UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
Juliana Flister/Vipcomm

Junior (d), em lance com Fabrício, marcou o gol do triunfo do Vitória sobre o Cruzeiro

22/08/2010 - 20h29

Em novo tropeço, Cruzeiro perde para o Vitória em casa e não entra no G4

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte

Pela terceira vez seguida, o Cruzeiro desperdiçou a chance de entrar para o grupo de acesso à Copa Libertadores. Diante da torcida em Ipatinga, o time mineiro foi derrotado pelo Vitória, por 1 a 0, neste domingo, no estádio Ipatingão, e terminou a rodada fora do G4 no Campeonato Brasileiro. Eliminada da Copa Sul-Americana na quinta-feira passada pelo Palmeiras, a equipe baiano se recuperou e voltou a vencer na competição nacional.

A partida foi bastante disputada, principalmente no segundo tempo, quando árbitro distribuiu vários cartões amarelos e expulsou um jogador de cada lado: Thiago Ribeiro pelo Cruzeiro e Anderson Martins pelo Vitória. O time baiano marcou o único gol da partida no início do segundo tempo e conseguiu segurar o triunfo fora de casa. O time mineiro pressionou bastante no final, mas não aproveitou as chances.

Nas duas rodadas anteriores, o Cruzeiro havia empatado com Grêmio Prudente por 0 a 0 em Ipatinga e com o São Paulo por 2 a 2 no Morumbi. Os resultados o mantiveram fora do grupo dos quatro melhores classificados. O time mineiro, que não perdia há quatro jogos, permaneceu com 21 pontos e caiu oitavo lugar na tabela.

BLOG DO JUCA KFOURI

"Cruzeiro perdeu o jogo, a chance de entrar para o G4 e ainda caiu para a oitava posição"

Com a derrota para o Palmeiras por 3 a 0 em São Paulo,, o Vitória, que havia vencido por 2 a 0 no jogo de ida em Salvador, se despediu da Sul-Americana. Apesar da eliminação, o time comandado por Toninho Cecílio reagiu rapidamente e chegou a 20 pontos e subiu para o 11º lugar no Brasileirão.

O Cruzeiro volta a jogar na próxima quarta-feira, às 22h, contra o Corinthians, em partida que marcará o primeiro confronto com o técnico Adilson Batista, que comandou o time mineiro durante dois anos e meio.

PRINCIPAIS LANCES
PRIMEIRO TEMPO
16min - Edcarlos sai jogando errado e Henrique, do Vitória, fica com a bola. Ele avança, entra na área e chuta por cima do gol
25min - Henrique, do Cruzeiro, arrisca de fora da área e a bola passa raspando a trave direita
36min - Thiago Ribeiro vai à linha de fundo e cruza. Wellington Paulista sobe mais que os defensores e cabeceia para o gol. Viáfara faz boa defesa
41min - Montillo cobra o escanteio, Gil desvia para o gol, mas não vale. O árbitro marca falta em cima de Junior
SEGUNDO TEMPO
8min - GOOOLLL DO VITÓRIA!!! Junior recebe a bola de frente para o gol, gira, dribla Edcarlos e chuta. A bola entra no canto esquerdo de Fábio
14min - Gil é desarmado por Henrique. Ele entra na área e chuta cruzado. A bola passa muito perto da trave direita de Fábio
30min - Wallyson arrisca de fora da área e Viáfara espalma. No rebote, Wellington Paulista, sozinho, manda por cima do gol
32min - Thiago Ribeiro reclama muito do árbitro, recebe o segundo amarelo e é expulso de campo
42min - Anderson Martins recebe o vermelho direto por tapa em Wellington Paulista, fora do lance

O Vitória enfrenta o Guarani, no Barradão, em Salvador, na próxima quinta-feira, às 21h, pela 16ª rodada do Brasileirão.

O jogo

Com dificuldade para organizar as jogadas, o Cruzeiro criou poucas chances de gol no primeiro tempo da partida no Ipatingão e ainda viu o adversário levar perigo nos contra-ataques. O Vitória entrou com forte marcação e encontrou espaço para atacar o time mineiro.

Pelo levantamento do Datafolha no Placar UOL, o time baiano finalizou sete vezes, mas apenas uma em direção ao gol, contra cinco do Cruzeiro, que também acertou somente uma conclusão.

O time mineiro não conseguiu render o esperado. O estreante Jones, que veio do América-RJ, ficou perdido em campo e errou passes. Aos 41min, Gil aproveitou cobrança de escanteio do argentino Montillo da esquerda e desviou para o gol, mas o árbitro marcou falta no lance.

O Vitória tentou tirar proveito dos erros do adversário, mas pecou nas finalizações. O lateral-direito Eduardo, que no final do primeiro tempo arriscou de fora da área para a defesa de Fábio, disse que o jogo foi igual. “O jogo está equilibrado. Quem errar menos vai sair com a vitória”, observou o jogador.

No encerramento da primeira etapa, jogadores do Cruzeiro deixaram o campo preocupados com a atuação da equipe celeste. “O time está errando muitos passes, passes de cinco metros. A gente está errando, aí complica todo o jogo”, afirmou o atacante celeste Thiago Ribeiro.

O Cruzeiro voltou com uma mudança para o segundo tempo. Cuca tirou o estreante Jones para colocar o meia Roger. O time mineiro voltou com mais vontade e passou a pressionar o adversário.

No Vitória, Toninho Cecílio promoveu uma alteração para conter o adversário. Ele trocou o volante Elkeson pelo meia Renato. Logo em seguida, o time baiano surpreendeu a equipe mineira e abriu o placar com Junior aos 8min. O atacante bateu de fora da área no canto esquerdo de Fábio.

Em vantagem no placar, o Vitória cresceu na partida e criou chances para ampliar. O Cruzeiro conseguiu reagir e passou a pressionar, principalmente no final da partida.

O time mineiro descontrolou-se e acabou perdendo Thiago Ribeiro aos 32min. O atacante levou o cartão amarelo por reclamar do árbitro e, em seguida, acabou expulso de campo. Aos 42min, o Vitória ficou sem Anderson Martins, que levou o cartão vermelho.
 

Ficha da Partida

Cruzeiro Cruzeiro Técnico: Cuca
1. Fábio
2. Rômulo
14. Cláudio Caçapa
3. Edcarlos
4. Gil
6. Diego Renan
16. Wallyson
5. Fabrício
8. Henrique
7. Jones
17. Roger
10. Montillo
11. Thiago Ribeiro
9. Wellington Paulista
Vitória Vitória Técnico: Toninho Cecílio
1. Viafara
2. Eduardo
3. Reniê
4. Anderson Martins
6. Egídio
5. Vanderson
7. Ricardo Conceição
8. Henrique
17. Soares
10. Bida
11. Elkeson
14. Renato
9. Junior
13. Gabriel

Data: 22/08/2010 - 18h30

Local: Ipatingão

Árbitro: Francisco Carlos Nascimento

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host