UOL Esporte Brasileirão - Série A
 
FERNANDO SOUTELLO/AGIF/AE

Fabio Ferreira comemora ao marcar o gol da vitória do Botafogo sobre o Avaí

21/08/2010 - 20h21

Sob o olhar de Mano e com grande presença da torcida, Bota bate o Avaí

Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro

Mesmo sem ter inspiração na estátua de Jairzinho, inaugurada neste sábado, e a ilustre visita do técnico da seleção, Mano Menezes, o Botafogo contou com a força da torcida e um gol de Fábio Ferreira para bater o Avaí por 1 a 0, no Engenhão. Com o resultado, o Alvinegro chegou aos 24 pontos, na terceira posição, e jogou o rival para a quinta colocação, com 22 dentro do Campeonato Brasileiro. 

Autor de duas boas defesas seguidas, o goleiro Jefferson parabenizou o grupo e agora almeja algo ainda melhor: " Estamos fazendo um grande trabalho e o time está de parabéns pela vitória. Agora é ir em busca do segundo lugar", disse. 

Do outro lado, o atacante Leonardo fez uma análise bem mais modesta de sua equipe: "O time não esteve bem. Priorizamos muito a marcação e deixamos de atacar. O time deles se fechou no segundo tempo e não deu", afirmou.

As duas equipes voltam ao campeonato nacional na próxima quarta-feira. O Botafogo terá nova batalha entre os primeiros colocados no compromisso diante do Ceará, às 19h30, novamente no Engenhão. Já a equipe de Santa Catarina tentará a reabilitação contra o Internacional, às 19h30, na Ressacada.
 

PRINCIPAIS LANCES

PRIMEIRO TEMPO
16min - Marcelo Cordeiro cruza da esquerda e a bola bate na base de sustentação do travessão
32min - GOOOLLL DO BOTAFOGO!!! - Maicosuel cobra falta e Fábio Ferreira ganha no alto para marcar de cabeça
SEGUNDO TEMPO
21min - Sávio cobra escanteio e Gabriel cabeceia para grande defesa de Jéfferson. No rebote, nova defesa do goleiro e Marcelo Cordeiro salva em cima da linha
31min - Edno chuta cruzado e Diego Orlando tira quando Jobson estava pronto para marcar o gol

 

A batalha de dois entre os quatro primeiros colocados era o sinal de que poderia ser uma partida emocionante. Enquanto o Botafogo chegava ao ataque embalado pela grande presença da torcida e pela energia de Maicosuel, o Avaí, embora errasse muitos passes, tentava ir à frente. 

Contudo, a promessa de um bom jogo acabou se tornando num marasmo total até os 32 minutos, quando o Alvinegro abriu o placar. Maicosuel, o mais lúcido da equipe, cobrou falta e Fábio Ferreira desviou sem chances para o goleiro Renan. Pelo lado do Avaí, único destaque para a intensa bronca que o técnico Antônio Lopes disparava em cima do lateral-esquerdo Pará.

Com um grande número de reservas em campo, o Avaí não encontrava alternativas de ataque e o meio campo não conseguira trocas passes. Mesmo com Jobson bem marcado, o Botafogo dominava o jogo mesmo sem criar nova chance de gol na primeira etapa.

O segundo tempo começou da mesma do forma que o primeiro terminou. Com o objetivo de mudar o panorama, Antônio Lopes colocou Sávio na equipe catarinense, que seguia sem ameaçar Jefferson. Isso, porém, até os 21, quando o goleiro alvinegro fez duas grandes defesas em seguida.

OPINIÃO DO JUCA

"O Botafogo conseguiu sua quarta vitória seguida e assumiu a terceira colocação"

A resposta alvinegra veio em um arremate de Somália, que foi o nome alvinegro na etapa final, alternando boas subidas ao ataque com desarmes precisos. Na equipe de Santa Catarina nenhum jogador merecia destaque até então.

Na batalha dos presentes no G-4, o Botafogo dava sequência a sua grande fase e conquistava a sua sexta vitória na competição nacional. Enquanto isso, com muitos desfalques, o Avaí teria de levar mais uma derrota para Santa Catarina.

Ficha da Partida

Botafogo Botafogo Técnico: Joel Santana
1. Jefferson
3. Antônio Carlos
5. Leandro Guerreiro
4. Fábio Ferreira
2. Somália
8. Marcelo Mattos
7. Maicosuel
13. Loco Abreu
10. Renato Cajá
18. Caio
6. Marcelo Cordeiro
17. Herrera
11. Edno
9. Jóbson
1 0
Avaí Avaí Técnico: Antônio Lopes
1. Renan
2. Marcos
4. Émerson
3. Gabriel
6. Pará
19. Batista
7. Bruno
5. Diogo Orlando
8. Leandro Bonfim
10. Sávio
9. Vandinho
18. Leonardo
11. Cristian
16. Válber

Data: 21/08/2010 - 18h30

Local: Engenhão

Árbitro: Nielson Nogueira Dias

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host