UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
CESAR GRECO/FOTO ARENA/AE

Marcos Assunção (d) foi expulso no 2º tempo e deixou o Palmeiras com um a menos

22/08/2010 - 17h58

Na reestreia de Valdívia e com um a menos, Palmeiras só empata com Guarani

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Na reestreia do meia chileno Valdívia, que participou apenas o segundo tempo, o Palmeiras não reeditou seus últimos bons desempenhos, empatou sem gols diante do Guarani, em Campinas, e viu freada sua ascensão sob o comando de Felipão. Não bastasse isso, manteve a rotina de expulsões no Brasileiro --Marcos Assunção levou vermelho.

O resultado não estava nos planos da comissão técnica palmeirense, principalmente após a sequência de duas boas partidas na temporada.

Oito dias atrás, derrotou o Atlético-PR pela Série A, com um jogador a menos. Depois, na quinta-feira, superou o Vitória e se classificou na copa Sul-Americana.

Com o empate deste domingo, a equipe de Parque Antarctica contabiliza 20 pontos e não consegue se aproximar do G-4 da Série A. O Guarani aparece logo atrás, com 19 pontos.

"Tivemos que mudar o jeito de jogo devido à expulsão. Não tivemos tantas chances de gol, não criamos oportunidades. Com esse calor, o Guarani teve mais chance de nos encurralar e foi o que aconteceu. O empate até que não foi ruim”, comentou Felipão.

Os holofotes da partida, aliás, estavam todos direcionados para o meia Valdivia, que faria sua reestreia no clube. O técnico Felipão, porém, alegou o forte calor e decidiu poupar o chileno no início da partida.

BLOG DO JUCA KFOURI

"O torcedor palmeirense comemorou o retorno de Valdívia. E nada mais"

O Guarani não se incomodou com a pressão rival e também se arriscou ao ataque. Aliás, criou duas chances, com Ricardo Xavier e Mazola. No entanto, parou em boas defesas do goleiro Marcos.

Exceção feita ao atacante Kléber, que entrou no lugar de Tadeu, suspenso, o treinador manteve a base que começou o duelo diante do Vitória pela Sul-Americana.

Assim como ocorreu no torneio continental, o Palmeiras adiantou sua marcação e se mandou para o ataque nos primeiros minutos. E quase fez o primeiro, aos 6min, num chute de Rivaldo, que acertou o travessão de Émerson.

PRINCIPAIS LANCES

PRIMEIRO TEMPO
6min - Após jogada de Luan, Rivaldo acerta o travessão.
16min - Ricardo Xavier arrisca de fora e quase encobre o goleiro Marcos, que joga para escanteio.
SEGUNDO TEMPO
6min - Tinga bate de fora da área e assusta o goleiro Émerson.
18min - Mazola se atrapalha com a bola, mas chuta e Marcos pega.
35min - Valdívia dá belo passe para Patrik, que bate rasteiro e exige difícil defesa de Émerson.

“Nosso time esteve melhor nesse primeiro tempo. Precisamos ter tranquilidade no último passe e também na finalização”, comentou o experiente Baiano.

Para o segundo tempo, Felipão promoveu a reestreia de Valdívia. Mas o meia sentiu nitidamente a falta de ritmo de jogo e criou pouco. Além disso, o atacante Kléber sentiu um desconforto na coxa.

Com isso, o reencontro da dupla que foi protagonista do título do Paulista-08 durou apenas 14 minutos.

Já o Guarani voltou melhor e manteve a postura ofensiva. Foram outras duas boas oportunidades, com Rodrigo Heffner e, novamente, Mazola. Já o Palmeiras era mais discreto no ataque.

Para piorar, Marcos Assunção cometeu falta em Mazola, aos 29min, e acabou sendo expulso. Foi seu segundo cartão vermelho.

Com um a menos, o time de Felipão suportou a pressão e assegurou o empate.

O Palmeiras, aliás, volta a jogar pelo Campeonato Brasileiro na próxima quinta-feira, diante do Atlético-GO, um dos piores times da competição, no Pacaembu. No mesmo dia, o Guarani pega o Vitória, no Barradão.

Ficha da Partida

Guarani Guarani Técnico: Vagner Mancini
1. Émerson
2. Rodrigo Heffner
3. Rodrigão
4. Aílson
6. Márcio Careca
8. Baiano
5. Renan
16. Preto
7. Paulo Roberto
10. Mário Lúcio
17. Diogo
9. Ricardo Xavier
18. Rômulo
11. Mazola
0 0
Palmeiras Palmeiras Técnico: Luiz Felipe Scolari
12. Marcos
23. Danilo
15. Maurício Ramos
26. Fabrício
10. Valdívia
8. Márcio Araújo
28. Marcos Assunção
3. Edinho
17. Tinga
11. Rivaldo
21. Luan
40. Patrik
30. Kleber
88. Éwerthon

Data: 22/08/2010 - 16h00

Local: Brinco de Ouro

Árbitro: Sálvio Spinola F. Filho

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host