UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
Pedro Vilela/AE

Casemiro abraça Richarlyson durante vitória do São Paulo sobre Atlético-MG por 3 a 2

05/09/2010 - 20h31

São Paulo vence Atlético-MG, consolida recuperação e afunda o rival

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte

Depois de levar a virada no primeiro tempo, o São Paulo reagiu na etapa final e bateu o Atlético-MG, por 3 a 2, neste domingo, no estádio Ipatingão, no encerramento do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Além de manter a ascensão na competição, o tricolor paulista atrapalhou os planos do time mineiro, que espera vencer para deixar a zona de rebaixamento. 

Em partida bastante movimentada, o São Paulo saiu na frente com Casemiro, mas levou a virada ainda no primeiro tempo, quando Obina marcou de pênalti duas vezes para o Atlético. Na etapa final, o tricolor paulista fez mais dois gols, com Marcelinho e Fernandão.

O São Paulo, que vinha de vitória sobre o Atlético-GO por 2 a 1 no Morumbi, conquistou o segundo triunfo seguido, chegou a 25 pontos e subiu três posições. O time paulista assumiu a 10º posição na tabela de classificação e completou quatro jogos invicto sob o comando do interino Sérgio Baresi.

Motivado depois da vitória sobre o Goiás, por 3 a 1, de virada, o Atlético entrou em campo disposto a sair da zona de rebaixamento. Com novo triunfo neste domingo, ultrapassaria o Grêmio. Sem Diego Souza, suspenso, e Diego Tardelli, machucado, o time mineiro foi derrotado e permaneceu em 17º lugar com 17 pontos.

PRINCIPAIS LANCES
PRIMEIRO TEMPO
10min - GOOOLLL DO SÃO PAULO!!! Após cobrança de escanteio, Fábio Costa se estica e espalma a bola nos pés de Casemiro, que empurra a bola para o fundo do gol
17min - GOOOLLL DO ATLÉTICO-MG!!! Árbitro marca pênalti de Miranda em Obina. O atacante bate forte no canto direito de Rogério Ceni, que se estica e não alcança a bola
25min - Serginho cruza a bola na medida para Obina, que sobe de cabeça e manda a bola à esquerda do gol. A bola passa tirando tinta da trave
29min - Marcelinho faz grande jogada, entra na área com liberdade e bate na saída de Fábio Costa, que evita o gol
39min - GOOOLLL DO ATLÉTICO-MG!!! Árbitro marca pênalti de Casemiro em Serginho. Obina bate rasteiro, novamente no canto direito, e Rogério Ceni mais uma vez não alcança
SEGUNDO TEMPO
10min - GOOOLLL DO SÃO PAULO!!! Richarlyson recebe na esquerda, cruza rasteiro para o meio da área e Marcelinho, mesmo desequilibrado, consegue desviar para o fundo do gol
15min - GOOOLLL DO SÃO PAULO!!! Marcelinho entra na área e cruza para trás. Rafael Jataí se atrapalha e a bola fica de graça para Fernandão, que bate no canto direito e vira o placar
24min - Richarlyson passa em velocidade pela esquerda, recebe a bola e bate forte para a defesa de Fábio Costa, que rebate para fora da área
43min - Serginho recebe a bola dentro da área, bate rasteiro e Rogério Ceni estica a perna para fazer a defesa

A partida marcou a despedida do Atlético do Ipatingão. O time mineiro decidiu voltar a mandar seus jogos na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, para ficar mais próximo de Belo Horizonte e da Cidade do Galo. A torcida de Ipatinga, que esgotou a carga de 11.120 ingressos, aplaudiu o time no primeiro tempo, mas não perdoou a virada na etapa final e pediu a saída do técnico Vanderlei Luxemburgo.

Na abertura do returno, o São Paulo recebe o Flamengo, quarta-feira, às 22h, no Morumbi. Na quinta-feira, o Atlético vai ao Rio de Janeiro para enfrentar o Vasco, às 21h, em São Januário.

O jogo

O primeiro tempo foi bastante movimentado no Ipatingão. O São Paulo começou melhor e saiu à frente no placar com apenas dez minutos de bola rolando. O Atlético não se abateu e reagiu ainda na primeira etapa, com dois gols de Obina em cobrança de pênaltis.

O São Paulo surpreendeu o adversário no início da partida. Aos 9min, Dagoberto chutou de fora da área e Fábio Costa, com dificuldade, mandou para escanteio. Na cobrança fechada de Richarlyson, o goleiro atleticano espalmou a bola, mas ela caiu nos pés de Casemiro, que tocou para o fundo das redes.

O Atlético equilibrou a partida e foi para cima da equipe visitante. Aos 15min, o árbitro marcou pênalti em Obina, num lance com o zagueiro Miranda. O atacante atleticano cobrou no canto direito de Rogério Ceni, que foi na bola mas não conseguiu fazer a defesa.

A partida ficou aberta em Ipatinga, com as duas equipes buscando o segundo gol. Aos 25min, Serginho cruzou da direita e Obina cabeceou rente á trave esquerda de Rogério Ceni. O São Paulo respondeu , aos 29min, com Marcelinho, que entrou livre na área e chutou para a defesa de Fábio Costa.

A virada veio aos 39min. Serginho invadiu a área e foi tocado por Casemiro. O árbitro marcou outro pênalti para o Atlético. Obina cobrou novamente no canto direito de Rogério Ceni, que se esticou outra vez mas não tocou na bola.

No início do segundo tempo, o São Paulo, que voltou com Cleber Santana no lugar de Junior César, empatou a partida. Aos 10min, Richarlyson desce pela esquerda e cruza rasteiro. A zaga atleticana vacila e Marcelinho toca na saída de Fábio Costa.

Cinco minutos depois, a defesa do Atlético voltou a vacilar e o São Paulo não perdoou. Marcelinho fez boa jogada pela direita, invadiu a área e tocou para o meio. Rafael Jataí dominou mal e Fernandão tocou à direita de Fábio Costa.

Na base do desespero e de forma atrapalhada, o Atlético tentou buscar ao menos o empate na partida, mas não conseguiu finalizar com tranquilidade. Quando chegou com perigo, parou em Rogério Ceni e nas conclusões erradas.

O São Paulo administrou bem o resultado e ainda ameaçou o adversário. Mais organizado em campo, o time paulista envolveu o adversário e mostrou que está em evolução, depois de passar por momento difíceis na competição.

 

 

Ficha da Partida

Atlético-MG Atlético-MG Técnico: Vanderlei Luxemburgo
13. Fábio Costa
2. Diego Macedo
5. Réver
22. Werley
29. Eron
8. Serginho
25. Rafael Jataí
28. Jackson
18. Fabiano
21. Ricardinho
7. Méndez
17. Neto Berola
23. Ricardo Bueno
27. Obina
2 3
São Paulo São Paulo Técnico: Sérgio Baresi
1. Rogério Ceni
2. Jean
14. Renato Silva
5. Miranda
6. Junior Cesar
8. Cléber Santana
20. Richarlyson
18. Rodrigo Souto
29. Casemiro
37. Marcelinho
32. Samuel
15. Fernandão
25. Dagoberto
7. Jorge Wagner

Data: 05/09/2010 - 18h30

Local: Ipatingão

Ãrbitro: André Luiz de Freitas Castro

Auxiliares: Alessandro de Matos e Fabrício da Silva

Público: 11.120 pagantes

Renda: R$ 51.183,50

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host