UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
Mastrangelo Reino/Folhapress

Ronaldo atuou durante pouco mais de 60 min no triunfo do Corinthians sobre o Vitória

29/08/2010 - 17h54

Na volta de Ronaldo, coadjuvantes garantem êxito do Corinthians contra o Vitória

Bruno Thadeu
Em São Paulo

O Corinthians armou festa neste domingo para celebrar o retorno de Ronaldo. Os 112 dias afastado do futebol puderam ser medidos no duelo contra o Vitória, no Pacaembu. Pouco mais de 36 mil torcedores no Pacaembu . O Fenômeno era ovacionado a cada toque na bola. Mas na volta do camisa 9, coube aos coadjuvantes Iarley e Paulinho marcarem os gols do êxito alvinegro por 2 a 1 sobre o clube baiano, “ofuscando” Ronaldo.

O triunfo neste domingo ampliou a impressionante série do Corinthians como mandante no Pacaembu neste Brasileiro. O time venceu os nove jogos. Vice-líder, o Corinthians chega a 34 pontos.

O “efeito Ronaldo” foi sentido dentro e fora de campo neste domingo. Em seu retorno, Ronaldo evitava piques longos e divididas. Para suprir a falta de ritmo, o atacante explorou toques de primeiras, tabelando. A estratégia era cair pelo lado esquerdo, atraindo um zagueiro. Em alguns lances, via-se a vontade dos jogadores do Corinthians em querer dar passe para o camisa 9.

O longo tempo afastado pesou em determinados momentos. Em jogada de ataque corintiano, Ronaldo virou “barreira”, interceptando a bola sem querer em cobrança de falta de Bruno César. O Fenômeno errou passes simples.

MELHORES LANCES

PRIMEIRO TEMPO
4 min - Paulinho arrisca chute de fora da área. Viafara defende
8 min - Na cara de Julio Cesar, Henrique desperdiça grande chance. Bola passa perto da trave
10min GOOOLLL DO CORINTHIANS - Lançamento de Roberto Carlos para Iarley. O atacante vê Viafara adiantado e cabeceia, encobrindo o goleiro. Ouça na Jovem Pan
35 min - Chute de Henrique acerta o travessão!
47 min GOOOOL DO CORINTHIANS - Excelente jogada de Alessandro, que deu passe para Elias. A zaga do Vitória cortou mal, no pé de Paulinho, que chutou. Ouça na Jovem Pan
SEGUNDO TEMPO
10 min - Viafara faz duas grandes defesas em seguida, em chutes de Bruno César e Paulinho
37 min GOOOOOL DO VITÓRIA- Jogada na área corintiana. Kleber Pereira toca de cabeça. Ouça na Jovem Pan
 

"Ele deve estar todo dolorido no vestiário de tanto que correu em campo. O Ronaldo merece essa recepção da torcida e vai nos ajudar muito no Brasileiro. É bom demais ver o Ronaldo de volta", exaltou o lateral-esquerdo Roberto Carlos, amigo do atacante.

O Corinthians marcou o primeiro gol logo aos 10 min. Em lançamento de longa distância de Roberto Carlos, Iarley aproveitou Viafara adiantado e cabeceou, encobrindo o goleiro do Vitória.

Diferentemente dos últimos jogos disputados no Pacaembu, quando o Corinthians imprimiu forte ritmo, marcando por pressão, o time deste domingo atuou de forma cadenciada no primeiro tempo.

As ausências de jogadores de velocidade no ataque, como Dentinho e Jorge Henrique, e a presença de um atacante de área, Ronaldo, deram uma cara diferente ao time, que usou menos os lados de campo.

Apesar da desvantagem no marcador nos 45min iniciais, o Vitória criou duas grandes chances de marcar, ambas com Henrique. Na principal delas, o atacante, emprestado pelo São Paulo ao clube baiano, finalizou para fora, frente a frente com Julio Cesar.

O time baiano passou a ter maior controle do jogo no final do primeiro tempo, aproveitando sucessão de erros dos corintianos. O atacante Junior criticou a arbitragem após ter sido derrubado por Paulo André na área. O árbitro Célio Amorim não marcou pênalti.

Nos acréscimos do primeiro tempo, Paulinho aproveitou falha na zaga do Vitória que, ao tentar afastar, deu na verdade uma assistência para o volante. O jogador corintiano ficou com o gol aberto e não teve trabalho para ampliar a vantagem alvinegra na partida.

O placar de 2 a 0 obtido nos 45min deu tranquilidade ao Corinthians, que passou a administrar o jogo no segundo tempo.

Apagado na etapa inicial, Ronaldo participou das jogadas ofensivas após o intervalo. Em uma delas, ele deixou Bruno César na cara do gol, mas o camisa 10 foi parado por Viafara, que fez grande defesa. O goleiro do Vitória ainda realizou outras boas intervenções na segunda etapa.

OPINIÃO DOS ESPECIALISTAS

Blog do Juca O Vitória teve um pênalti de Paulo André em Júnior, aos 30, não assinalado pela arbitragem.
Blog do Stycer Para a torcida do Corinthians, Ronaldo interessa mais que um clássico

A missão de Ronaldo no Pacaembu se encerrou aos 16 min da etapa final, quando foi substituído por William Morais.

O jogo caiu de qualidade durante o segundo tempo. O clube baiano apostou na entrada do experiente atacante Kleber Pereira para tentar mudar o panorama do jogo.

Pereira foi preciso quando acionado, marcando de cabeça aos 37 do segundo tempo. O gol marcado pelo Vitória voltou a trazer emoção a um jogo que estava sonolento. O time de Salvador partiu para cima, pressionando o Corinthians nos minutos finais.
 

Ficha da Partida

Corinthians Corinthians Técnico: Adilson Batista
12. Julio Cesar
2. Alessandro
3. Chicão
33. Thiago Heleno
13. Paulo André
6. Roberto Carlos
15. Paulinho
18. Boquita
8. Jucilei
7. Elias
10. Bruno César
21. Iarley
9. Ronaldo
27. William Morais
2 1
Vitória Vitória Técnico: Toninho Cecílio
1. Viafara
2. Gabriel Paulista
3. Wallace
4. Thiago Martinelli
6. Eduardo
5. Vanderson
18. Kléber Pereira
7. Bida
15. Evandro
8. Ricardo Conceição
10. Renato
17. Soares
11. Henrique
9. Junior

Data: 29/08/2010 - 16h00

Local: Pacaembu

Árbitro: Célio Amorim

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host