UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
ANDRÉ COSTA/COSTAPRESS/AE

Elias (e) e Juninho marcaram dois gols cada um e garantiram o triunfo do Atlético-GO

05/09/2010 - 20h22

Com mais dois do artilheiro Elias, Atlético-GO goleia o Vitória em Goiânia

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Com dois gols de Elias, novo artilheiro do Campeonato Brasileiro, e outros dois de Juninho, o Atlético-GO descontou a derrota sofrida nas semifinais da Copa do Brasil e goleou o Vitória por 4 a 1 no Serra Dourada neste domingo, pela última rodada do primeiro turno do Brasileirão. Em maio, em jogo que valia classificação para a final da competição vencida depois pelo Santos, o time baiano venceu em Salvador pro 4 a 0 e eliminou o rubro-negro goiano.

ELIAS MARCA DOIS E ATLÉTICO-GO GOLEIA


Apesar da vitória, o Atlético-GO encerra o turno na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, à frente apenas do Goiás e do Grêmio Prudente. Com 17 pontos e na 18º colocação, o alvinegro goiano tem três pontos de desvantagem em relação ao Grêmio, último time fora do grupo dos que cairiam para a segunda divisão.

Mais uma vez quem decidiu para o Atlético-GO foi o meia Elias. O camisa 10, que há havia marcado três vezes contra o Palmeiras e duas contra o Avaí, fez dois gols neste domingo e ainda deu a assistência para o primeiro gol de Juninho. Ele chegou a nove gols no Brasileirão, empatando na artilharia com Bruno César, do Corinthians. 

 

Já o Vitória segue beirando a zona de rebaixamento, sem vencer há quatro jogos. Depois de vencer o Cruzeiro no Mineirão, empatou com o Guarani e com o Internacional em casa e perdeu para o Corinthians no Pacambu. Com 22 pontos, o time baiano perdeu uma posição na tabela – agora é o 15º - e só tem o Grêmio entre a equipe e a zona de rebaixamento.

PRINICPAIS LANCES

1º TEMPO
15min - Pituca arranca pela esquerda e lança Elias. O camisa 10, com o gol aberto, bate torto de esquerda e perde ótima chance.
28min - Junior recebe nas costas da zaga, tem a chance de tocar para companheiro livre, prefere o chute e manda no travessão
44min - GOOOLLL DO ATLÉTICO-GO - Elias aparece novamente livre na área, faz que vai chutar de esquerda, corta para o pé direito e toca com tranquilidade no canto esquerdo de Viáfara.
2º TEMPO
8min - William ajeita para Diguinho, que bate forte, rasteiro, de fora da área e a bola belisca o pé da trave esquerda do Vitória.
11min - GOOOLLL DO ATLÉTICO-GO - No seu primeiro toque na bola, Juninho recebe na entrada da área, ganha da zaga na corrida e toca na saída de Viafara.
27min - GOOOLLL DO VITÓRIA - Elkeson bate falta com categoria, acerta o ângulo de Márcio e faz um golaço
38min - GOOOLLL DO ATLÉTICO-GO - Diguinho sofre pênalti de Wallace e pede para bater, mas Elias chama a responsabilidade, converte e vira artilheiro do Brasileirão.
42min - GOOOLLL DO ATLÉTICO-GO - Juninho volta a receber nas costas da zaga, ganha na corrida e toca na saída do goleiro para fazer o segundo dele.

Na abertura do returno, o Atlético-GO pega exatamente o Grêmio, no Olímpico, na quarta-feira, às 19h30. O Vitória joga mais tarde, às 22h, contra o Palmeiras, no Barradão.

O jogo

Mesmo vindo de uma derrota - para o São Paulo, no Morumbi – o Atlético-GO chegou ao confronto contra o Vitória embalado. Isso porque a equipe atuou bem nos seus quatro últimos jogos, conquistando inclusive uma vitória convincente por 3 a 0 sobre o Palmeiras no Pacaembu. Contra Internacional, Avaí e São Paulo, porém, caiu de desempenho no segundo tempo e cedeu duas vezes o empate e a derrota perante o tricolor paulista.

Para não dar sopa ao azar, a equipe goiana tentou construir o resultado logo no primeiro tempo, dominando o meio de campo e dando poucas oportunidades para que o Vitória criasse. Autor de cinco gols nos últimos três jogos, o meia Elias, logo em sua primeira oportunidade, não mostrou a mesma categoria vista anteriormente e perdeu ótima chance aos 15min. Ele recebeu nas costas da zaga, teve o gol aberto, arriscou de esquerda e perdeu chance clara.

Depois, aos 44min, Elias mostrou que errando é que se aprende. Em lance muito parecido com o anterior, novamente fez o movimento de chute com o pé esquerdo, mas desta vez preferiu o corte, deixou a marcação desnorteada e, com tranquilidade, tirou de Viáfara para abrir o placar.

Na volta do segundo tempo, o Vitória voltou com Thiago Humberto no lugar de Egídio, modificação que mexeu completamente na formação tática do time. A alteração que surtiu efeito, porém, foi do Atlético-GO. Pedro Paulo, mal na primeira etapa, saiu para dar lugar a Juninho, aos 7min. Logo no seu primeiro toque na bola, o atacante recebeu de Elias e tocou na saída de Viáfara para fazer o segundo.

O Vitória teve a sorte de maneira inversa. Elkeson seria substituído, mas Soares sentiu lesão e acabou dando ele mesmo lugar a Evandro. Depois, em batida de falta aos 27min, o camisa 10 baiano acertou o ângulo esquerdo de Márcio e descontou.

Contra a síndrome de cair na segunda etapa, o Atlético-GO manteve o ritmo e goleou. Aos 36min, Diguinho foi derrubado por Wallace na área. O meia pediu para cobrar o pênalti, mas Elias chamou a responsabilidade, deslocou Viafara, bateu no meio, e fez o nono gol dele na competição. Ainda deu tempo de, no finalzinho, Juninho, mais uma vez ganhando da zaga na corrida, tocar na saída do goleiro e fazer o quarto.

 

Ficha da Partida

Atlético-GO Atlético-GO Técnico: René Simões
1. Márcio
26. Victor Ferraz
17. Erandir
14. Welton Felipe
4. Jairo
3. Gilson
6. Thiago Feltri
5. Agenor
8. Pituca
77. Diguinho
20. William
10. Elias
22. Pedro Paulo
11. Juninho
4 1
Vitória Vitória Técnico: Toninho Cecílio
1. Viafara
2. Gabriel Paulista
3. Wallace
4. Anderson Martins
6. Egídio
17. Thiago Humberto
5. Vanderson
7. Ricardo Conceição
8. Bida
18. Kléber Pereira
10. Elkeson
11. Soares
15. Evandro
9. Junior

Data: 05/09/2010 - 18h30

Local: Serra Dourada

Ãrbitro: Antônio Hora Filho

Auxiliares: Emersom de Carvalho e Guilherme Dias Camilo

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host