UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
Bruno Miani/VIPCOMM

Decisivo, Lucas fez um gol e deu uma assistência na vitória do São Paulo por 2 a 0

19/09/2010 - 18h00

Lucas brilha após mudar de nome e ajuda São Paulo a quebrar tabu contra Palmeiras

Renan Prates
Em São Paulo

Em um jogo fraco para um público também abaixo da média (16 mil presentes), o meia Lucas destoou dos demais ao marcar o primeiro gol após mudar de nome e, com uma grande atuação, ajudar o São Paulo a vencer o Palmeiras por 2 a 0 no Pacaembu.

De quebra, o São Paulo quebrou um jejum de 13 anos sem vencer o Palmeiras neste estádio. O time tricolor subiu na tabela de classificação e, com 31 pontos, ocupa o oitavo lugar. Já a equipe alviverde estacionou nos 29 e caiu para o décimo terceiro posto.

Os palestrinos também seguem na ‘montanha-russa’ neste Brasileirão, com a inconstância de resultados. Nas últimas semanas, o time de Felipão tem conseguido bons placares como visitante (vinha de vitória sobre o Grêmio em Porto Alegre) e atuações decepcionantes como local.

O Palmeiras tentará a reabilitação na competição na próxima quarta-feira contra o Grêmio Prudente, às 19h30, fora de casa. No mesmo horário, São Paulo e Guarani se enfrentam no Morumbi.

Os dois treinadores inovaram nas escalações de Palmeiras e São Paulo tentando surpreender o adversário. Luiz Felipe Scolari escalou Tadeu na vaga de Kleber e Valdivia no meio no lugar de Tinga, enquanto Sergio Baresi colocou o meia Ilsinho na vaga de Dagoberto.

PRINCIPAIS LANCES DA PARTIDA

PRIMEIRO TEMPO
3min - DANILO! São Paulo rouba a bola e sai no contra-ataque. Fernandão lança Jorge Wagner que, sozinho, solta a bomba, mas é travado pelo beque
16min - Ilsinho passa boa bola para Jean na direita, mas ele chuta para fora do gol palmeirense
40min - Richarlyson alça a bola para a área, que sobra para Lucas. Ele tenta duas vezes e chuta a esquerda do goleiro Deola
SEGUNDO TEMPO
11min - GOOOOOOOOOL DO SÃO PAULO!!!! Jorge Wagner ganha de cabeça da defesa e escora para Lucas que bate de primeira e faz um belo gol
13min - ROGÉRIO! Marcos Assunção cobra falta de longe, a bola quica e obriga o goleiro do São Paulo a espalmar para fora
19min - Richarlyson bate cruzado da esquerda. Deola salta no canto direito e espalma para o lado. Zagueiro Maurício Ramos chega no rebote e corta
31min - GOOOOOOOL DO SÃO PAULO!!!!!!! Lucas carrega a bola livre pela direita e faz bom passe sobre a zaga para Fernandão, na área. O atacante domina e bate no canto direito
33min - QUE PERIGO!!! Valdívia, na entrada da área, arrisca o chute para o gol. A bola pega muito efeito e vai em direção ao ângulo direito e sai rente ao travessão de Rogério Ceni, que nem se mexe

“Não ainda [prontos para jogar mais aberto]. Mas é o que temos no momento pela dificuldade de pontos”, reconheceu Felipão antes da partida. “Estamos com dois atacantes, Fernandão e Marcelinho [Lucas]”, explicou Baresi, indicando como o São Paulo atuaria em campo.

Com Rodrigo Souto de zagueiro e no 3-5-2, o São Paulo chegou de forma mais agressiva que o Palmeiras no início da primeira etapa. O time alviverde iniciou o duelo nervoso e reclamando muito da arbitragem, sem levar perigo para a meta do goleiro Rogério Ceni.

Mas Ilsinho se contundiu logo no início da partida em lance isolado, e Baresi se viu obrigado a colocar o garoto volante Zé Vitor no seu lugar. Depois disso, o jogo ficou muito parelho e sem chances de gol.

O destaque ficou para Felipão, que reclamou da arbitragem, foi ‘dedurado’ pelo assistente e expulso de campo pelo árbitro José Henrique de Carvalho. O treinador demorou por volta de cinco minutos para sair do gramado, para depois acompanhar a partida das tribunas cercado por sete seguranças.

O Palmeiras também perdeu um jogador por causa de lesão: o atacante Ewerthon deixou o gramado para a entrada do volante Tinga no seu lugar. Valdivia passou a jogar mais adiantado. Com isso, o São Paulo também mudou, pois Baresi avançou Rodrigo Souto e passou a escalar o time no 4-4-2.

Saldo do primeiro tempo: partida muito fraca tecnicamente, como admitiram os são-paulinos na saída do gramado (vale lembrar que o Palmeiras não fala no intervalo). “Tecnicamente a partida não é das melhores”, disse o goleiro Rogério Ceni.

CONFIRA A OPINIÃO DOS ESPECIALISTAS

Blog do Juca: Lucas é a boa notícia tricolor, coisa que Mano Menezes, no estádio, certamente viu com vistas à seleção olímpica.
Blog do Birner: Alex Silva volta, defesa do São Paulo joga bem, e Lucas desequilibra o clássico.
Blog do Avallone: Era um clássico morno. Mas aí apareceu Lucas...

Em lance isolado, o São Paulo chegou ao gol com Lucas no início do segundo tempo. Depois disso, o Palmeiras reagiu na partida e obrigou Rogério Ceni a fazer duas boas defesas, e o jogo ‘esquentou’.

Mas a tarde era realmente dele. Em um ataque, Lucas fintou como quis dois jogadores, mas errou o cruzamento. No outro, deu até chapéu e quase fez um gol de placa. Na terceira tentativa, deu um belo passe para Fernandão marcar e praticamente definir a partida.

"Este é um dia muito feliz na minha vida. Estava devendo nos últimos jogos, mas graças a Deus hoje pude contribuir para a vitória", declarou o nome do jogo.

Depois disso, o Palmeiras tentou até mudar a situação com a entrada do atacante Patrik no lugar do zagueiro Fabrício (que atuou como lateral-esquerdo), mas de nada adiantou, para desespero da torcida palmeirense, que até começou a sair antes do fim da partida. Já os torcedores do São Paulo até gritaram olé e segunda divisão, em provocação aos rivais.

Atualizada às 0h52

Ficha da Partida

Palmeiras Palmeiras Técnico: Luiz Felipe Scolari
22. Deola
14. Vítor
15. Maurício Ramos
23. Danilo
4. Fabrício
40. Patrik
8. Márcio Araújo
21. Luan
5. Pierre
28. Marcos Assunção
10. Valdívia
20. Tadeu
88. Éwerthon
17. Tinga
São Paulo São Paulo Técnico: Sérgio Baresi
1. Rogério Ceni
3. Alex Silva
14. Renato Silva
5. Miranda
20. Richarlyson
77. Ilsinho
35. Zé Vitor
2. Jean
18. Rodrigo Souto
29. Casemiro
7. Jorge Wagner
15. Fernandão
37. Lucas
25. Dagoberto

Data: 19/09/2010 - 16h00

Local: Pacaembu

Árbitro: José H. de Carvalho

Auxiliares: Emerson Carvalho e Márcio Luiz Augusto

Público: 16.009

Renda: R$ 417.675,00

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host