UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
Marcelo de Jesus/UOL

Flamengo e Fluminense fizeram uma partida cheia de oportunidades no Engenhão

19/09/2010 - 20h24

No primeiro Fla-Flu do Engenhão, rivais empatam em clássico eletrizante

Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro

As expectativas para o primeiro Fla-Flu do Engenhão eram grandes, e foram correspondidas. Em um jogo eletrizante desde os instantes iniciais e cheio de reviravoltas, os rivais empataram em 3 a 3, neste domingo, pelo Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, o Tricolor confirmou a perda da liderança para o Corinthians. Com 42 pontos, o time das Laranjeiras fica com a segunda posição. Já o Flamengo, com 27, segue na 15ª posição.

"Fica um gosto um pouco amargo, porque tivemos a vitória na mão. Mas valeu pela luta do time", avaliou o técnico rubro-negro Silas.

O atacante Washington, decepcionado, deixou o campo cobrando os companheiros. "Tínhamos de ter a postura do segundo tempo durante todo o jogo. Com isso, conseguiríamos a vitória. De repente, até por um placar elástico", disse.

O Flamengo começou à toda prova e abastecendo constantemente sua dupla de ataque, formada por Diogo e Deivid. Pelo lado do Fluminense, Conca era bem marcado por Willians e não conseguia criar como de costume. Contudo, apesar de não apresentar grande perigo, foi o Tricolor quem abriu o placar logo aos oito minutos. Após cobrança de escanteio, Leandro Euzébio cabeceou e colocou a equipe das Laranjeiras na frente.

PRINCIPAIS LANCES

PRIMEIRO TEMPO
8min - GOOOOLLLL DO FLUMINENSE!!!! Conca cobra escanteio, Leandro Euzébio aparece livre e cabeceia para abrir o placar.
13min - Leonardo Moura cobra falta e a bola passa rente à trave esquerda de Rafael.
22min - GOOOOLLLL DO FLAMENGO!!!! Kleberson briga pela bola, ganha, levanta na área e Deivid completa de primeiran no contrapé de Rafael.
39min - GOOOOLLLL DO FLAMENGO!!!!Renato Abreu cobra escanteio na primeira trave, Deivid desvia e o zagueiro David, com o gol livre, chega para balançar a rede.
SEGUNDO TEMPO
1min - Conca cobra escanteio, a bol é desviada e Leandro Euzébio ocmpleta de cabeça pro cima do gol, levando susto.
18min - GOOOOLLLL DO FLUMINENSE!!!! - Diogo aciona Rodriguinho, que domina na área, dá um lindo corte em David e finaliza sem chances para Marcelo Lomba.
21min - GOOOOLLLL DO FLAMENGO!!!! - Renato Abreu cobra falta na diagonal e acerta uma bomba no ângulo direito de Rafael. Sem chances de defesa.
27min - GOOOOLLLL DO FLUMINENSE!!!! - Após cobrança de escanteio, a zaga do Flamengo falha e Rodriguinho completa para o gol.

A desvantagem não deixou o time rubro-negro assustado. Pouco tempo depois, Leonardo Moura quase empatou em cobrança de falta. Só que apesar de adotar uma postura ‘corajosa’, faltava organização e, sobretudo, tranquilidade ao Flamengo. Já o Tricolor, mais calmo com a vantagem, se encontrava em campo, tocava bem a bola e aguardava a oportunidade para encaixar um contra ataque.

O meio de campo do Fluminense, porém, passou a pecar em passes simples, perdendo oportunidades para tramar boas ações. E foi em uma bobeira de Leandro Euzébio que o time da Gávea conseguiu empatar. O zagueiro perdeu a bola no circulo central. Diogo aproveitou a sobra, avançou até a área, mas perdeu o domínio. Contudo, Kleberson brigou com Gum e conseguiu bom cruzamento para o oportunista Deivid emendar de primeira e anotar seu primeiro gol pelo Flamengo.

Com o empate, os rubro-negros passaram a trabalhar a bola de maneira menos afoita. As jogadas começaram a ser criadas de forma mais consciente e a recompensa foi a melhor possível. Após cobrança de escanteio, o zagueiro David aproveitou a falha da zaga tricolor e virou o jogo.

O Fluminense voltou para a segunda etapa ‘mordido’. Motivado pela bronca de Muricy Ramalho no vestiário, o time começou em ritmo frenético. Em dois minutos, encurralou o Flamengo e levou perigo em duas oportunidades. O ímpeto inicial, porém, logo foi freado e o jogo ficou equilibrado. Aos poucos, os rubro-negros começaram a ganhar o meio de campo, dificultando o toque de bola tricolor.

Mesmo sem muita criatividade, o Fluminense conseguiu chegar ao empate. Após belo passe de Diogo, Rodriguinho cortou David e finalizou com perfeição. Na comemoração, o desabafo de quem sofre com a desconfiança dos torcedores e do próprio técnico Muricy Ramalho. Só que a emoção não durou muito. Pouco depois, Renato Abreu acertou chute de rara felicidade,e em cobrança de falta, recolocando os rubro-negros na frente. Emocionado, o meio-campista deixou algumas lágrimas rolarem na comemoração.

OPINIÃO DO ESPECIALISTA

Fla-Flu foi de matar o coração e mereceu mais que 15,886 pagantes

E o jogo ainda guardava muitas emoções. Aos 27, a zaga do Flamengo falhou mais uma vez. A bola sobrou para Rodriguinho e o atacante anotou seu segundo gol na partida.

O empate assustou o time da Gávea e animou o Fluminense. Os rubro-negros mal conseguiam sair de seu campo, sendo dominado. A chance de uma virada tricolor era grande. A proximidade do fim da partida escaldou as equipes e esperar o apito final passou a ser a melhor estratégia. Após tantas reviravoltas, ficou por isso mesmo. Um empate ruim para os times em relação à tabela, mas um jogo recheado de emoção do início ao fim.

Ficha da Partida

Flamengo Flamengo Técnico: Silas
29. Marcelo Lomba
2. Léo Moura
14. David
26. Jean
4. Ronaldo Angelim
32. Rodrigo Alvim
15. Kleberson
13. Maldonado
5. Toró
8. Willians
11. Renato
43. Diogo
49. Diego Maurício
99. Deivid
3 3
Fluminense Fluminense Técnico: Muricy Ramalho
1. Rafael
4. Leandro Euzébio
3. Gum
5. André Luis
15. Marquinho
2. Mariano
7. Diogo
8. Fernando Bob
11. Conca
6. Carlinhos
10. Rodriguinho
9. Washington

Data: 19/09/2010 - 18h30

Local: Engenhão

Ãrbitro: Gutemberg de P. Fonseca

Auxiliares: Dibert Pedrosa Moisés e Ricardo M. F. de Almeida

Público: 18.911

Renda: R$ 441.430,00

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host