para ampliar o placar e confirmar o triunfo. Em dois lances, aos 21 e 22 min, o jovem goleiro Renan Ribeiro fez duas importantes defesas, evitando a ampliação da vantagem gremista. Após livrar-se de um placar elástico, o Atlético-MG equilibrou e passou a levar perigo ao goleiro Victor.

“Tivemos duas chances de fazer o gol e nesses jogos fora de casa temos de marcar, não podemos facilitar. Eles fizeram um gol, mas estamos tranquilos. Precisamos ter mais a posse de bola, segurar o jogo e, sem pressa, chegar ao terceiro gol”, comentou o volante Fábio Rochemback.

O meia-atacante Daniel Carvalho começou a se destacar, com jogadas individuais, criando boas oportunidades, numa delas, aos 25 min, muito bem defendida pelo goleiro do Grêmio e da seleção brasileira. Cinco minutos depois, apesar de outra boa intervenção de Victor, o Atlético conseguiu seu gol, marcado por Diego Tardelli, que se igualou a Obina, ambos com sete gols como goleadores do alvinegro mineiro no Brasileiro. Apesar de pressionar, o time atleticano não conseguiu empatar a partida na etapa inicial e ainda perdeu Tardelli, que reclamou de uma dor na parte posterior da coxa direita e foi substituído por Neto Berola, aos 43 min.

Daniel Carvalho, que se queixou de um incômodo no ombro, acredita que o gol recolocou o Atlético no jogo, mas necessita de empatar e buscar a virada, logo no recomeço da partida. “A torcida vem junto conosco, todo mundo fica empolgado, mas um gol não é suficiente, temos de procurar o empate no início do segundo tempo e tentar logo em seguida a vitória. Só vai adiantar nosso esforço, nossa dedicação, se conseguir pontuar dentro de casa. Começou vida nova e vamos ver se a gente cresce agora”, disse.

E o Atlético-MG voltou empolgado para o segundo tempo, criando pelo menos duas boas chances para empatar o jogo nos primeiros 10 minutos. Nas duas ocasiões, o goleiro Victor conseguiu evitar, com intervenções seguras. Daniel Carvalho continuava criando as melhores chances do time atleticano, que trocou de lateral-direito logo no começo, com a entrada de Diego Macedo no lugar de Rafael Cruz.

O Grêmio, que exercia forte marcação, tentava contra-atacar e, em alguns lances levou perigo ao gol atleticano, obrigando Renan Ribeiro a mostrar serviço. Jonas, por duas vezes seguidas, aos 29 min e 30min, desperdiçou boas chances. O Atlético-MG tentou até o final chegar pelo menos ao empate, mas esbarrava não apenas na boa atuação do goleiro Victor, como na afobação de seus jogadores.
 

Ficha da Partida

Atlético-MG Atlético-MG Técnico: Dorival Júnior
30. Renan Ribeiro
26. Rafael Cruz
2. Diego Macedo
22. Werley
5. Réver
6. Leandro
15. Zé Luís
8. Serginho
21. Ricardinho
29. Eron
10. Daniel Carvalho
27. Obina
9. Diego Tardelli
17. Neto Berola
1 2
Grêmio Grêmio Técnico: Renato Gaúcho
1. Victor
2. Gabriel
3. Vilson
4. Rafael Marques
6. Fábio Santos
8. Fernando
17. Roberson
5. Fábio Rochemback
11. Adilson
14. Neuton
10. Douglas
7. Jonas
9. André Lima
16. Maylson

Data: 26/09/2010 - 18h30

Local: Arena do Jacaré

Ãrbitro: Arilson Bispo da Anunciação

Auxiliares: Emerson de Carvalho e Luiz Carlos Teixeira

Público: 12.262

Renda: R$ 57.490

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host